Gostosura ou travessura e outras brincadeiras para o Halloween


É muito comum vermos em filmes hollywoodianos cenas que contam sobre a tradicional festa do Halloween ou do Dia das Bruxas.

Gostosura ou travessura – Que brincadeira é essa?

O Halloween é uma festividade popular da cultura do Reino Unido e dos Estados Unidos na qual crianças e jovens fantasiados vão às casas de seus vizinhos pedindo Trick or treat, expressão em inglês que significa “doces ou travessuras”.

Já esperando pelas batidas na porta, os vizinhos dão para as crianças vários tipos de doce (balas, chicletes, pirulitos, cookies) em formatos de fantasma, bichos peçonhentos, abóbora, morcego. Entretanto, os vizinhos podem ser “presenteados” com as travessuras infantis, caso não lhes ofereçam doces. As travessuras são brincadeiras como dar sustos, jogar spray de espuma na frente da casa ou tocar a campainha da casa por várias vezes. Dependendo do vizinho, a travessura por ser mais travessa, como jogar farinha no carro ou bombardear a sua casa com ovos!

A Origem do Halloween

O Halloween, embora muita gente ache que é originário dos Estados Unidos, tem suas raízes no Reino Unido. O nome é derivado da expressão “All Hallows’ Eve”: hallow” é um termo antigo para “santo” e “eve” significa “véspera”. Até o século 16, a expressão se referia à noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Diz uma lenda que o Halloween nasceu na Irlanda, onde um homem organizava uma procissão para arrecadar oferendas de agricultores para que as suas plantações não fossem amaldiçoadas.

Na cultura celta, acreditava-se que, para afastar espíritos malignos, devia-se deixar comida para eles. Esse ritual foi sendo alterado no decorrer do tempo para uma outra prática: mendigos passaram a pedir comida em troca de orações a familiares mortos, já que era comum mendigos carregarem os caixões dos mortos. Como dissemos, essa história é uma lenda e, como tal, deve ter sido adulterada com uma dose de terror para a data.

Outra explicação para a origem do Halloween vem da tradição de celebrar o Dia dos Mortos. Era comum, há alguns anos, pedir aos vizinhos o bolo das almas (soul cake), feito de uma mistura de pão e groselha. Diz a lenda que quem ganhasse o bolo das almas deveria fazer uma oração ao morto para ajudá-lo a ir para o céu.

Embora existam várias histórias sobre a origem do Dia das Bruxas, mas a mais difundida é a sobre o festival celta Samhain, celebrado na Irlanda, Escócia e Ilha de Man.

Dicas para a Festa da Criançada

Embora o Halloween não seja uma festividade originária de nosso país, foi sendo incorporada pelos brasileiros devido à penetração massiva da cultura estadunidense no Brasil.

Se você quer preparar uma festa para a criançada no dia 31 de outubro, confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a garantir a diversão delas.

FANTASIA

Prepare fantasias “assustadoras” de bruxas, monstros, fantasmas ensinando que é tudo de mentira, lendas, e conte histórias de terror (não muito aterrorizante para as crianças). Conte também sobre a origem da festa e do seu significado.

CAÇA AOS DOCES

Organize uma caça aos doces espalhando sacolinhas cheias de doces pela casa e deixe as crianças procurarem por elas. É importante que ninguém fique sem doce.

“NO CALDEIRÃO DA BRUXA TEM…”

Sentados em círculo, as crianças devem completar a frase com um item assustador.

LANTERNAS

Faça lanterninhas junto com as crianças para que, ao anoitecer, elas brinquem no escuro de assustar umas às outras.

CORRIDA DE MÚMIAS

Use papel higiênico (baratinho) para enrolar as crianças. Parecendo múmias, elas podem brincar de pega-pega.

MAÇÃS NA BACIA

Encha uma bacia grande com água e coloque dentro maçãs. Cada criança deve pegar a maçã com os dentes e retirá-la da água. Esta é uma brincadeira de tradição norte-americana.

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO

Comece a contar uma história de terror e cada criança dará prosseguimento à história.

DANÇA

Que tal deixar as crianças dançarem Thriller do Michael Jackson e outras músicas com essa temática?

MAQUIAGEM

As crianças adoram se maquiar. Que tal deixar elas se maquiarem umas às outras?

TEATRO

Algumas crianças gostam de representar personagens. Que tal deixar elas soltarem a fantasia e se reinventarem como seres misteriosos e mágicos?

Use a criatividade junto com as crianças e procure vocês mesmos fazerem as brincadeiras.

Lembrando que, na mesma data, aqui no Brasil, é celebrado o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro!

A Festa dos Adultos

Se você quer curtir o Halloween somente entre adultos, veja o que dá pra fazer para entrar no clima misterioso das bruxas:

1. Contar histórias de terror entre adultos. Pode ser em roda, cada um conta uma.

2. Organizar uma sessão de filmes de terror em casa (para quem curte, claro!) E são tantos os filmes que vocês poderão ver…do clássico Frankenstein ao saudoso O Corvo dos anos 90 passando pelos mais atuais como o Crepúculo, por exemplo).

3. Música Dark e Gótica para todos. Bandas como Depeche Mode, Bolshoi, The Mission, Joy Division, The Cure, Bauhaus, Sisters of Mercy entre tantas outras, podem ser o gênero ideal para uma festa do Halloween. Som na caixa e diversão garantida.

4. Comidinhas e decoração para entrar no clima. Um clima aconchegante e misterioso para receber os amigos vai fazer do 31 de Outubro um dia de festa diferente.

Para quem gosta, o lance é aproveitar e soltar as bruxas de dentro de si!

Talvez te interesse ler também:




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...