Pousadas brasileiras na sustentabilidade ambiental


Procurando por um hotel ou pousada no Brasil onde se pratiquem boas práticas ecológicas, para passar as férias ou a lua de mel? Pois é, existem vários lugares em vários estados brasileiros.

Eco Líder Nível Platina” é a classificação mais alta obtida por oito estabelecimentos turísticos brasileiros por sua excelência com práticas sustentáveis no ramo de hotéis e pousadas. O site TripAdvisor, criou um selo de confiabilidade na aplicação de práticas ecológicas em todos os ramos da atividade hoteleira, o que garante aos seus frequentadores a escolha por uma empresa sustentável e respeitadora dos princípios de preservação ambiental e vida saudável.

Certificação

O Ministério do Turismo reconhece como válida a categorização promovida pelo TripAdvisor, com seu Eco Líder, mas aponta que o processo de certificação brasileiro deverá evoluir para a certificação oficial de meios de hospedagem nos conformes da norma brasileira ABNT 15.401, segundo palavras da coordenadora-geral de sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque. A certificação oficial é feita após avaliação de técnicos especializados

Outro prêmio reconhecido pelo MTur é o “Braztoa de Sustentabilidade”, segundo o qual são reconhecidas cinco categorias: ambiental, sociocultural, econômica, operadoras associadas e sustentabilidade em turismo.

No sentido de promover a melhoria da qualidade do atendimento turístico brasileiro o MTur promove ações voltadas para a educação ambiental e melhoria da infraestrutura nas praias brasileiras – obras para a despoluição, saneamento, acessibilidade, criação de estrutura de barracas de praia e sinalização, dentre outros. Mas, são muitos e variados os pontos turísticos brasileiros já que não só praias belas temos nas nossa terra. Sendo assim, esses prêmios promotores de maior sustentabilidade devem visar também o turismo do interior.

Alguns exemplos

Em 2014, foi o “Parque dos Sonhos”, um hotel fazenda em Socorro (SP), o estabelecimento Top Sustentabilidade, por ter se destacado entre todos os concorrentes.

Outro exemplo é o Hotel Fazenda Rosa dos Ventos em Teresópolis (RJ) que teve seu selo Platina em função de ações de recuperação da mata atlântica, na área da propriedade, com a criação de uma Área de Reserva Legal em uma área anteriormente ocupada por pasto. Como afirma o seu proprietário, Helenio Waddington, “existe em todo o mundo um grande número de clientes que tomam as decisões de compra e que escolhem os hotéis em que vão se hospedar com base em conceitos ambientais”.

O selo do TripAdvisor

O estabelecimento que quiser se candidatar ao selo do TripAdvisor será submetido a uma avaliação por parte dos parceiros do site, após a qual ficará definida a pontuação a ser atribuída, somada a outra, definida segundo as informações contidas no formulário que deve ser preenchido. Segundo essa avaliação, os estabelecimentos ficam classificados em níveis de sustentabilidade conhecidos como bronze, prata, ouro e platina.

O Brasil já tem 52 prêmios ganhos no nível de “Eco Líder”, por estabelecimentos em 16 estados e 41 cidades, sendo a maioria destes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Lista dos estabelecimentos brasileiros com selo Platina do TripAdvisor:

Pousada Ouro Verde – Vila do Abraão (RJ)

Pousada & Hostel Boi Bumbá – João Pessoa (PB)

Pousada Encantos da Terra – Canela (RS)

Hotel e Fazenda Rosa dos Ventos – Teresópolis (RJ)

Rio Azul Jungle Lodge (PA)

Pousada Arvoredo – Pirenópolis (GO)

Ouro Minas Palace Hotel – Belo Horizonte (MG)

Reserva do Ibitipoca – Lima Duarte – (MG)

Leia também: Afuá, a Veneza Marajoara, é a cidade das bicicletas na Amazônia

Fonte foto: pousadarioazul.com.br




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...