O primeiro trem solar do mundo em funcionamento


Admirar a paisagem a bordo de um trem alimentado exclusivamente pela energia solar. Já pensou que coisa mais incrível? O serviço ferroviário da Byron Bay Railroad Company foi oficialmente aberto em 16 de dezembro, na Austrália.

Este não é o primeiro trem solar do mundo, mas é um dos poucos em operação. O trem é alimentado por painéis fotovoltaicos flexíveis de 6,5 kW e uma série de acumuladores, ou seja, baterias (77kWh) capazes de economizar energia e torná-lo disponível em momentos em que a luz solar estiver menor ou ausente.

A Byron Bay Railroad Company restaurou um antigo trem abandonado, consertando também três quilômetros de linhas ferroviárias e uma ponte para fornecer uma solução sustentável de transporte público para residentes e visitantes.

Tudo sem nenhum custo para os contribuintes australianos, e esta é uma iniciativa privada! Os painéis curvos especialmente projetados estão localizados no teto do trem e geram a quantidade de eletricidade necessária para que ele funcione durante um dia inteiro, carregando as baterias enquanto isso. No mais, o sistema de travagem regenerativa “regen” recupera cerca de 25% da energia gasta sempre que os freios são utilizados.

Em caso de ausência prolongada de luz solar, as baterias de bordo podem ser carregadas a partir da rede elétrica usando eletricidade 100% limpa fornecida pela Enova Energy, um revendedor local de energia.

As baterias a energia solar também são projetadas para o funcionamento de todos os outros sistemas, incluindo a alimentação da tração, iluminação, controle e compressores de ar.

“Nossa intenção original era a de fazer rodar um trem a diesel antes de convertê-lo em energia solar, mas com o desenvolvimento acelerado da tecnologia neste setor, tornou-se tecnicamente possível converter o trem antes de seu primeiro percurso no Byron Bay” lê-se no site oficial.

O veículo se desloca para a cidade costeira de Byron Bay, em Nova Gales do Sul, ao longo da linha Murwillumbah, entre Sydney e Brisbane. Esta região representa um esquema de assentamento único, formado por inúmeras aldeias, cidades e vilarejos ao longo de rios: ao todo são cerca de 300 localidades que criam uma grande comunidade regional.

São disponíveis gratuitamente 100 lugares sentado, outros lugares em pé, acesso para cadeiras de rodas e depósito para bagagens e bicicletas, carrinhos e pranchas de surfe.

Como o serviço não é subsidiado pelo governo, o calendário de partida será revisado de tempos em tempos com base na demanda do público. Os serviços começam na estação de Byron Beach às 8h, com o último comboio partindo às 22h.

Um dos meios menos poluentes já existentes, é agora ainda menos!

Muito legal!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...