A beleza do Real Gabinete Português de Leitura! Horários e fotos


Localizado no centro do Rio de Janeiro, próximo ao Parque Campo de Santana, o Real Gabinete Português de Leitura é um espaço impressionante que reúne obras magníficas da cultura Portuguesa. Fundado alguns anos após a proclamação da Independência do Brasil, o Gabinete é eivado de inquestionável beleza que impressiona a todos.

Conheceremos o Real Gabinete Português de Leitura, sua história, um pouco sobre seu acervo e sua arquitetura.

A fundação do Real Gabinete Português de Leitura

Apenas 15 anos após a proclamação da Independência do Brasil, um grupo de 43 imigrantes portugueses (em sua maioria refugiados políticos de Portugal), decide estabelecer a abertura do Real Gabinete. Sua intenção era promover a cultura da comunidade portuguesa fora de Portugal. Assim, em 1937 é fundado o Real Gabinete Português de Leitura no Brasil, unindo dois povos distintos através da familiaridade da língua e das origens, exaltando a necessidade e grandiosidade do intercâmbio de culturas.

A biblioteca do Real Gabinete Português de Leitura abre suas portas ao público somente em 1900, já apresentando um enorme e considerável acervo, contando com inúmeras obras únicas, originais e raras.

Atualmente, conta-se ao menos 350.000 volumes em seu acervo, com cerca de 6 000 adições anuais. Uma das obras mais conceituadas encontradas lá é um exemplar original de “princeps” de Camões de 1572, ou seja, a primeira versão da obra.

A própria Academia Brasileira de letras tem sua história profundamente ligada ao Real Gabinete Português de Leitura, uma vez que suas primeiras sessões foram realizadas no Gabinete. A pedra fundamental do edifício foi estabelecida pelo Imperador D. Pedro II em 1880, que alguns anos mais tarde viria a perder os poderes monárquicos graças à proclamação da República do Brasil em 1889, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

A arquitetura do Real Gabinete Português de Leitura

real gabinete português de leitura 3

A construção atual tem estilo arquitetônico neomanuelino, trazendo a exuberância das referências gótico-renascentistas que eram muito evidentes e proclamadas à época. A frente do Real Gabinete Português de Leitura é totalmente inspirada no Mosteiro dos Jerónimos de Portugal.

Seu interior é impressionantemente belo, também com várias referências ao estilo neomanuelino, tanto nas estantes quanto nos monumentos e portas. O Altar da Pátria, monumento encontrado no interior do gabinete, é composto de mármore, marfim e prata e mede 1,7 metros. Muitas vezes, quem passa por fora ao andar na rua, não tem a noção precisa da beleza interior do Gabinete Real, concluindo se tratar de uma igreja, dados os aspectos exteriores.

real gabinete português de leitura 2

Quem visita a biblioteca do Real Gabinete Português descreve a experiência como incrível e inesquecível, remontando aos tempos em que o Império Brasileiro era dependente da Coroa Portuguesa, trazendo a sensação de uma verdadeira viagem no tempo. Isso tanto é verdade que o prédio do Real Gabinete já foi utilizado como locação para diversas telenovelas e filmes de época, tais como O Xangô de Baker Street, Mad Maria e O Primo Basílio, sendo este último um clássico da literatura.

O acervo encontrado na biblioteca do local é o segundo maior de obras lusitanas fora de Portugal, portanto a fruição é garantida.

Atualmente, o Real Gabinete Português de Leitura figura na lista das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, segundo uma seleção feita pela revista Time. Como referência, a mesma lista inclui outras importantíssimas bibliotecas como a de Alexandria, no Egito e a Trinity College em Dublin. Nessa lista, a biblioteca do Gabinete Real aparece na quarta posição, mostrando o tamanho de sua significância.

Informações úteis

É possível visitar a biblioteca do Gabinete Real de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h sem pagar nada por isso, ou seja, a entrada é franca, pois a possibilidade de adquirir valorosos conhecimentos é impagável.

Especialmente indicado para você:

BRASÍLIA PODE TER UMA BIBLIOTECA DA DIVERSIDADE

NESTA LIVRARIA É PROIBIDO USAR TABLETS E SMARTPHONES: SOMENTE LIVROS PODEM SER ABERTOS

LIVRARIA NA COLÔMBIA TEM JARDIM VERTICAL, ALÉM DE LIVROS, CLARO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...