Festival na Itália exibe fantásticos tapetes de flores

infiorata-itália

Você está pensando em visitar a Itália mas não sabe em que época? Bom, a alta temporada (de maio a agosto) é aquela que tem preços mais altos de passagem aérea e hospedagem, mas também é a época em que tem coisas lindas para ver como por exemplo, a Infiorata.

Infiorata é uma manifestação que consiste em realizar tapetes de flores em ocasião das festividades católicas do Corpus Christi. Durante os meses de maio e junho muitas cidades italianas decoram suas ruas com flores, criando belas obras de arte, de desenhos florais simples aos mais sofisticados, inspirados em obras da arte religiosa e em também em pinturas famosas.

Para criar os tapetes de flores, primeiramente se desenha no chão com giz e depois o desenho vai sendo preenchido com pétalas de flores de várias cores. O processo inteiro leva dois ou três dias para ser concluído. Muitas vezes, ocorrem procissões que desfilam sobre os tapetes florais.

Acredita-se que a arte de criar mosaicos em flores pelas ruas tenha começado em Roma em 1625, quando Benedetto Drei e seu filho, usaram pétalas de flores ​​para decorar a Basílica Vaticana nos dias de São Pedro e de São Paulo, os padroeiros de Roma.

O costume já foi muito difuso por toda a Itália mas depois desapareceu com o passar do tempo. Hoje o povo do Castelli Romani (conjunto de cidadezinhas muito perto de Roma) ainda mantém as tradições. Eventualmente, várias cidades da Itália recomeçaram a celebrar o Corpus Christi criando tapetes de flores.

Algumas das melhores cidades para ver o festival Infiorata hoje em dia são: Noto, Spello, Genzano, Bolsena, Brugnato, Orvieto e da Abadia de Chiaravalle della Colomba, localidades perto de Fidenza, região de Emília-Romanha ao norte da Itália.

Dá uma olhada nas fotos:

infiorata 1

infiorata 2

infiorta 3

infiorata 4

Leia também:

seta

10 FLORES QUE SE PARECEM COM COISAS E ANIMAIS

seta

CONHEÇA O MAIOR PARQUE DE TULIPAS DA HOLANDA

seta

QUE TAL CONHECER O MUNDO TRABALHANDO EM FAZENDAS ORGÂNICAS?

Fonte e fotos: amusingplanet.com