Melody roads: as estradas do mundo que tocam músicas


Não só as escadas fazem músicas. Ruas traficadas também podem proporcionar músicas através dos pneumáticos. São as Melody roads, ou seja, estradas especiais que produzem melodias para os carros que por elas passam.

Esta invenção nasceu de uma descoberta quase acidental feita pelo engenheiro japonês Shizuo Shinoda que, enquanto perfurava o asfalto com uma escavadeira, acidentalmente acabou fazendo algumas ranhuras sobre ele. Mais tarde, quando teve que passar com seu carro sobre os entalhes, o engenheiro percebeu que a vibração produzida parecia uma melodia.

Em 2007, uma equipe de engenheiros do Hokkaido Industrial Research Institute começou a trabalhar com os refinados desenhos de Shinoda e construiu uma série de melody roads no Japão.

Essas estradas têm cortes em intervalos específicos ao longo da superfície da estrada. Dependendo da distância entre as ranhuras, e também de acordo com as suas profundidades, um carro em movimento sobre elas irá produzir uma série de notas altas ou baixas, permitindo aos designers de criarem diferentes melodias. Quanto mais forem os sulcos, maior é a altura do som.

Existem quatro melody roads no Japão: Hokkaido, Okayama, Shizuoka e Gunma. Cada uma delas caracterizada por uma melodia diferente. Elas se estendem de 175 a 250 metros e são emolduradas por milhares de árvores.

foto

foto: Yusuke Japan Blog

foto

foto: roadtrippers

Para ouvir as músicas é preciso ter as janelas do carro fechadas e dirigir sob velocidade reduzida de 45km/h mantendo as rodas sobre os sulcos.

foto

foto

fotos: drivenfordrives

Contudo, a primeira melody road do mundo não fica no Japão e sim na Dinamarca, construída em 1995 por dois artistas: Steen Jensen Krarup e Jakob Freud-Magnus. A invenção se chama Asphaltophone e é uma estrada marcada pela sua pavimentação em alto relevo, distantes a intervalos intermitentes capazes de produzir sons.

Também existe uma Singing Road em Anyang, na Coreia do Sul. Lá a melodia foi criada com o escopo de manter o motorista atento e acordado visto que se trata de uma estrada muito perigosa:

Nos Estados Unidos existem várias melody roads da Califórnia ao Novo México.

Leia também:

QUE TAL CONHECER O MUNDO TRABALHANDO EM FAZENDAS ORGÂNICAS?

O ESPECTÁCULO DA MAIOR COLÔNIA DE MORCEGOS DO MUNDO

Fonte foto capa: Yusuke Japan Blog




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...