Óleo essencial de murta: propriedades e usos


A murta é uma planta famosa acima de tudo pelo excelente licor produzido a partir de seus frutos e, além disso, é possível extrair uma essência tão interessante produzida pelas folhas e galhos da murta, útil principalmente em caso de tosse.

Nos tempos antigos, o óleo de murta era usado nas cerimônias relacionadas ao nascimento ou à morte, mas também era um símbolo de fertilidade e vitória. A planta ainda é usada em guirlandas como adorno às noivas, no judaísmo ela representa a força masculina, e é uma das 4 plantas consideradas sagradas por esta religião.

Hoje, graças às qualidades balsâmicas e antibacterianas desse óleo essencial, ele é útil também para o bem-estar do trato respiratório.

Propriedades e usos do óleo de murta

O óleo essencial da murta tem propriedades interessantes:

  • é antibacteriano,
  • purificador,
  • balsâmico e libera o trato respiratório, devido ao efeito fluidificante no muco e expectorante (favorece a expulsão da fleuma).
  • Por isso, ajuda a respirar melhor e aliviar o desconforto em caso de frio e tosse.

Como usar

Difundido no ambiente, esse óleo possui um efeito energético e antidepressivo e também pode ser usado na prevenção para evitar influências sazonais.

Para este último objetivo, é necessário usar uma gota de óleo para cada metro quadrado de ambiente em que a essência se espalhe melhor se à noite antes de dormir, a fim de se beneficiar dos vapores durante a noite.

Pode ser usado em caso de tosse, resfriado ou gripe, espalhando 2/3 gotas em uma colher de chá de óleo de amêndoa doce (ou outro óleo transportador) e, em seguida, fazendo uma massagem no peito antes de dormir ou várias vezes durante o dia. Assim, o aroma balsâmico da murta pode ser respirado por um longo tempo e ajudará a aliviar a inflamação do trato respiratório, liberando o nariz e sedando a tosse.

Em alternativa, você também pode fazer a inalação usando em vez do óleo essencial de murta o de eucalipto: despeje 2 ou 3 gotas desse óleo essencial em uma panela com água fervente, desligue o fogo, leve a panela para um lugar seguro, como a pia do banheiro e respire os vapores, cobrindo a cabeça com uma toalha por alguns minutos. 

É um óleo essencial delicado, adequado também para crianças, mas sempre acima de 3 anos e mediante indicação médica.

Por fim, este óleo então ser utilizado como antibacteriano, especialmente no caso de cistite ou para purificar a pele oleosa ou com tendência a acne. Para obter esse efeito, você pode diluir algumas gotas de óleo de murta no creme para o rosto.

Portanto, o óleo essencial de murta é indicado para:

  • Tosse;
  • Constipações;
  • Prevenir doenças sazonais;
  • Cistite;
  • Pele oleosa;
  • Tristeza ou pouca energia.
 

Onde comprar o óleo essencial de murta

O óleo essencial de murta não é muito utilizado, portanto, nem sempre é fácil de encontrar. Tente na sua loja de produtos naturais ou faça o pedido diretamente online. Recomendamos que seja orgânico, 100% puro e, portanto, para uso alimentar (também existe a possibilidade de usar o óleo essencial de murta internamente, mas é melhor confiar nos conselhos de um especialista).

Talvez te interesse ler também:

10 BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE MANJERICÃO. COMO USAR?

ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA – USOS E BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

SÁLVIA: SEU ÓLEO ESSENCIAL É MEDICINAL. COMO E QUANDO USAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...