Butiá, coquinho de comer! Fonte de fibras e vitamina C


Butiá é uma palmeira brasileira. Bem, é um gênero de palmeiras (Arecaceae) nativas da América do Sul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina) que ocorre nos pampas, na mata atlântica e no cerrado. Seus frutos, os butiás são alimentícios, suas folhas são são usadas para tecer cestos e o óleo da semente é usado na cosmética.

São de 9 espécies as palmeiras conhecidas como butiá: Butia archeri, Butia campicola, Butia capitata, Butia eriospatha, Butia microspadix, Butia paraguayensis, Butia purpurascens, Butia stolonifera, Butia yatay.

Os butiazais são uma formação vegetal bastante importante na manutenção dos ecossistemas aos quais pertencem já que seus frutos servem de alimento a diversas aves, mamíferos e répteis que, por seu lado, ao defecarem as sementes do butiá, contribuem com a sua disseminação.

“A Rota dos Butiazais envolve o comprometimento das comunidades com a restauração e a manutenção da vegetação nativa, além de gerar oportunidades de emprego e renda”.

Do coquinho do butiá se faz geleia, licor, cachaça, vinagre e doces diversos. Das sementes, que podem ser comidas in natura ou assadas, também se extrai o óleo de butiá. Do estipe da palmeira, caule, se fabrica papel. O artesanato com palha e semente de butiá é uma fonte de renda para as comunidades onde há butiazeiros.

artesanato butia

Foto – Artesanato com butiá

Na mitologia das tribos indígenas brasileiras, o butiazeiro é uma árvore sagrada.

Composição nutricional dos coquinhos de butiá

butiazal

Foto – butiazal

Segundo uma tabela nutricional do IBGE (2011), para cada 100 gramas de butiá comestível existem:

Calorias: 105,00 kal

Proteínas:1,90 g

Lipídios: 2,00 g

Glicídios: 22,80 g

Carboidratos: 22,80 g

Fibra: 7,40 g

Cálcio: 20 mg

Fósforo: 36 mg

Ferro: 2,20 mg

Vitamina A ( Retinol ): 30 mcg

Vitamina B1 (Tiamina ): 0,04 mg

Vitamina B2 ( Riboflavina ): 0,04 mg

Vitamina B3 (Niacina ): 0,50 mg

Vitamina C ( Ácido Ascórbico ): 33,00 mg

Mas, existem diferenças significativas nas propriedades nutritivas dos coquinhos, em função das espécies. O butiá Yatay foi estudado pela nutricionista Jéssica Fernanda Hoffmann que definiu, para a sua polpa, os valores na tabela abaixo:

valores tabela

* Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.500 calorias

Características medicinais dos coquinhos butiá

cacho de butiá

Foto – cacho de butiá

As propriedades nutricionais têm a ver com as características medicinais dos coquinhos butiá ou com suas propriedades funcionais, segundo um estudo sobre o butiá Yatay feito por Márcia Vizzoto, da Embrapa Clima Temperado de Pelotas.

Compostos Fenólicos Totais: 496,8mg/100g

Carotenóides Totais: 5,6mg/100g

Atividade Antioxidante: 5.558,79µg/g

Por outro lado, o butiá é considerado uma importante fonte de fibras e vitamina C e, como alimento “laranja”, é um fortalecedor do sistema imunológico, previne contra o envelhecimento das células, contra a cegueira, doenças cardíacas e câncer, segundo a nutricionista Juliane Freitag.

Especialmente indicado para você:

LICURI – O COQUINHO DA BAHIA QUE ALIMENTA E CURA

AÇAÍ: TODOS OS BENEFÍCIOS DESSA PAIXÃO NACIONAL




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...