Ansiedade: verificar o e-mail com muita freqüência aumenta o estresse


Escravos do e-mail? Atenção à saúde, porque verificar o email muitas vezes ao dia pode causar ansiedade e estresse. Enquanto, ao contrário, ficar longe do e-mail ou usá-lo com sabedoria e moderação, ajuda a aliviar a tensão.

Isto é o que foi confirmado por um novo estudo realizado por especialistas da University of British Columbia, e publicado na revista científica Computers in Human Behavior com o título de “Checking email less frequently reduces stress“.

Os participantes do estudo que verificaram a caixa de entrada do e-mail, apenas três vezes por dia, relataram sentir-se menos estressados, em geral, do que aqueles que verificavam o-email constantemente.

À uma parte dos voluntários – incluindo alunos, analistas financeiros e médicos – limitou-se a verificação de e-mail a 3 vezes por dia durante uma semana. Os outros tiveram que verificar o e-mail sempre que podiam (aproximadamente o mesmo número de vezes que costumavam verificar antes do experimento).

Estas instruções foram então invertidas para os dois grupos de participantes durante a semana seguinte. Durante os períodos de estudo, os participantes também responderam a curtos questionários diários, que incluíam informações sobre os seus níveis de estresse.

Nossos resultados mostraram que as pessoas se sentem menos estressadas quando verificam a caixa do e-mail com menos frequência“, disse Kostadin Kushlev, autor do estudo e estudante de doutorado no Departamento de Psicologia da UBC.

No entanto, mudar este tipo de comportamento pode ser fácil de falar e difícil de fazer. “A maioria dos participantes do nosso estudo achou muito difícil verificar o e-mail apenas algumas vezes ao dia”, explicou Kushlev. “As pessoas acham que é difícil resistir à tentação de checar e-mail. Mas resistir à essa tentação, reduz o estresse.”

A inspiração de Kushlev para o estudo veio de sua experiência pessoal com a sobrecarga de e-mail. “Agora eu verifico meu e-mail em blocos várias vezes ao dia, em vez de constantemente responder às mensagens que chegam. E eu me sinto melhor e menos estressado.”

O especialista também observa que as empresas podem ajudar a reduzir o estresse dos funcionários, incentivando-os a verificar o e-mail em horários programados em vez de chamar constantemente a sua atenção para as mensagens recebidas.

Com quanta frequência você costuma verificar seu e-mail? O que você acha desta pesquisa? O e-mail, ou a necessidade de respondê-lo, pode ser um estresse?

Leia também:




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...