Renas luminosas para evitar acidentes neste lugar selvagem da Terra


O que é isso? Brincadeira de criança, obra de vândalos, enfeite de Natal ou nenhuma das anteriores?

Nenhuma das anteriores. A foto mostra uma rena com chifres iluminados. Acontece que esses animais são frequentemente vítimas de acidentes, assim, na Escandinávia, uma das estratégias usadas para salvar as renas foi pintar seus corpos com tinta fluorescente.

Mas a estratégia não funcionou muito bem, como explica a revista Phys.Org

“Os motoristas muitas vezes confundiam renas com refletores com pessoas no escuro, pensando que não correriam para o meio da estrada quando vissem os faróis de um carro se aproximando”, disse Anne Ollila, diretora da Associação de Pastores de Renas da Finlândia.

Os números impressionam: na Finlândia, aproximadamente morrem por ano 4.000 renas nas estradas por atropelamento, portanto, alguma coisa precisava ser feita

Mas a tentativa de pintar os animais e usar refletores em seus corpos não foi o suficiente.

Depois disso, o governo finlandês passou ao uso da tecnologia: um aplicativo interativo para alertar a presença de renas nas estradas para que os motoristas reduzam a velocidade e evitem acidentes.

A ideia é salvar pelo menos algumas das 300.000 renas que vagueiam livremente pelas regiões selvagens da Lapônia, considerada a última região selvagem europeia.

Renas são animais maravilhosos.

Saiba mais sobre elas e sobre outras iniciativas para evitar os acidentes que matam, toda hora e em todo lugar, os animais nas estradas. Inclusive no Brasil.

Clique nos links abaixo:

Fonte foto: Anne Ollila




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...