O que é TAO e como seus ensinamentos podem beneficiar nossas Vidas


“Tao” significa “caminho”, e faz parte de várias filosofias e religiões chinesas, mas é base filosófica, principalmente do Taoismo, conhecimento que se relaciona à fonte, à dinâmica e à força que há em tudo que existe.

A principal obra do Taoismo é o Tao Te Ching, um livro que contém os ensinamentos atribuídos a Lao Tse, juntamente com os escritos de Zhuangzi, formam o alicerce filosófico dessa religião oriental.

Ao longo do tempo, surgiram várias escolas Taoistas que misturaram ensinamentos e práticas anteriores ao Tao Te Ching – como, por exemplo, as teorias da Escola dos Naturalistas, que abordam os conceitos do Yin-Yang e o dos cinco elementos da Natureza.

As tradições e os fundamentos taoistas ressaltam, como base para uma vida com equilíbrio e sabedoria, as seguintes condutas:

  • a serenidade
  • a não ação
  • o vazio
  • o domínio dos desejos
  • a simplicidade e a espontaneidade
  • a contemplação da natureza
  • os Três Tesouros: compaixão, moderação e humildade

Vários ensinamentos espirituais da China Antiga têm influência do Taoismo, tais como:

  • Alquimia chinesa, especialmente Nei dan (Elixir Interior)
  • Astrologia chinesa
  • Zen-budismo
  • Diversas artes marciais
  • Medicina tradicional chinesa
  • Feng Shui
  • Vários estilos de Giqong

Além da China, o Taoismo faz parte da vida das sociedades do leste da Ásia.

Após a obra dos sábios Lao Tse e Zhuangzi, a literatura do Taoismo cresceu e passou a ser compilada na forma de cânone, o Daozang, que, por vezes, era publicado por ordem do Imperador da China.

Ao longo da história chinesa, o Taoismo foi por várias vezes decretado como religião oficial do Estado. Após o século XVII, o Taoismo perdeu sua força na China. Nas primeiras décadas da República Popular da China e durante a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung, o Taoismo era combatido pelo governo.

Hoje em dia, é uma das cinco religiões reconhecidas pela República Popular da China e tem seguidores em todo o mundo.

Para compreender o que é o Taoismo e o que abrange o TAO, serão explicados os seguintes temas:

{index}

História do Taoismo

Tradicionalmente, o Taoismo é atribuído às seguintes fontes principais:

  • A mais antiga, o mítico “Imperador Amarelo”, que viveu entre 2697 a.C. e 2597 a.C
  • O livro de aforismos místicos Tao Te Ching, escrito por Lao Tse.
  • Os trabalhos do filósofo Zhuangzi (369 a.C.-286 a.C.)
  • Outros livros, como o Tratado do Vazio Perfeito, de Liezi e a compilação Huainanzi.
  • O antigo I Ching, “O Livro Das Mutações”, é tido como uma fonte extra do Taoismo.

Aspectos do Confucionismo, Taoismo e do Budismo foram sintetizados e fusionados, posteriormente, através da escola neoconfucionista.

Durante o século XVIII, foi construída a Biblioteca Imperial Chinesa que excluiu praticamente todos os livros Taoistas. No início do século XX, o Taoismo tinha caído tanto, que apenas permaneceu uma cópia completa do Daozang, no Mosteiro Nuvem Branca, em Pequim.

A filosofia taoísta, com o passar do tempo, foi atraindo vários seguidores pelo mundo. Genghis Khan, Imperador Mongol, apreciava a filosofia taoísta e durante as primeiras décadas, da dominação mongol na China, o Taoismo teve sua expansão entre os séculos XIII e XIV.

A partir desse fato, muitas escolas Taoistas tradicionais surgiram em várias partes do mundo.

Atualmente, a religião possui cerca de três mil monges e aproximadamente 20 milhões de adeptos em todo o mundo, sendo muito popular em Hong Kong, onde existem 360 templos taoístas.

tao simbolo

Significado do TAO

O Taoismo é associado ao diagrama do Taiji, o símbolo do Yin-Yang. O ideograma Tao significa “via” ou “caminho”, com um significado profundo e abstrato para a religião e filosofia chinesa.

TAO é o que há de mais profundo e misterioso na realidade e tem relação como fluxo e essência da Vida.

É tudo que existe.

O TAO é o Caminho, o caminhante e a caminhada.

Segundo o Tao Te King: o TAO “age sem agir”. O TAO é natural!

Filosofia Taoista

Segundo a Sabedoria Taoista, agir e fluir, de acordo com a natureza, com sutileza, é melhor do que usar a força. A fonte mais profunda, em nós, é a que verdadeiramente nos guia para nossa interação pessoal com o Universo.

O desejo bloqueia nossa compreensão do Caminho.

Moderar o desejo gera clareza, lucidez e contentamento. Para o Taoismo o desejo gera insatisfação humana, pois, quando um desejo é satisfeito, outro, mais ambicioso, surge em seu lugar.

De acordo com a filosofia Taoista, a vida deve ser apreciada como ela é, em lugar de forçá-la a ser o que não é, por isso, não se deve desejar nada, “nem mesmo não desejar”.

