Será que você é um viajante nato? Veja as características de quem nasceu pra viajar!


Você gosta de viajar? É o tipo de pessoa que se entusiasma pensando no destino para onde vai, nos detalhes da sua viagem, no que lhe espera no lugar? Talvez, então, você seja um viajante nato. Confira, a seguir, se você faz parte do grupo de pessoas que nasceram com as malas prontas.

Em geral, um viajante nato é uma pessoa curiosa, porque está interessada em conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas. Ou seja, são verdadeiros aventureiros.

Segundo o site A mente é maravilhosa, as características comuns a esse perfil de pessoa são:

1. Paixão

A paixão é um sentimento que nos move em direção a um outro. E é justamente isso que um viajante busca: algo novo pelo que se encantar em uma viagem e sentir reverberar em si as sensações provocadas pelas viagens passadas.

2. Interesse cultural

Quando viajamos, ficamos em contato com algo diferente. Esse diferente que se apresenta para nós é um universo cultural rico a ser explorado – a grande motivação de um viajante curioso. Novos sabores, novos saberes, novas crenças, novos costumes são um conjunto cultural que interessa quem gosta de viajar para aprender sempre mais sobre os outros.

3. Flexibilidade

Geralmente, quem gosta de viajar tem uma mente aberta, afinal, é uma pessoa que se coloca à prova. As pessoas acomodadas costumam se sentir seguras naquilo que é permanente e não se transforma – dois aspectos que não coadunam com aqueles que gostam de viajar.

Os aventureiros adoram conhecer novas pessoas e viver novas situações, mas não para conhecer os lugares dos cartões postais, mas sim para sentirem a presença viva de um lugar.

Quem gosta de viajar também gosta de uma boa história. Logo, é comum a esse perfil ficar em contato com os nativos de um lugar, ter empatia por eles e respeitar os seus costumes. Essas características fazem com que os viajantes aventureiros sejam muitos mais adaptáveis a um ambiente estranho.

4. Autoconhecimento

Uma viagem, ainda mais se feita sozinha, é uma oportunidade incrível para se conhecer melhor. Como são postos à prova durante as suas viagens, os viajantes precisam seguir seus instintos, conhecer seus medos e seus limites, ser criativos e tolerantes.

5. Criatividade

Quem adora viajar tende a ser criativo. A começar pela pesquisa do lugar aonde ir. Como são amantes de novas experiências, estão sempre dispostos ao aprendizado e à exploração de novos desafios, inclusive, estando abertos a sair do “roteiro original”.

É muito comum que os viajantes anotem as suas sensações de viagem em cadernos, como forma de exercício criativo e memorialístico.

Como sabem que cada experiência é única, os viajantes apaixonados vivem cada momento de forma especial, dando o máximo valor a ele.

Os Benefícios de Viajar

O site Psicología y Mente noticiou um estudo publicado no Journal of Positive Psychology que descobriu que a felicidade é um sentimento encontrado em registro de recordações e experiência relevantes que alguém tem, sendo a sua máxima expressão as viagens.

Outros estudos assinalam a correlação entre ser viajante e a longevidade. Claro que o fator socioeconômico conta, mas parece que as pesquisas têm detectado um “gene viajante”, responsável por benefícios psicológicos que nos reportam a experiências adquiridas durante as nossas viagens. Isso não apenas melhora a nossa qualidade de vida, como aumenta os anos que vivemos.

Viajar realmente provoca uma grande sensação de bem-estar que se estende por toda a nossa vida. Viajar e recordar uma viagem são fontes de alegria para qualquer pessoa disposta a se jogar no mundo!

E então? Se você acha que se enquadra nas características de um viajante nato, talvez te interesse ler também:

OS MELHORES DESTINOS PARA QUEM AMA A NATUREZA

6 MELHORES DESTINOS PARA QUEM AMA ARTE

COMO VIAJAR NA CLASSE ECONÔMICA DO AVIÃO POR MAIS DE 7 HORAS DE FORMA CONFORTÁVEL – 15 DICAS!




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...