Óleo de abacate – benefícios, propriedades e como fazer em casa


Você sabia que o óleo de abacate pode ser utilizado de várias formas, desde a culinária, como na cosmética e em tratamentos terapêuticos?

Você sabia que, além disso tudo, é possível extrair o óleo do abacate de forma caseira?

Veja essas e outras informações relacionadas aos usos e benefícios do óleo de abacate.

O que é e como é extraído o óleo de abacate

O abacate tem uma polpa rica em vitaminas A e E, tiamina, folato e riboflavina, além de ter até até 25% de gorduras insaturadas saudáveis em sua composição.

O óleo derivado desse fruto é extraído através da prensagem da polpa do abacate maduro.

Utilizações do óleo de abacate

O óleo de abacate é uma opção saudável para o preparo dos alimentos e é considerado um dos melhores óleos para a saúde, podendo ser utilizado em temperatura ambiente para tempero de molhos, pastas e saladas.

Além do emprego culinário, pode ser utilizado em cuidados de beleza da pele e do cabelo e em tratamentos terapêuticos ou medicinais do corpo, tanto topicamente como para uso interno.

Propriedades e Benefícios

Este óleo é muito bom para a saúde, pois previne e trata doenças como pressão arterial elevada, problemas de pele, artrite reumatoide, obesidade, colesterol alto, problemas de visão, gengivite, inflamações e deficiências nutricionais.

Outras propriedades e benefícios do óleo de abacate são:

  • Devido aos minerais, vitaminas e ácidos graxos monoinsaturados que contém o óleo de abacate, ele melhora o funcionamento do aparelho digestivo,  evitando o acúmulo de gases estomacais.
  • O óleo de abacate tem ação antioxidante, graças à vitamina E presente em sua composição. Por isso,  ele reduz as rugas, tonifica a pele, e é também um aliado no tratamento de acne, dermatite, queimaduras e inflamação na pele, ajudando também na cicatrização, por isso, é indicado no pós-cirúrgico para evitar cicatrizes e queloides.
  • Graças às suas propriedades antioxidantes, o óleo de abacate protege o corpo da ação dos radicais livres, que causam danos às células e aumentam o risco do aparecimento do câncer.
  • Esse óleo contém luteína, carotenoide que previne doenças nos olhos como: catarata e degeneração macular.
  • Por conta de conter beta-sitosterol, o óleo de abacate impede a absorção o LDL (colesterol ruim) no intestino, também tem a função de controlar o o cortisol (hormônio do estresse) e, além de tudo isso, evita a diabetes e o aumento de peso.
  • A gordura monoinsaturada do óleo de abacate reduz o risco de doenças cardíacas e coronárias.

Cuidados e dicas de uso

No programa Você Bonita da TV Gazeta, a nutricionista Dra. Gabriela Paschoal fala sobre os benefícios do óleo de abacate, e também sobre como consumi-lo para tirar melhor proveito desse óleo, pois, mesmo sendo considerado seguro, e em geral não apresentar contraindicações e efeitos colaterais, é necessário que seja usado sem abusos e de forma adequada.

Ela recomenda que, antes de fazer uso desse óleo, consultar um médico para saber de forma pessoal e específica qual a melhor forma de utilizar o óleo de abacate.

Outras precauções

A respeito da aplicação na pele, teste primeiro um pouquinho em uma área do corpo que seja menos exposta e observe, caso ocorra irritação com coceira, erupções cutâneas e vermelhidão, é sinal de reação alérgica.

Se ingerido, o óleo de abacate pode interagir com medicamentos anticoagulantes como a Varfarina, que é usada para retardar a coagulação sanguínea, diminuindo assim o seu efeito.

Pessoas com esteatose hepática (gordura do fígado) precisam ter cuidado e fazer controle médico ao consumir óleo de abacate.

Como fazer o óleo de abacate em casa

Aprenda neste vídeo do canal Meu Cabelo Crespo Afro Tipo 4C, como fazer óleo de abacate 100% caseiro, puro e natural. Anote os ingredientes e veja o passo a passo no vídeo.

Ingredientes

  • 3 abacates maduros
  • 1 forma
  • 1 tecido para espremer o óleo, por exemplo um pano de algodão

Preparo

  1. Amasse com um garfo as polpas dos abacates.
  2. Espalhe a massa das polpas amassadas sobre a forma.
  3. Leve ao Sol forte e deixe, por aproximadamente 3 a 5 dias, até que a massa das polpas dos abacates seque, ficando com a coloração escura.
  4. Mexa com o garfo esta massa, pelo menos uma vez ao dia, para que vá ficando desidratada (sem água) de forma uniforme.
  5. Coloque pequenas quantidades da massa já seca acondicionada em um pano e esprema para extrair o óleo, apertando bem.
  6. Por fim, coloque o óleo de abacate em um recipiente com tampa e como não tem conservante, conserve na geladeira.

Conservação do óleo de abacate

Após aberta a embalagem que contém o óleo de abacate, sua durabilidade é de cerca de 6 meses. Caso seu óleo de abacate seja industrializado, ele pode ser armazenado em um local fresco e seco protegido da luz e do calor, sem precisar colocar na geladeira.

Talvez te interesse ler também:

10 RECEITAS COM ABACATE. VEGANAS, SALGADAS E DOCES

ABACATE: USOS, PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS CIENTIFICAMENTE

CHÁ DE CAROÇO DE ABACATE – VOCÊ CONHECE?

ABACATE NA COZINHA – VÁRIOS USOS, NÃO SÓ COMO FRUTA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...