Saw palmetto – Faz bem para quê? Propriedades Medicinais e Benefícios


O Saw palmetto é uma palmeira pequena, originária do sudoeste norte-americano, muito usada na cura pelos povos autóctones da região para tratar problemas de próstata, bexiga e como tônico-sedativo.

É uma planta da família das Arecas, a Serenoa repens ou Sabal serrulata. Suas propriedades curativas já são bastante estudadas e comprovadas.

OS BENEFÍCIOS DO SAW PALMETTO

O Saw Palmetto é encontrado nas boas farmácias naturais, em cápsulas, sozinho ou misturado com Urtica dioica (urtiga) e Pygeum africanum (ameixa africana), muito indicado para tratar a hiperplasia benigna da próstata. Para este tratamento, da hiperplasia prostática, o saw palmetto é extensamente usado também na Europa.

Mas esta planta faz bem para muitas outras coisas.

SAW PALMETTO FAZ BEM PARA QUÊ?

● Queda de cabelos

● Tratar tumor benigno da próstata, Hiperplasia da próstata

● Desordens dos sistemas genital e urinário (inflamação, ruptura, entupimento de vias)

● Impotência sexual

● Aumentar a libido

● Afecção cutânea, eczema

AS PROPRIEDADES MEDICINAIS DA SAW PALMETTO

Esta planta tem as seguintes propriedades:

● Afrodisíaca

● Anti-seborréica

● Antiestrogênica

● Anti-edematosa e diurética

● Inibidora do crescimento das células prostáticas

● Rejuvenescedora sexual

Mas as suas propriedades curativas acima descritas, refletem as indicações de uso medicinal fitoterápico do extrato da fruta desta planta.

Os FRUTOS DO SAW PALMETTO SÃO RICOS EM:

saw palmetto frutosFonte foto

Os frutos do saw palmetto, pequenos coco arroxeados, de sabor doce, que amadurecem entre setembro e janeiro no hemisfério norte, são ricos em:

  • ácidos graxos livres esterificados (ácidos oléico, láurico e mirístico, palmítico, capróico, caprílico e cáprico),
  • hidrocarbonetos,
  • alcoóis terpênicos,
  • cicloartenol
  • esteróides (campesterol, beta sitosterol e estigmasterol), é de onde se extrai o medicamento usado em fitoterapia atualmente.

USO DO SAW PALMETTO NA HIPERPLASIA PROSTÁTICA

A ação do saw palmetto no tratamento da próstata tem a ver com o seu efeito antiandrogênico que bloqueia os receptores da DHT – dihidrotestosterona prostática, cujo acúmulo nos tecidos prostáticos causa a hiperplasia benigna, sem alterar o equilíbrio hormonal.

Também se constatam os bons efeitos inibitórios desta planta nos receptores estrogênicos, com um efeito anti-hormonal.

Os estudos mais referidos sobre esses efeitos são dos seguintes autores: 1. Stenger et-al 1982; Carilla et al. 1984; Gueller H. et al. 1985); 2. Muhlbauer S., 1991; Vahlennsieck W (Júnior) et al, 1993 e, 3. Elgharmri et al, 1969; Di Silvério et al, 1993.

Outro resultado do uso de saw palmetto resulta da ação antiedematosa (Regab et al, 1984; Ole Carreras J. 1987), na inflamação vascular da região (Emili E. et al, 1983; Bocca Fochi C. et al,1985).

DESORDENS DOS SISTEMAS GENITAL E URINÁRIO

O saw palmetto também é usado, por seus bons resultados, em outros problemas, desordens, dos sistemas genital e urinário, em homens e mulheres.

Tem dado bons resultados em casos de

  • inflamações
  • ruptura ou entupimento das vias urinárias
  • na impotência sexual, para o aumento da libido
  • em casos de micção noturna
  • para aumentar o jato urinário
  • em casos de infecções do trato urinário

COMO USAR O SAW PALMETTO

O uso do Saw Palmetto é indicado na dosagem de 160 mg (cápsula do extrato do fruto e óleo do fruto) tomada duas vezes ao dia.

CONTRAINDIÇÕES DE USO

Seu uso é contraindicado durante

  • a gestação
  • lactação
  • nas hiperplasias malignas de próstata e ovário (para não se mascarar ou atenuar sintomas de uma condição muito mais grave, sem que sejam tomadas outras medidas clínicas cabíveis)

EFEITOS COLATERAIS

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer quando se faz uso do saw palmetto e o mais frequente deles são os distúrbios gastrointestinais.

CONSULTE UM MÉDICO

Nunca se automedique. Consulte um médico ou um especialista em saúde para saber sobre as doses recomendadas para cada caso em específico.

Ainda que naturais, os medicamentos podem ser perigosos para saúde se combinados com outros medicamentos, naturais ou não (interação medicamentosa).

Consulte sempre um especialista para um uso útil e seguro de qualquer medicamento, mesmo que este seja homeopático ou fitoterápico.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. [email protected]
    Publicado em 07/06/2022 às 2:22 pm [+]

    [email protected]


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...