Jardim Botânico: lugar especial no Rio de Janeiro. Todas as infos


Você já pensou em passear no Rio de Janeiro fora do calendário de festividades como Ano Novo e Carnaval? O Rio é uma cidade que abriga muitos lugares interessantes, dentre eles o Jardim Botânico.

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ou apenas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, como o próprio nome já diz é, além de jardim botânico, um instituto de pesquisa. Em seu interior há monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, a mais completa biblioteca especializada em botânica do país e, também, o maior herbário.

A instituição é, ainda, responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção dessas espécies.

A história do Jardim Botânico

A origem do JB remonta aos anos de transferência da corte portuguesa para o Brasil, entre 1808 e 1821.

Já em 1808, o príncipe-regente – que viria a ser o rei D. João VI – assina um decreto-real mandando tomar posse de terras na Lagoa Rodrigo de Freitas para nelas criar o Jardim da Aclimação, com o intuito de aclimatar espécies vegetais oriundas de outras partes do mundo. Ainda no mesmo ano, o local recebeu a denominação de Real Horto.

Mas foi em 13 de junho de 1808 que foi fundado oficialmente o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em 1995, foi renomeado para Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, por ser um dos mais importantes centros de pesquisa, em todo o mundo, dedicado à botânica e à conservação ambiental.

Visitação

jb rj 2

O JB funciona nos seguintes dias e horários:

– Segunda-feira: das 12h às 18h

– De terça a domingo: das 8h às 18h

O horário é estendido quando em vigência o horário de verão.

O arboreto científico (parque) fica aberto aos visitantes de segunda a domingo, durante todos os dias do ano, exceto em 25 de dezembro, 1º de janeiro e momentos específicos de horários adotados pela Presidência do Instituto.

Para mais informações, o telefone do Centro de Visitantes é: +55 (21) 3874-1808 / 3874-1214.

Valor da entrada

O ingresso para entrar no JB custa R$15,00, valor que pode ser pago em dinheiro e cartão de débito.

No JB, vigora-se o benefício da meia entrada para estudantes, pessoas com deficiência, jovens com idade até 21 anos, jovens de baixa renda (entre 15 e 29 anos), pessoas com mais de 60 anos mediante apresentação de documento de identidade.

A gratuidade do ingresso aplica-se a crianças de até 5 anos e a estudantes da rede pública em visitação escolar, bem como a seus professores. As escolas devem preencher um formulário disponível na bilheteria.

O que fazer

casa dos piloesCasa dos Pilões. Fonte fotos

Há diversas atrações no JB para serem aproveitadas durante todo um dia! Na programação, estão previstas as visitas temáticas.

– Trilhas Interpretativas

Nelas, o público pode se autoguiar utilizando folhetos ou aplicativos com mapas, com o percurso já traçado, e textos, que interpretam os pontos de interesse de acordo com o tema escolhido.

– Trilha das Artes

Enquanto foi sendo construído, o JB foi incorporando um acervo de obras de arte que estão, hoje, integradas ao Arboreto.

– Trilha Histórica

Ao longo da trilha, o público fica conhecendo pontos de relevância do JB, como espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos. No Arboreto, encontram-se várias placas interpretativas.

– Trilha das Árvores Nobres

Nessa trilha, o visitante pode conhecer espécies originárias das florestas amazônica e atlântica. O adjetivo nobre explica-se por se tratarem de espécies de valor ecológico, econômico e paisagístico.

Aqui você pode conferir mais detalhes sobre as trilhas, como tempo de duração, e fazer download dos percursos.

– Museu do Meio Ambiente

O é o primeiro da América Latina consagrado ao tema socioambiental. É um centro pioneiro de multiatividades, como exposições, programas educativos e debates. O seu objetivo é integrar a sociedade nas questões ambientais para discutir problemas, propor soluções, definir estratégias, conservar a biodiversidade e fortalecer a cidadania.

O Museu recebe, anualmente, cerca de 600 mil visitantes e é um dos espaços mais cultuados pelos cariocas.

– Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões

A Casa dos Pilões era uma das unidades de produção da Real Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas, desempenhando um papel vital para a segurança do Império do Brasil. Era responsável pela produção do explosivo que abastecia todo o mercado brasileiro. Na Oficina do Moinho dos Pilões realizava-se a etapa mais perigosa do processo de produção do explosivo: a compactação da pólvora.

– Praça do Teatro

A Praça do Teatro faz parte do corredor cultural do JB. Lá o visitante encontra uma cafeteria, o teatro e o Instituto Tom Jobim.

Ideal para crianças

jb rj 3Araracanga (Ara macao)

O JB tem a preocupação de integrar as crianças no universo socioambiental, tanto que oferece gratuidade de ingresso para elas. Além disso, o JB tem um Serviço de Educação Ambiental (SEA) que oferece a professores da rede oficial de ensino a oportunidade de visitarem o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, seguindo as principais orientações da prática da educação ambiental em jardins botânicos, contando com atividades práticas e interdisciplinares com base na cooperação e participação ativa.

Os projetos Conhecendo Nosso Jardim e Laboratório Didático visam a qualificar os professores durante as visitas escolares. Todas as atividades são gratuitas.

Mas o JB também é um local de passeio agradável para todas as idades: ocorrem peças de teatro, exposições, espetáculos musicais e muito mais! Confira, periodicamente, a programação especial do JB aqui.

O Jardim Botânico é um lugar maravilhoso que respira história! Organize uma excursão com os amigos ou com a família para conhecer esse lugar verde no coração do Rio de Janeiro!

Sobre viajar, talvez te interesse ler também:

OS MELHORES DESTINOS PARA UMA MULHER VIAJAR SOZINHA

SÃO THOMÉ DAS LETRAS E SUA MÍSTICA. CONHEÇA OS MISTÉRIOS DESTA CIDADE

CEARÁ NÃO É APENAS SERTÃO: TEM FRIO, SERRAS E MUITA VEGETAÇÃO. VIAJE BEM!




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...