Água destilada: para que serve e como fazer em casa?


Você já ouviu falar em água destilada? Provavelmente, nas aulas de Química, o professor deve ter mencionado a expressão, embora você, talvez, já nem se lembre mais do que ela é e para que ela serve.

O que é e para que serve a água destilada

Como o próprio nome diz, a água destilada é produzida a partir de um processo químico chamado destilação, que ocorre da condensação do vapor de água obtido por outros dois tipos de processo: ebulição ou evaporação de água não pura. Uma água não pura contém dissolvidas outras substâncias. A água destilada é quase pura, o que significa que ela é livre de sais.

A água destilada é comumente usada para fins laboratoriais e industriais como reagente ou solvente. Em laboratório, pode ser produzida pela combustão do gás hidrogênio e, na natureza, ocorre sob a forma de chuva.

Dificilmente pode-se assegurar a pureza total de uma água destilada, porque para ser considerada 100% pura a água deve apresentar um pH neutro (pH 7). Mesmo a água da chuva não é totalmente pura, visto que apresenta um pH ácido, isto é, inferior a 7.

Se pode beber? Riscos e benefícios

Em geral, não é recomendável ao ser humano beber água destilada, devido à baixa quantidade de sais que ela contém, que podem até diluir os sais do organismo, segundo explica o site SOQ.

Porém, caso a alimentação seja controlada, ela pode prevenir o risco de cálculo renal. Do contrário, a água destilada pode causar carência de íons e desmineralização, chegando a provocar diarreia.

Muita gente se engana achando que, pelo fato de a destilação remover substâncias tóxicas da água, a água destilada faça bem para a saúde. Entretanto, a água filtrada e a água mineral são bem mais benéficas.

Embora a água destilada não cause envenenamento, a longo prazo ela pode provocar certas alterações, como:

1. Aumentar a acidez do corpo

Um corpo saudável tem um pH ligeiramente alcalino, um pouco acima de 7, para manter o bom funcionamento celular. Como o pH da água destilada é mais ácido do que o do sangue, pode fazer com que o pH deste diminua.

2. Não hidratar o corpo adequadamente

A absorção de líquidos pelo organismo depende do tamanho das moléculas de água. Como a água destilada tem moléculas maiores do que a água normal, é mais lento o processo de sua absorção, o que dificulta a hidratação do organismo.

3. Pode levar à perda de minerais

A destilação elimina substâncias tóxicas e impurezas mas, também, minerais importantes, como cálcio, magnésio e ferro, os quais podem interferir no crescimento dos ossos e no desempenho muscular.

Para que serve

A água destilada pode usada para evitar o acúmulo de calcário em baterias, radiadores e reservatórios de limpa-vidros de automóveis e, também, para pulverizar plantas além de ser usada no ferro de passar roupa a vapor.

Como fazer água destilada em casa

Não é preciso de um laboratório equipado para produzir água destilada. Você mesmo pode prepará-la em casa e usá-la para diversos fins.

Para produzi-la, você vai precisar de uma panela bem grande. Encha-a de água pela metade e coloque uma tigela de vidro dentro da panela, de forma que esta boie.

Ligue o fogo e certifique-se de que a água evaporada está caindo dentro da tigela. Se a água começar a ferver, abaixe o fogo.

Para acelerar o processo, você terá de condensar a água. Para tal, vire a tampa da panela para baixo e coloque gelo no lado côncavo, que está virado para cima.

Deixe a água ferver até encher a tigela com a quantidade de água que você deseja utilizar.

Depois, é só despejar a água obtida em um recipiente de vidro limpo.

Você também pode obter água destilada in natura, através da chuva. Você vai precisar de um recipiente grande e limpo, como uma cisterna, para coletar a água da chuva.

Simples, né?

Para armazená-la, não se esqueça de tampar os recipientes onde você guardará a água destilada, a fim de evitar o mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças, como a dengue e a febre amarela.

Qual é a melhor água para beber?

A melhor água para beber é aquela que tem o pH superior a 7. Esse tipo de água é obtido quando a água é filtrada ou mineralizada, como as vendidas em garrafinhas que, porém, têm o problema do plástico. Prefira sempre água mineral vendida em garrafa de vidro.

Leia mais: MICROPLÁSTICO EM GARRAFAS D’ÁGUA: TODAS AS MARCAS ENVOLVIDAS

Consulte um médico

Evite consumir a água destilada, a não ser que um profissional de saúde indique o seu consumo por razões relacionadas ao uso de medicamentos ou condições médicas específicas, e desde que a alimentação do paciente contenha os íons necessários ao organismo.

Caso contrário, além de diarreia, carência de íons e sais minerais, a água destilada pode dificultar a absorção de nutrientes oriundos de certos alimentos.




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...