CATARATAS DO IGUAÇU → Informações Para Visitar Essa Maravilha


O Brasil é tão grande e diverso que são muitos os lugares para visitar. Um lugar maravilhoso para conhecer e que está localizado na fronteira com a Argentina são as Cataratas do Iguaçu. CATARATAS DO IGUAÇU

As Cataratas do Iguaçu formam um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná). O Parque Nacional de Floresta Subtropical é um Patrimônio Natural da Humanidade localizado em Iguaçu, no Paraná.

A área abrange dois parques nacionais: um do lado argentino, inaugurado em 1934, e o outro, do lado brasileiro, inaugurado em 1939. Ambos os parques atuam em conjunto na administração e conservação desse bem natural.

Um pouco de história

A palavra Iguaçu significa “água grande” em tupi-guarani. As Cataratas se formam das quedas do rio Iguaçu dezoito quilômetros antes de unir-se ao rio Paraná. Suas quedas chegam a até 80 metros de altura e 2780 metros de largura.

As Cataratas estão mais localizadas do lado argentino, cuja largura chega a 1900 m, do que lado brasileiro, onde alcança 800 m. As águas atingem maior volume dos meses de outubro a março.

São 19 os principais saltos, sendo que 5 deles estão no Brasil (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União). Como a maioria dos saltos está do lado argentino, a vista daqui do nosso lado é melhor de ser observada.

Visitação

catarata do iguaçu 2

As Cataratas do Iguaçu é o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil. Isso é devido ao Parque Nacional ser um importante centro de conservação, além de fazer o uso sustentável de recursos naturais.

O Parque abriga e protege uma rica biodiversidade, da qual fazem parte espécies da fauna e flora brasileiras, algumas delas ameaçadas de extinção, como: onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidosperma polyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucaria augustifolia).

Informações úteis: como chegar

O visitante pode acessar as quedas pelos lados argentino e brasileiro.

Pela Argentina, a cidade onde as Cataratas estão localizadas é Puerto Iguazú, na província de Missiones. Também é possível o acesso pela Ciudad del Este, no Paraguai. Há um Trem Ecológico que leva os visitantes a Garganta do Diabo e trilhas pelo lado argentino.

Pode-se chegar a Foz do Iguaçu, do lado brasileiro, por avião. O aeroporto, que está a cerca de 20 km da cidade, fica entre ela e o Parque. Dentro do Parque, há uma passarela que se estende por todo o cânion. Há ônibus gratuitos que ligam vários pontos dentro do Parque.

Melhor período para vistar

cataratas do iguaçu 4

Durante o ano inteiro este espetáculo da natureza é garantido. Mas as cataratas chegam ao seu potencial máximo de volume d’água, no verão. No inverno, apesar de o volume d’água ser menor, as quedas ficam mais definidas.

Chove menos nos meses de junho, julho e agosto e mais nos meses estivais e em setembro e outubro.

As temperaturas são mais agradáveis em março, abril, maio, setembro e outubro e neste período também há menos visitantes do que nos meses de férias (dezembro e janeiro)

Onde ficar

Como todo lugar muito turistico, as opções de hotel, pousadas e outras acomodações são enormes e abrangem todo tipo de gosto e de orçamento.

Existem vários sites para busca de hotel onde é possível fazer a pesquisa por preferência de preço, tipo de acomodação, etc.

Também existem sites como o Airbnb onde você pode se hospedar no quarto da casa alguém (às vezes esta é a opção mais econômica para quem for viajar sozinho) ou cômoda para quem for viajar em família e pretende alugar uma casa inteira.

A dica porém é reservar o quanto antes possível pois o lugar é muito visitado, de qualquer forma, o ano inteiro, pois há sempre festas, feiras, espetáculos e festivais daquelas partes.

Agora, se você não tem como arcar com a hospedagem, porque é um dos itens mais caros de uma viagem, veja abaixo o que é possível fazer para minimizar este custo ou até mesmo zerá-lo.

Leia mais: VIAJAR BARATO! DICAS PRÁTICAS PARA UMA VIAGEM QUASE GRÁTIS

Atrativos do Parque

cataratas do iguaçu 1

É possível percorrer várias trilhas dentro do Parque para observar as suas belezas e estar mais em contato com a sua biodiversidade. Há um passeio de helicóptero que permite ter uma visão panorâmica do Parque. Esse passeio foi suspenso pela Argentina, por considerá-lo nocivo para o meio ambiente. Sem falar que uma das maiores aventuras é fazer um rafting pelas corredeiras. A aventura dentro d’água é feita em barcos infláveis e seguros que sobem o rio atravessando o cânion. Os aventureiros têm a oportunidade de tomar um banho nas águas das cataratas!

Além dessa vasta biodiversidade e de todas essas aventuras na natureza, as Cataratas têm uma suntuosa beleza, que fez a Unesco, em 1986, declarar o Parque Nacional do Iguaçu um Sítio do Patrimônio Mundial Natural.

Quanto custa visitar o Parque Nacional?

Se você está encantado com essa maravilha, veja mais informações clicando aqui.

O Parque Nacional abre diariamente, das 9h às 17h.

É possível ir com carro próprio, pois há estacionamento no local. O valor dos ingressos varia de acordo com o tipo de passeio, nacionalidade e faixa etária, mas os valores são bem acessíveis, variando de R$ 5 a R$ 64.

Especialmente indicado para você:

AS CASAS FLUTUANTES DO LAGO DE BOKOD (FOTOS)

DESCANSO NO CARNAVAL: CONHEÇA 5 CACHOEIRAS PARA FUGIR DA FOLIA

TOCANTINS: UM PARAÍSO PARA SE DESCOBRIR




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...