Hortênsia, uma flor com significado espiritual


A hortênsia, cujo nome científico é Hydrangea macrophylla pertence ao gênero Hydrangea. Esta planta é nativa do Japão e China, mas atualmente é cultivada em várias as regiões temperadas e subtropicais do mundo. O Japão é um país onde a hortênsia é encontrada de forma abundante, à partir do início do verão, período marcado pela incidência da chuva.

Um dos locais do Japão que existem muitas hortênsias é na cidade de Kamakura, principalmente nos templos Tokeiji e Meigetsuin.

A hortênsia contém um princípio ativo, o glicosídeo cianogénico hidrangina, que a torna venenosa, se ingerida em grandes quantidades. Este veneno causa cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma, por isso em locais com crianças e animais, requer certos cuidados.

PLANTAS TÓXICAS PERIGOSAS PARA NOSSOS PET’S

Onde há hortênsias existe beleza e uma atmosfera de encantamento, pois, esta planta dá suas flores em abundância e de forma vigorosa e harmoniosa.

Para ampliar mais o conhecimento sobre essa linda flor, serão passados os seguintes tópicos:

{index}

Os diversos tipos de hortênsia

A hortênsia produz dois tipos de flores:

  • as centrais, desprovidas de pétalas bem desenvolvidas
  • as periféricas, com grandes pétalas coloridas.
  • A floração da hortênsia dura do início do verão ao início do inverno, até a queda das folhas.

A cor das flores varia entre tons de rosa, azul ou roxo, em função do nível de pH delas.

Para se obter essa variedade de cores das flores das hortênsias é necessário plantá-las em variados tipos de solos, com diferentes níveis de ph, dos mais alcalinos aos mais ácidos.

Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto em solos alcalinos são cor-de-rosa.

O Significado do Nome

O nome Hortênsia deriva do latim, que significa literalmente “jardineira”, “aquela que cultiva hortos“.

Esse nome e seu significado se relaciona com vigor, beleza e juventude, qualidades associadas à tudo que nos remete o ato de cultivar plantas e cuidar de jardins.

Significado Espiritual da Hortênsia

A hortênsia é símbolo de devoção, coragem, determinação, dignidade, pureza de sentimento e elevação espiritual.

De um lado, a hortênsia é associada à exuberância, devido a sua elegância e abundância de pétalas e, por outro, tem relação com o estado da gratidão e prosperidade.

Devido as várias cores que pode assumir de acordo com as variações que ocorrem no lugar onde é cultivada, esta flor é vinculada à inovação, adaptabilidade, versatilidade, inconstância e transformação.

Lenda com a Hortênsia

O rei Luís XIV da França, gostava muito de flores e, no ímpeto de renovar o ambiente do palácio, ordenou que fosse feita uma expedição com o objetivo de ir em busca de novas espécies de flores.

Na tripulação da expedição havia um jovem frágil.

Este jovem e seus companheiros de tripulação forma capturados pelos nativos, nas costas brasileiras. O jovem com esperteza conseguiu escapar e libertar seus companheiros.

Os tripulantes franceses escaparam com vida, graças ao jovem, que na verdade era uma mulher, chamada Hortênsia, que se disfarçara, para entrar no navio e viajar na expedição.

Hortênsia e a tripulação retornaram são e salvos para a França, levando as espécies de flores solicitadas pelo rei.

Ao tomar conhecimento do ato de coragem de Hortênsia, o rei a homenageou colocando o nome dela em uma das novas espécies de flores que haviam encontrado e trazido, através da expedição.

hortensia 2

Significado de Tatuagem com Hortênsia

As tatuagens com flores são inspiradoras, poéticas, lindas, românticas, singelas, exuberantes, predicados não faltam por tudo que remetem, mesmo que na forma de tattoo.

Em geral, as flores representam vitalidade, beleza, alegria, pureza e renovação, tudo isso associado ao desabrochar delas e ao astral que conferem ao ambiente.

Outra aspecto relacionado ao significado e simbolismo das flores, que é interessante saber antes de fazer uma tatuagem, é a respeito das cores.

CORES DAS FLORES E SEUS SIGNIFICADOS:

brancas: pureza, paz e transformação interna

vermelhas: vitalidade, força e energia

amarelas: alegria, positividade e prosperidade

rosas: amor, sinceridade e expressão da Alma

azuis: devoção, quietude, espiritualidade e fé

roxas ou violeta: dignidade, mistério, plenitude e realização espiritual

ALERTA: As tatuagens fascinam, pelos seus desenhos, arte e criatividade, mas é importante saber em prol da saúde, que fazê-las de forma abusiva pode fazer mal ao organismo, pois, as tintas usadas são tóxicas e podem gerar distúrbios e doenças.

Leia mais: TATUAGENS: EXISTEM RISCOS PARA A SAÚDE?

A Hortênsia nos Recorda da Importância da União

A apreciar um jardim cheio de hortênsias, o que chama mais a atenção é a abundância resultante da comunhão de folhagens e flores, dessa planta.

A própria flor da hortênsia é a união de minúsculas florzinhas, que em conjunto se tornam grandiosas e exuberantes.

Dessa forma, a hortênsia nos lembra que onde existe união e harmonia, há abundância!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...