Casca de Maçã: propriedades curativas


A gente bem sabe que é na casca que estão os melhores nutrientes das frutas. Falarei aqui sobre as propriedades medicinais, curativas, da casca de maçã sem esquecer, porém, dos agrotóxicos. Então, só use casca de maçã, realmente, orgânica.

A medicina popular conhece bm para que serve a casca da maçã – minha avó fazia chá da casca de maçã quando estava nervosa, ou para acalmar os netos. Era tiro e queda.

E dava chá da casca de maçã para meu avô quando ele tinha azia, má digestão, enfim, problemas gástricos que têm a ver, também, com os sistema nervoso.

Mas, vamos ver abaixo que a casca de maçã tem outras propriedades curativas para além de tratar, e muito bem, dos nervos nossos de cada dia e mais, que essas propriedades têm tudo a ver com pectina, fenóis, flavonoides e ácido ursólico.

A pectina – maravilhosa para:

Coração

A pectina (um polissacarídeo que une as paredes das células vegetais) que há, de monte, na casca de maçã é excelente para o controle de colesterol no sangue. Os polifenóis da casca de maçã ajudam a reduzir a oxidação das artérias. Então, casca de maçã é maravilhosa para proteger o sistema cardiovascular e reduzir o risco de doenças cardíacas como arteriosclerose e infartes.

Digestão

A pectina, ela é ótima mesmo, atua também na melhora da função digestiva pois, facilita a decomposição dos alimentos e diminui a ocorrência de prisão de ventre. Por essa mesma pectina, que abunda na casca de maçã (e também nas de peras e várias outras frutas) esse efeito se estende ao tratamento de gastrite, estufamento (sabe aquele inchaço abdominal horrível? esse!), diarreia (sim, serve tanto para tratar diarreia quanto prisão de ventre porque regula a função gastrointestinal), gases (gerados pela fermentação exagerada dos alimentos e trânsito lento dos mesmos) e dores de barriga (resultantes de gases, má digestão, prisão de ventre, etc).

O ácido Ursólico – poderoso contra:

A ação anti-inflamatória da casca da maçã é derivada do seu conteúdo em ácido ursólico que também é conhecido como “malol” e tem poderosa ação anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-bacteriana, anti-tumoral, anticancerígeno, antidiabético, antibiótico e, para completar, é um potente formador de músculos

E os fenois, polifenois e flavonoides?

Rejuvenesce

Não, claro que não rejuvenesce mas, sim, deixa a pele mais linda, limpa, enfim, e com aparência de mais jovem porque, os antioxidantes – quercetina, epicatequina e as procianidinas – ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, e dos tecidos internos, óbvio.

foto

A casca de maçã tem ação anticancerígena, sabia?

Há muito já são estudadas as propriedades anticancerígenas dos compostos fenólicos existentes na casca de maçã pois esta fruta é bastante rica – varia de 110 a 347 miligramas por 100 gramas de maçãs frescas. As maçãs também são ricas em outro grupo de componentes saudáveis: os flavonoides. E é a ação conjunta desses dois componentes, que abundam na casca das maçãs, que faz com que a ação anticancerígena seja tão efetiva.

Veja também, aqui e aqui, vários artigos muito interessantes sobre as propriedades medicinais da casca da maçã.

Higiene necessária das cascas de maçã

Mesmo as maçãs orgânicas precisam de uma boa higiene se você vai comer com casca ou usar a casca para chás, bolos ou outras receitas. Segundo o pessoal da nutrição, não basta lavar as maçãs em água corrente.”Para eliminar larvas, insetos e bactérias, coloque os alimentos de molho, por 15 (quinze) minutos, em uma solução com 1 (uma) colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Depois, lave em água corrente, passando uma escovinha pela casca para remover o excesso de agrotóxicos. Há nos supermercados água sanitária apropriada para higiene de frutas e legumes, é só ver na embalagem o desenho ou informações dizendo”.

Agora, se a maçã não é orgânica, dispense a casca, com pena mas dispense, para não estar engolindo junto uma montanha de compostos químicos cancerígenos, os agrotóxicos.

Talvez te interesse ler também:

COMO DEVEMOS COMER FRUTAS? COM OU SEM AS CASCAS?

CHÁ DE CASCA DE LARANJA – REMÉDIO DOS BONS PARA ENXAQUECA, COLESTEROL E MUITO MAIS

CASCA DE BANANA SERVE PARA MUITA COISA – PROBLEMAS DE PELE, POR EXEMPLO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...