O sofrimento animal, e humano, contado por um matador de abatedouro


A maioria das pessoas é carnívora por dissociação. Ou seja, elas simplesmtente se recusam a associar a carne à vida animal. É como se a carne que elas comessem viessem do nada, e não tivessem nada a ver com o sofrimento animal e humano, pois ninguém em sã consciência quer causar mal à alguém.

Mas é preciso abrir os olhos para a realidade dos fatos. Se você é um adulto que não acredita em Papai Noel, tampouco pode acreditar que a carne que você come vem do paraíso dos animais e, o pior: se você for daquelas pessoas que acredita que o homem é mais importante que os animais, ou que os animais nasceram propriamente para servirem de alimento aos homens, você precisa saber do sofrimento que é a vida de um matador de abatedouro.

Um relato chocante vem do Reino Unido através da BBC. Um ex-funcionário conta que teve depressão e pensamentos suicidas depois de ter trabalhado durante 6 anos em um matadouro:

“lugares sujos, imundos. Há fezes de animais no chão, você vê e sente o cheiro das entranhas, e as paredes são cobertas de sangue”.

E isso tudo considerando que o Reino Unido possui, em teoria, uma das mais respeitadas indústria da carne do mundo, por causa de seus altos padrões de higiene e de bem-estar animal.

O que se conta ali é uma verdade que muita gente finge não saber: os animais sofrem, mas quem os mata também sofre.

Ser matador em abatedouro de animais é um dos trabalhos mais cruéis que alguém possa ter. Além da carga horária pesada, o ambiente de morte é realmente enlouquecedor. Um trabalho deste tipo seria para um “cabra-macho” e, como “homens não choram”, o ex-funcionário conta sobre a sua dificuldade em dividir a fraqueza de não poder mais prosseguir com a matança que o perseguia até no sono. Ele tinha pesadelos sonhando com os olhos dos animais: inocentes, inquisidores e acusadores.

O relato é deveras perturbador. Se você tiver estômago para ler, eis o seu link: ‘Fezes, entranhas e sangue’: as confissões de um ex-funcionário de abatedouro.

É importante que as pessoas saibam que a indústria da carne é cruel em todos os sentidos e para todo o tipo de vida. Desde o desmatamento para dar lugar ao pasto, ao momento da morte do animal e da morte em vida do matador.

Um estudo intitulado “carnívoros por dissociação” fala sobre o porquê de as pessoas continuarem a comer carne sabendo dessa crueldade toda. Eis que elas conseguem não associar a carne à vida e ao sofrimento.

De acordo com o estudo, se você quiser ser vegetariano ou vegano, coloque na cozinha fotos de animais e lembre-se que a carne que você come não é de soja, é feita de sangue, de osso e de alma.

https://www.greenme.com.br/alimentarse/vegetariano-e-vegano/4491-carnivoros-por-dissociacao/

Talvez te interesse ler também:

Você trabalharia como selecionador de pintinhos por 165 mil reais por ano?

Escassez de pessoal nos matadouros britânicos: ninguém quer fazer este trabalho

Consumo de carne e queimadas na Amazônia: tudo a ver




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Sucata Geral
    Publicado em 07/05/2021 às 2:43 am [+]

    Olá

    Somos da Empresa Sucata Geral , compramos material de informatica ou Sucata que esteja fora de uso na Empresa. Ex. Pc, Impressoras, nobreak, todo tipo de equipamento de TI.
    Se preferir nos Chame no Zap (11)97297-4097

    Grato pela atenção!

    “Obs:Caso não seja voce a pessoa responsavel pelo assunto peço por gentileza encaminhar.”


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...