Jasmim: tipos, usos medicinais, como fazer o chá


O jasmim, florzinha branca que, ao cair da noite, expande aroma anunciando sua presença é considerada no Oriente, um dos símbolos femininos da beleza e tentação. Mas, fora a presença física da flor, sua presença etérea é curativa.

O que é jasmim?

É chamada de jasmim toda planta do gênero Jasminum. As Jasminum originárias, nativas, são brancas, de pétalas pequenas e fortemente aromáticas, com um odor doce e penetrante que, para algumas pessoas, pode dar dores de cabeça sendo que para outras, relaxa e acalma.

Existe um único jasmim nativo amarelo, sem aroma, e algumas variedades de jasmins híbridos, de flores grandes, coloridas, como o jasmim-manga, por exemplo com cores que vão do amarelo ao rosado forte sempre sobre uma base branca.

Dentre as espécies mais populares de jasmim podem ser referidas essas:

jasminum azoricum

Jasminum azoricum, ou Jasmim-dos-açores

jasmim amarelo

Jasminum mesnyi, ou Jasmim-amarelo (sem aroma)

jasminum nitidum

Jasminum nitidum, ou Jasmim-estrela

jasminum officinale

Jasminum officinale, ou Jasmim-verdadeiro

jasminum polyanthum

Jasminum polyanthum, ou Jasmim-dos-poetas

Mas, caso seu interesse seja maior, conheça aqui a lista completa dessas flores.

No Brasil também chamam de jasmim, outras espécies

Basta ter as flores tubulares, de cinco pétalas e forte perfume para ser chamada de jasmim aqui no nosso país, mesmo que a planta não tenha nada a ver como o gênero Jasminum. Assim tem, aqui na terra, os jasmins não jasmim:

● Espécies do gênero Trachelospermum

Gardenia jasminoides – gardênia

Cestrum nocturnum – dama-da-noite

Quisqualis indica – jasmim-da-índia

Osmanthus fragrans – jasmim-do-imperador

● Espécies do gênero Gelsemium

● Madressilva

Veja o vídeo abaixo:

Uso medicinal do jasmim

O jasmim é usado na aromaterapia, por seu odor forte e adocicado, que estimula a libido – portanto, é reconhecido como um afrodisíaco. Porém, ele faz muito mais por quem o usa, tanto para a saúde mental quanto física:

● É um leve analgésico natural e relaxa a musculatura do pescoço apaziguando as dores de cabeça

Alivia sintomas da TPM e menopausa, a irritabilidade emocional, calores intensos e “nervos à flor da pele”

Cicatrização e regeneração da pele quando usado em casos de acne ou feridas em cicatrização

Ajuda a curar gripes e resfriados – age como antiinflamatório, antisséptico, analgésico e expectorante, aliviando os sintomas e acelerando a cura do corpo de gripes e resfriados.

Calmante e antidepressivo – acalma o cérebro tirando você dos pensamentos giratórios obsessivos, estimula o pensamento positivo.

●Tem ação equilibradora da produção hormonal, podendo ser usado positivamente na depressão pós parto e qualquer outra sintomatologia depressiva.

Como usar

● No difusor elétrico ou aromatizador: pingar 2 gotinhas e deixar o aroma se espalhar no ambiente.

Na roupa de cama: pingar 3 ou 4 gotinhas na sua roupa de cama antes de ir dormir para acalmar e ter sono tranqüilo, ou para apimentar a vida a dois.

Em cremes: acrescente 5 gotinhas do óleo essencial de jasmim em 60 gramas de creme de base neutra use como creme de massagem.

Em colar aromático: pingar 2 gotinhas de óleo essencial de jasmim em seu colar aromático (ou um chumaço de algodão, em um saquinho, dentro da sua bolsa), usar para acalmar a mente e atrair pensamentos positivos.

Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o uso medicinal do jasmim, leia aqui e mais este artigo, sobre seu uso no tratamento de problema hepáticos.

O chá de jasmim

cha

Bem, o conhecido chá de jasmim é feito com chá chinês (preto, verde, vermelho ou branco) puro, e flores secas do jasmim. É um chá aromático usado tradicionalmente na China, suave e agradável, que é ideal para os momentos de reencontro pois, com o aroma do jasmim, as boas conversas estarão garantidas e a ansiedade, apagada.

Mas, se preferir, faça o chá de jasmim somente com as flores frescas do seu jasmineiro pessoal – claro, confirme se aquilo que você chama de jasmim é mesmo um jasmim, certo? Com o chá puro de flores de jasmim você terá todos os benefícios do seu óleo essencial: aliviar o estresse, ansiedade, tensão e exaustão nervosa, favorece o sono tranquilo, é calmante. Em compressas, ajuda no tratamento de conjuntivite e problemas de pele. Usado para aliviar dores de cabeça e enxaqueca.

Como plantar jasmim

E, caso você pretenda cultivar um pé de jasmim em vaso, dê uma olhada neste vídeo abaixo – tem dicas interessantes.

Só não plante os jasmins que não o são perto da janela do seu quarto – seu odor intenso, durante a noite, pode prejudicar seu sono e causar dores de cabeça de origem alérgica.

Especialmente indicado para você:

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS

PARA ACABAR COM OS PIOLHOS: 6 REMÉDIOS NATURAIS

COMO E PORQUE ATRAIR MORCEGOS PARA O SEU JARDIM

CHÁ VERMELHO EMAGRECE? SIM, MAS QUANTO CONSUMIR?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...