Insônia? Conheça aqui ervas que vão te ajudar a dormir melhor


Distúrbios do sono, insônia, são comuns no mundo moderno. Não sei se o seriam antes da era industrial mas, sei que as ervas para ajudar a dormir, a tratar do sistema nervoso, já eram conhecidas dos nossos povos ancestrais.

Cada região do globo tem suas ervas preferidas e hoje, com a globalização, todos temos acesso relativamente fácil à estas. Veja aqui algumas boas ervas para te ajudar a dormir.

Porquê a gente tem insônia?

A insônia, mal dormir, pode ter causas diversas: cansaço mental, estresse, glicêmia elevada, uso de drogas e suplementos inadequados, alimentação inadequada e, óbvio, o estresse nosso de cada dia. Esse último fator é típico da nossa época de muita pressão sobre o indivíduo, quando a luta pela sobrevivência quase que se coloca ao nível de “ter de encontrar caça, para o almoço, numa estepe queimada pelo sol e sem alma viva que se veja“.

Muitos conseguem “matar um leão por dia”, a maioria, diria eu mas, geralmente é sobre esses que pesa a maior carga do estresse com seus altos níveis de cortisol e adrenalina. E aí o sono vai embora, foge da área.

Bom, mas para tratar da sua insônia, comece por observar o horário em que esta ocorre e que fatores antecedem seu acontecimento. Assim você poderá escolher a melhor erva para seu caso. E para melhores resultados em sua cura, aprenda aqui uma técnica fácil de meditação rápida, para se fazer em qualquer lugar.

Leia também: VOCÊ SABE COMO MEDITAR EM UM INSTANTE?

Ervas boas contra insônia

A insônia à noite ou no meio da madrugada acontece quando sua mente está à mil, hiperativa. Não damos conta de relaxar, desligar. Ou como efeito reverso do uso de computador e televisão em excesso. Então, mudar seus hábitos será fundamental.

Leia também, sobre essa mudança de hábitos, nesse nosso artigo: ESTRESSE É UM PESADELO QUE TEM CURA

Valeriana

para mentes aceleradas e com preocupações em excesso

A valeriana é um forte sedativo natural mas, nem a todos produz este efeito. Algumas pessoas podem ficar agitadas com o uso noturno da valeriana. Experimente com cautela. Mas, se você se der bem com valeriana, terá nela uma forte aliada para os momentos mais difíceis de sua vida.

Passiflora (Flor de Maracujá)

para quem acorda frequentemente no meio da noite

O maracujá, fruta, flor ou folhas, induz ao relaxamento mas, cuidado com altas dosagens pois abaixa demais a pressão arterial. Prefira tomar até 2-3 xícaras ao dia, ajustando a dose a seu organismo (de manhã, de tarde, de noite).

Leia também: PASSIFLORA CONTRA O ESTRESSE E DEPRESSÃO: ACALMA E RELAXA

Lúpulo

para reduzir a ansiedade

Lúpulo é ótima, que nem uma cervejinha de boa qualidade, geladinha, para relaxar. Aliás, é desta erva que se compõem as boas cervejas. Também pode-se usar o óleo essencial. Vale experimentar.

Magnólia

para relaxar e diminuir o nível de cortisol

Se você acordar no meio da noite, tome um chá de magnólia. Ou tome antes de dormir naqueles dias muito pesados, estressantes.

Withania

para tratar o estresse crônico e subir seu nível de energia

Withania é o ginseng indiano. Ajuda na regulagem do sono pois reduz os níveis de cortisol. Acaba com a ansiedade matinal, sabe qual, não é?

Ervas de uso geral em caso de problemas nervosos

Camomila

Use e abuse da camomila, em chá ou óleo essencial, em banhos ou compondo loção para passar no corpo. Para além do seu efeito calmante, camomila faz muito bem para a pele.

Leia também: CAMOMILA: PROPRIEDADES, USOS E CONTRAINDICAÇÕES

Kava kava

Uma pimenta da Polinésia, a kava-kava é um sedativo natural muito indicada em tratamentos fitoterápicos para ansiedade.

Lavanda

A mágica lavanda, ou alfazema como nós a conhecemos, é fundamental em qualquer tratamento que pretenda sanar seu sono, e alinhar seu espírito com o universo. Tome um chá de flores, sempre que se sentir nervosa e, passe óleo essencial no seu corpo, para manter seu equilíbrio anímico.

Mas, não tome nenhum chá de ervas por período prolongado – o corpo habitua e perde o efeito. Vá alternando, de semana em semana, é o melhor.

Talvez te interesse ler também:

EFEITOS DO ESTRESSE NO CORPO HUMANO

COMO RELAXAR NAS HORAS DE ESTRESSE NO TRABALHO?

LAVANDA, ALFAZEMA – ALGUNS USOS CURATIVOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...