Turmalina: significado, tipos e como usar para obter benefícios


Há muito tempo que a turmalina é usada tanto por cientistas quanto por metafísicos. Semipreciosa em termos de joalheria, a turmalina tem propriedades curativas que têm atraído cada vez mais a atenção de quem quer que esteja buscando por um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

O que é turmalina. Tipos de turmalina

Em termos práticos, a turmalina é um mineral cristalino composto por elementos como potássio, alumínio, ferro, sódio, magnésio e lítio. A quantidade de cada um destes elementos definirá o aspecto e a cor final da turmalina.

Há alguns tipos diferentes de turmalina na natureza:

Turmalina Schorl

Estima-se que 95% das turmalinas sejam do tipo schorl (ou schorlita). São ricas em sódio e sua cor é geralmente preta ou azul-escuro

Turmalina Dravite

Estas turmalinas são geralmente marrons e possuem altas quantidades de magnésio

Turmalina Elbaite

Raras, as turmalinas deste tipo podem ser ricas em lítio, sódio e alumínio. Podem variar em amarelas, verdes, azuis ou mesmo rosas

Turmalina cogumelo (Mushroom)

Variedade extremamente rara, a turmalina cogumelo tem a forma que lembra a de um cogumelo. Tem esta forma de maneira natural desde a sua concepção na natureza.

Significado da turmalina

Proteção, limpeza espiritual e purificação. Estes são os significados que os místicos dão à pedra turmalina.

Antigos místicos conheciam bem os poderes surpreendentes das turmalinas.

As turmalinas pretas, do tipo Schorl, eram usadas pelos esotéricos e magos como proteção contra eventuais potestades espirituais malignas.

A turmalina é então considerada uma pedra xamânica capaz de lidar com adversidades energéticas.

Como usar a turmalina, benefícios e para que serve

Hoje em dia, além do evidente benefício que pode ser obtido na confecção de joias através da turmalina, também podemos usá-las em nossa recuperação energética.

Por seus polos serem facilmente ionizados, a turmalina também é largamente utilizada na indústria, como a de relógios.

Você precisará de uma turmalina preta para obter os benefícios que serão explicados:

turmalina 2

Turmalina para concentração

A turmalina é capaz de aumentar a concentração e colocar a mente em alerta. Para tal, enquanto estiver no seu ambiente de trabalho onde precise de concentração, basta segurar sua turmalina preta por cerca de 5 minutos para obter este benefício.

Turmalina contra a radiação

A turmalina tem características de polarização poderosíssimas que podem nos beneficiar. Para tal, basta deixarmos uma turmalina próxima de nós enquanto estamos ao computador ou mesmo falando a um telefone celular. A turmalina servirá como um escudo natural, atraindo e filtrando ondas eletromagnéticas e também radiação.

Turmalina para tratar o enjoo

Para fazer uso deste benefício, deite-se de barriga para cima e coloque a turmalina preta sobre a barriga, preferencialmente no umbigo. Fique com ela nesta posição por pelo menos 10 minutos para equilibrar os polos.

Usos diversos das turmalinas

O mero contato com a turmalina é o suficiente para clarear pensamentos, aliviar ataques de pânico, stress e outras condições emocionais. Para quem gosta de experimentar, também é possível utilizar a turmalina para os seguintes fins:

Equilíbrio e limpeza dos Chakras

Enquanto em meditação, você pode colocar uma turmalina sobre cada chakra do seu corpo. Elas limparão e liberarão todos os fluxos energéticos, trazendo os mais variados benefícios para a saúde.

Leia mais: SÍNDROME DO PÂNICO: COMO LIDAR COM ELA. DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

Turmalina contra vampiros energéticos

Querendo ou não, tem gente que parece sugar toda nossa vitalidade e também nossa energia. São os vampiros energéticos. Andar com uma turmalina no bolso ou mesmo em um colar é o suficiente para impedir que um vampiro energético roube toda sua disposição.

Turmalina para purificar ambientes

Há certos lugares que só de entrar já nos sentimos mal. Basta colocar uma turmalina em cada canto do cômodo e deixá-las lá. Com o passar dos dias as turmalinas darão conta de limpar toda a energia do ambiente, trazendo a sensação de bem-estar novamente.

Obtendo respostas das turmalinas

Há quem use a turmalina para obter respostas, e isso acontece desde antigamente. Envolva uma turmalina com a mão e mentalize uma situação de sua vida que necessite de resolução. Concentre-se por alguns minutos. A resposta surgirá na mente como um sopro da natureza.

Curiosidades sobre a turmalina

Ao esfregar uma turmalina com as mãos, você a carregará com eletricidade magnética. Isso pode ser comprovado ao aproximá-la de raspas de metal ou poeira do gênero. Você verá que a turmalina as atrairá para perto de si. Aliás, muito além do magnetismo físico, esfregar uma turmalina é também atrair boa sorte.

Assim, é possível dizer que a turmalina é um talismã natural, um filtro contra energias ruins e desequilibradas, sendo capaz de proteger o organismo e também a mente, trazendo os seguintes benefícios para você:

  • Melhora na concentração
  • Filtra poluições magnéticas e radiação
  • Protege contra mau-olhado
  • Protege contra vampiros energéticos
  • Purifica ambientes
  • Purifica e equilibra chakras
  • Trata dores localizadas
  • Melhora a saúde no geral

A origem das pedras

Existe um crescente comércio de pedras e cristais de cura por trás de uma indústria que nem sempre é o que parece.

Embora as turmalinas possam trazer diversos benefícios para o organismo e também para o ambiente, muito também a depender da crença de cada um, é importante que ela não seja adotada deliberadamente em substituição a tratamentos médicos.

Para o tratamento de doenças físicas ou psíquicas procure por aconselhamento de um médico ou profissional de saúde.

Tente se informar também sobre a origem da pedra que compra, pois podem ter sido obtidas através de exploração.

Leia também:

A CRUEL ORIGEM DAS PEDRAS E CRISTAIS QUE NINGUÉM QUER SABER 

RELAÇÃO DE PEDRAS E SEUS BENEFÍCIOS

MANDALA DE PEDRAS: COMO PINTAR LINDAS MANDALAS EM PEDRAS

QUARTZO ROSA USOS E BENEFÍCIOS

OBSIDIANA NEGRA E AMAZONITA: USOS E BENEFíCIOS 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...