Geleia Real – Todos os Benefícios Comprovados

  • atualizado: 
geleia real

O mel que as abelhas produzem é amplamente conhecido e utilizado. Mas poucos sabem que esses importantes insetos são responsáveis por outro produto, altamente nutritivo e saudável: a geleia real. Os benefícios para quem consome são muitos e vão desde deixar a pele mais bonita até prevenir doenças, como câncer, por exemplo. Por tudo isso vale muito a pena saber mais sobre a geleia real. Confira abaixo tudo sobre ela.

O QUE É GELEIA REAL

A geleia real é o alimento produzido pelas abelhas operárias para alimentar a abelha rainha.

Enquanto as operárias vivem cerca de 5 semanas, a rainha tem uma vida muito mais longa: de seis anos, aproximadamente. E parte dessa diferença se deve ao consumo dessa substância singular.

Feita com mel, pólen das flores e enzimas das glândulas da garganta das abelhas operárias, esse alimento é rico em: 

  • vitaminas
  • cálcio
  • ferro
  • proteínas, entre outros nutrientes.
 

OS BENEFÍCIOS DA GELEIA REAL

Tantos nutrientes tornam a geleia real um excelente aliado da saúde, beneficiando o corpo todo, de modo geral, segundo explica o especialista Lair Ribeiro.

Ele detalha que a geleia real tem tudo o que é preciso em termos nutricionais e, o fato de a abelha rainha viver cerca de 62 vezes mais do que as operárias só exemplificam ainda mais o poder da nutrição no organismo. Conheça abaixo um pouco de cada uma dessas vantagens:

  1. É boa para o cérebro – A geleia real contém uma substância chamada acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a saúde cerebral, que facilita no aprendizado, criatividade e poder de concentração. Por isso ela é recomendada para dar aquela fortalecida na saúde mental.
  2. É boa para a pele – Por ser rica em antioxidantes, a geleia real torna a pele mais saudável e bonita também. Isso por que combate a ação dos radicais livres, inibindo o desenvolvimento de doenças, além de auxiliar na renovação celular. Por ser rica em água mantém ainda a pele hidratada. Todos os nutrientes que a geleia real contém favorecem a elasticidade da pele, revigorando-a, protegendo-a e prevenindo o envelhecimento precoce.
  3. Previne o câncer e outras doenças – As propriedades antioxidantes da geleia real também a tornam um excelente aliado da prevenção de doenças, entre elas o câncer. Isso por que inibe a formação de células cancerígenas. A geleia real também tem poder anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico.
  4. É um energético natural – Os nutrientes da geleia real também a tornam um item alimentar essencial no restabelecimento de energia do organismo, combatendo a fadiga e o estresse.
  5. Fortalece os ossos – A geleia real ajuda na produção de colágeno pelo organismo, uma proteína essencial para o fortalecimento ósseo, e que tende a diminuir com a idade, o que favorece o aparecimento de doenças, como a osteoporose.
  6. Alivia sintomas da menopausa – Esse alimento também é útil para reduzir os sintomas da menopausa, como secura vaginal, dor de cabeça e incontinência urinária.
  7. Reduz o colesterol – Estudos apontam também que a geleia real pode auxiliar na redução do colesterol total no organismo.  
  8. Melhora a saúde sexual – Além de aumentar o desejo sexual como um todo, a geleia real equilibra os níveis hormonais e os ciclos menstruais e melhora a qualidade do espermatozoide, no caso dos homens.
 
 

USO INTERNO: COMO USAR GELEIA REAL

mel

A melhor forma de consumir a geleia real é na versão in natura, tendo em vista que somente assim todas as propriedades nutricionais desse alimento são aproveitadas em todo seu potencial.

No entanto, é possível consumi-la em cápsulas e comprimidos também.

Normalmente recomenda-se tomar 1g em jejum, uma vez ao dia, colocando-a embaixo da língua mas, o ideal mesmo é procurar um médico, nutricionista ou especialista em saúde para a recomendação correta, doses e forma de usar, para cada pessoa em particular.

USO EXTERNO: COMO USAR NA BELEZA

Além do uso interno, a geleia real também pode usada externamente para melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

Por conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo, a geleia real fortalece os fios, repondo a massa capilar.

No caso da pele, ela ajuda a dar sustentação, melhorando o aspecto e prevenindo problemas, como a acne.

Para utilizar a geleia real para esse fim, existem produtos no mercado que contém o produto, mas é possível ainda usá-lo in natura, em forma de máscaras caseiras para o cabelo e pele, entre outros.

COMO ANTIRRUGAS

Por apresentar tantos benefícios para a pele, evidentemente, existem receitas caseiras de produção de cremes faciais, que visam justamente aproveitar todas essas qualidades da geleia real.

Uma das formas de fazer esse cosmético natural é misturar a geleia, com cera de abelha, manteiga de cacau, óleo de gérmen de trigo, óleo de jojoba, óleo de abacate, água de rosas e água destilada e misturar. A receita completa você pode conferir aqui.

Recomenda-se passar esse creme duas vezes ao dia, antes de dormir e ao acordar, para prevenir as rugas, e melhorar o aspecto da pele, de modo geral.

FAÇA VOCÊ MESMO CREMES ANTIRRUGAS

CONTRAINDICAÇÕES

Embora seja benéfica, a geleia real também possui contraindicações, principalmente para quem possui hipersensibilidade ao mel e seus derivados.

O risco, nesse caso, pode ser leve, e resultar em problemas digestivos, e também pode ser grave, podendo levar, inclusive, à morte por choque anafilático.

Pessoas com insuficiência renal crônica também não devem consumir o produto.

O excesso no consumo pode ainda desencadear taquicardias e dores de cabeça.