Ecoturismo em São Paulo


Tão famosa por seus prédios, São Paulo é conhecida como uma “cidade cinza”, ou seja, com muito pouco verde. O lado interessante é que a fama se espalhou, ao menos em parte, para o restante do país, mas isso não é verdade, tanto o estado paulista quanto a capital paulistana possuem inúmeros atrativos para o ecoturismo, ou o turismo verde. Destaque para a Serra da Mantiqueira no Parque Estadual de Campos do Jordão, APAs da cidade de São Paulo, Parque Estadual da Cantareira, Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e Jardim Botânico.

Conheça um pouco de cada uma das atrações ecoturísticas de Sampa

Áreas de Proteção Ambiental – APAs da cidade de São Paulo

Localizado na cidade de São Paulo, deixando-a um pouco mais verde e completa, as áreas constituem a oportunidade perfeita para quem deseja conhecer um pouco mais da Mata Atlântica intocada.

Composta pelas regiões da Aldeia Indígena Tenondé Porã, aldeia localizada na trilha ecológica até a beira da Represa Billings, o Centro Paulus, ótima área verde com pousada e vários eventos, o Instituto Pedro Matajs, local para plantação onde o visitante pode comer das hortaliças e outros alimentos colhidos nas terras e o Bairro do Colônia, local que representa a cultura dos primeiros colonos alemães em São Paulo, tem também o cemitério presbiteriano e a borda da Cratera de Colônia, feita pela queda de um meteoro.

Serra da Mantiqueira no Parque Estadual de Campos do Jordão

Serra da Mantiqueira

Localizado na cidade mais “europeia” de São Paulo, o Parque Estadual de Campos do Jordão é sede do nacionalmente famoso Festival de Inverno da cidade, dedicado à música erudita que acontece todos os anos no mês de julho.

Possui um centro de visitantes com painéis fotográficos contando a história do local, trilha para cachoeiras com três quedas d’água e com várias araucárias, espécie típica da Mata Atlântica, e também a Trilha dos Campos, ligando o parque a duas outras trilhas da região, a das Quatro Pontes e as da Cachoeira, tudo lindamente recheado pela flora e fauna locais.

Parque Estadual da Cantareira

Parque Estadual da Cantareira

Literalmente uma floresta dentro da maior metrópole do país. O parque possui cerca de 79 milhões de metros quadrados divididos em núcleos. Destes núcleos, quatro são liberados para visitação (Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu), repleto de paisagens lindas e trilhas de todos os tipos.

O parque fica localizado na região Norte de São Paulo na rua do Horto, 1799.

Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e Jardim Botânico

Jardim Botânico

Foto: wikipedia.org

Algumas pessoas nem sabem, acham que Curitiba e Rio de Janeiro não são as únicas cidades brasileiras que têm um Jardim Botânico, mas São Paulo também possui o seu. está localizado dentro de um parque estadual, na região Sul de São Paulo, chamado Fontes do Ipiranga.

No local, o visitante é convidado a escolher o roteiro que mais lhe agrada, sejam as trilhas, os caminhos pelas Exposições, Salas de Pesquisa e Ambientes Temáticos e muita natureza sendo estudada. São quatro roteiros e uma lista de atrativos, que levam de 1h a 3 horas cada. Os roteiros são chamados de Alameda Fernando Costa e Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, o Caminho das Águas a Trilha Sensorial – Estufa da Mata Atlântica e o Jardim dos Sentidos.

Excelentes oportunidades para fazer turismo verde na cidade e no estado de São Paulo. Aproveite as férias e conheça mais a sua cidade.

Leia também: As férias alongam a vida e melhoram a defesa imunitária

Fonte e fonte fotos: passaporteverde.org.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...