Capeba, o chá para combater a cistite e não só. Veja como usar!


Como é bom aprender sobre alternativas naturais para curar doenças e aliviar sintomas, não é mesmo? Melhor ainda é saber que isso é possível com um simples chá de plantas que podemos colher do nosso próprio jardim, ou que possa ser adquirido facilmente em lojas de produtos naturais.

É o caso da capeba, uma planta tipicamente brasileira, mais especificamente da região Sudeste, que possui muitas propriedades curativas e promove muitos benefícios no tratamento de doenças. Dentre elas estão a cistite (inflamação na bexiga), prisão de ventre, febre e insuficiência hepática.

Pesquisas apontam que a capeba também ajuda a regular a menstruação e ajuda a combater a gonorréia. Por isso, vamos aprender mais sobre ela, quais as propriedades e benefícios do chá e como prepará-lo.

O que é capeba?

Capeba é uma planta da família das piperaceae, cujo nome científico é conhecido como Pothomorphe umbellata e tem origem brasileira, mais precisamente na região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Sul da Bahia).

Seu arbusto atinge de 1 a 2 metros de altura, possui ramos estriados e pêlos, suas folhas são ovaladas, arredondadas e em formato de rim, as flores são minúsculas e distribuídas em espigas de até 10 cm de comprimento.

O nome capeba tem origem indígena, onde “caa” significa folha e “peba” significa larga. As folhas, a raiz, o caule e as sementes são utilizados para o preparo de chás e afins para se obter os variados benefícios que esta planta proporciona. A capeba também é conhecida por outros nomes, como por exemplo: caapeba, caapeba-do-norte, catajé, malvarisco, pariparoba, guaxima, capeua, caena, capeva e lençol-de-santa-bárbara.

Seus princípios ativos são descritos por: óleo essencial, compostos fenólicos, esteróides, mucilagens, chavicina, pariparobina, jamborandina, piperatina e piperina.

Quanto às formas de uso, além do chá feito a partir das folhas, podemos consumir a capeba das seguintes maneiras:

  • Infusão ou decocção das folhas – Para o preparo do chá que deverá ser tomado 3 vezes ao dia
  • Pó das folhas – Devido à concentração, o pó das folhas deve ser tomado numa quantidade de 2g por dose e duas vezes ao dia
  • Decocção das raízes – As raízes da capeba em sua forma cozida são indicadas como estimulante digestivo. Além disso, também ajuda a diminuir a febre e a tratar problemas gástricos e urinários
  • Folhas cozidas como cataplasmas – para tratar feridas, furúnculos, tumores, hemorróidas e inchaços
  • Infusão ou decocção de folhas e raízes – o cozimento das folhas junto às raízes auxiliam no tratamento de malária, problemas no baço e no estômago, gases, fermentação intestinal, prisão de ventre, resfriados, febre, anemia e tumores ganglionares de origem tuberculosa
  • Infusão ou suco – Basta 1 colher de sopa das folhas batida com água para tratar insuficiência hepática e queimaduras
  • Vinho – Macerar 2 colheres de sopa em 1 garrafa de vinho branco por 15 dias. Tomar 1 cálice antes das principais refeições como estimulante da digestão
  • Alimento – Sementes trituradas com óleo de linhaça para aplicações tópicas sobre furúnculos e abscessos
  • Decocção da casca do tronco – para tratar doenças respiratórias
  • Folha – preparar charutos recheados com carne, legumes e temperos

Os benefícios do chá

Sabemos que os chás em geral, além de serem saborosos e relaxantes, possuem propriedades medicinais que curam e beneficiam nossa saúde. De acordo com a frequência com que são ingeridos e, principalmente se aproveitadas as características principais das plantas em sua forma in-natura, os benefícios só aumentam. Para que se consiga extrair ao máximo esses proveitos, é necessário conhecer as plantas e suas respectivas propriedades, pois cada uma irá beneficiar o nosso corpo de maneira diferente.

É o caso da capeba que, devido às suas propriedades medicinais, pode ser utilizada para o tratamento de infecções urinárias, cistites e na eliminação do inchaço e retenção de líquidos. Além disso, o chá de capeba também é considerado um poderoso laxante natural, pois contribui para o bom funcionamento do intestino, sendo indicado também para quem possui prisão de ventre.

Outro benefício importante no uso da capeba é o aproveitamento da casca para tratar problemas respiratórios, bem como outras partes da planta que são eficientes no combate a úlceras, doenças gástricas, problemas de fígado (insuficiência hepática), vesícula e baço. Segundo as pesquisas, a capeba também ajuda a combater febres e a regular o ciclo menstrual.

Propriedades do chá

Segundo as pesquisas, o chá de capeba possui as seguintes propriedades medicinais:

  • Antirreumático
  • Antianêmico
  • Antiespasmódico
  • Anti-inflamatório
  • Colagogo (estimula secreção biliar)
  • Febrífugo
  • Laxativo
  • Sudorífero
  • Tônico
  • Vermífugo
  • Antigonorréico
  • Diurético
  • Emoliente
  • Estomáquico
  • Desobstruente

Como preparar o chá

Agora que já vimos os benefícios do chá de capeba, vamos aprender a prepará-lo. Para isso basta colocar em uma chaleira 750ml de água com 30g da planta e deixar ferver por 10 minutos. Desligue o fogo, abafe e espere amornar. Recomenda-se beber uma xícara deste chá três vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.

O consumo do chá de capeba deve ser evitado apenas por gestantes e lactentes, pois em alguns casos pode surtir efeitos colaterais como diarréia, vômitos, náuseas, febre, cólicas, tremores, alergias e dores de cabeça.

Por ser considerada uma planta medicinal, assim como qualquer medicamento, o consumo do chá de capeba também deve ser feito com aprovação do médico de confiança.

Estando liberados para consumir o chá de capeba, aproveite seus benefícios!

Veja aqui outras receitas de chá:

CHÁ DE HIBISCO → BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E COMO FAZER

CHÁ DE SÁLVIA → OS BENEFÍCIOS PARA TUA SAÚDE, CONTRAINDICAÇÕES E COMO PREPARAR

10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO

Talvez te interesse ler também:

CISTITE: QUAIS ALIMENTOS PREFERIR E QUAIS EVITAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...