Bacaba – Benefícios e modo de usar


Bacaba é Oenocarpus bacaba, também conhecida por bacaba-açu ou bacaba-verdadeira, é uma planta, uma palmeira, nativa da Amazônia mas pode ser encontrada também na floresta do Pacífico, no oeste da Colômbia.

É a palmeira da Amazônia central que mais produz frutos. Seus cachos pesam de 3 a 4 kg e possuem frutos de aproximadamente 3,0 gramas cada. São frutos de coloração vermelho-escuro a roxo e polpa branca cremosa, se parece com o açaí mas é menos popular que este.

Os frutos são ricos em fenóis naturais, especialmente em flavonóides.

Da polpa do fruto da palmeira bacaba faz-se um vinho, o vinho de bacaba. Este vinho (ou suco) é uma delícia servido gelado, misturado com açúcar, farinha de mandioca ou de tapioca.

Das sementes desta planta também se extrai um óleo com propriedades emolientes. Vejamos todos os seus benefícios.

OS BENEFÍCIOS DA BACABA

1. Seu óleo tem propriedades hidratantes, emolientes, é rico em ácidos graxos insaturados (ácido graxos linoleico e oleico), faz muito bem à pele. É nutritivo, revitalizante, antirrugas, antienvelhecimento precoce.

2. O óleo também faz bem aos cabelos.

3. O vinho de bacaba é calórico, rico em vitaminas e proteínas, ideal para quem quer engordar com saúde.

4. Mas é também uma poderosa e saudável fonte de energia para atletas e esportistas. 100g do produto fornece 212 quilocalorias.

5. A ingestão das frutas aumenta a defesa imunitária,

6. combate doenças cardiovasculares,

7. combate o câncer,

8. regula os hormônios.

9. A ingestão das frutas ajuda a aumentar a massa muscular devido ao seu alto teor de proteínas.

10. O alto teor de substâncias fenólicas em seus frutos faz da bacaba um coadjuvante do tratamento da diabetes e outras doenças relacionadas ao envelhecimento celular.

11. Ainda por conta de seus fenois naturais, o bacaba é um antioxidante poderoso.

12. Da bacaba também se faz um xarope usado para curar a tosse seca.

13. Suas fibras solúveis ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, combatendo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL).

14. Também é ótimo para regular o trânsito intestinal sempre por conta de suas fibras.

O SUCO DE BACABA

Não é uma coisa trivial fazer o suco (ou “vinho”) da bacaba. O vídeo abaixo mostra todo o processo, desde a colheita dos frutos na palmeira até a preparação caseira do suco. Muito interessante!

VALORES NUTRICIONAIS DO BACABA

Calorias 212,00 kcal

Proteína 3,12 g

Lipídeos Totais 19,80 g

Carboidrato 6,60 g

Fonte foto




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Paulo
    Publicado em 16/03/2021 às 6:14 pm [+]

    Gostaria de tomar o vinho de bacaba deve ser uma delícia aonde posso encontrar essa palmeira para plantar na minha cidade?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...