A visão Taoista expressa que fazemos parte de uma Unidade, que se manifesta na diversidade e está em constante movimento e transformação, dessa forma tudo é é expressão da vida, em seu fluxo natural. O Dualismo, segundo o Taoismo, é a manifestação dos princípios básicos e das duas forças que regem o mundo: Yin e Yang e delas advém:

  • masculino e feminino
  • luz e sombra
  • attivo e passivo
  • movimento e quietude

A filosofia Taoista nos dá a compreensão que refletir sobre a natureza da vida, pode nos ajudar a influenciar o mundo de forma positiva. De acordo com o Taoismo, a sabedoria está em confiarmos em nossa natureza íntima, em vez de nossa racionalidade que vê problema em tudo.

O Tao Te Ching representa a escritura dos ensinamentos Taoistas, escrito por Lao Tse, no período entre 350 e 250 a.C. Essa obra não é tematicamente ordenada, entretanto, os principais temas do texto giram em torno da natureza do TAO e como alcançá-lo.

O TAO é inominável e realiza grandes coisas através das pequenas.

O sábio Taoista Zhuangzi

yin yang

A obra Zhuangzi é tradicionalmente atribuída ao sábio taoista, de mesmo nome. Zhuangzi também aparece como um personagem na narrativa do livro. O Zhuangzi contém prosa, poesia, humor e disputa. Entre os personagens das histórias do Zhuangzi, está Lao Tse, o autor do Tao Te Ching, bem como Confúcio, outro sábio chinês.

Religião Taoista

Lao Tse abordou o Taoismo em sua obra Tao Te Ching como um ensinamento filosófico. Cerca de mil anos depois da sua morte, surgiu um corpo de doutrinas e de práticas religiosas e culturais que deu forma à religião Taoista.

A religião Taoista conserva aspectos principais da filosofia de Lao Tse, com acréscimo de ideias e práticas do Budismo. Os fundamentos dos cinco elementos e da Alquimia Chinesa. Muitas versões antigas da medicina tradicional chinesa tiveram como origem o pensamento Taoista.

O Taoismo no Brasil

No Brasil, existem vários ramos ligados ao Taoismo, tanto no aspecto religioso quanto no filosófico. Um desses é representado pela Sociedade Taoista do Brasil.

A Sociedade Taoista do Brasil foi instituída no Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 1991, com o objetivo de divulgar o ensinamento do Taoista, em todas as suas várias formas de expressão:

  • religiosa
  • filosófica
  • científica
  • cultural

Para isso, são utilizados vários meios, como:

  • As práticas que promovem a boa saúde física e mental.
  • O estudo de clássicos escritos pelos grandes mestres do Taoismo.
  • Atividades místicas que restauram a ordem interna, como por exemplo, meditação, como caminho de autotransformação e elevação espiritual.

Viver de acordo com o TAO

A espontaneamente é o TAO, por isso, “faz tudo ao fazer nada”. O TAO produz tudo e é o que o sustenta. Ele surge e age, espontaneamente. Tudo que faz parte da Criação tem o seu modo espontâneo e natural de ser. Todos podem ser felizes, desde que evoluam de acordo com a sua natureza, com o que é natural.

São as modificações nas suas naturezas que causam a dor e o sofrimento. O artificial se opõe ao TAO.

A maneira de viver Taoista:

Se vivermos de acordo com a natureza e pararmos de nos deixar levar pelos condicionamentos aprendidos, que vão contra ela, conseguiremos fazer tudo o que é possível, com o mínimo esforço. Deixamos a Vida seguir o seu curso natural. Não fazemos nada, mas nada fica por fazer.

O TAO é:

  • O caminho da espontaneidade natural
  • A totalidade da Vida
  • A naturalidade de cada ser e elemento da Criação
  • É nada e tudo, ao mesmo tempo
  • É a ação com a não ação

O TAO é a origem e o que permeia e sustenta toda a Criação. No TAO, tudo tem seu modo natural de ser. Só há felicidade quando se respeita o fluxo natural da Criação. As modificações e interferências na natureza de tudo que é Vida, é o que desencadeia dor e sofrimento na existência.

Para se ter uma ideia do Conteúdo do Tao Te Ching, seguem dois trechos contidos nesse livro:

Texto do Tao Te Ching-Capítulo 48:

Na busca pelo conhecimento, todo o dia algo é acrescentado. Na prática do Tao, todo dia algo é eliminado. Cada vez menos é feito, até alcançar o estado da não-ação. Quando nada é feito, nada fica por fazer.

O verdadeiro domínio é deixar a Vida seguir seu curso natural, sem interferência, maipulação e controle.

Texto do Tao Te Ching-Capítulo 11:

Trinta raios convergem para o meio de uma roda, mas é o buraco em que vai entrar o eixo que a torna útil. Molda-se o barro para fazer um vaso, é o espaço dentro dele que o torna útil.

Fazem-se portas e janelas para um quarto, são os buracos que o tornam útil. Por isso, a vantagem do que está lá, assenta exclusivamente na utilidade do que lá não está.

Mensagem: TAO – A Sabedoria do Silêncio Interno

Neste vídeo, Padrinho Zé Ricardo narra o texto Taoista sobre a Sabedoria do Silêncio Interno, ouçam e boa reflexão!

Segue também na forma escrita, o Texto Taoista narrado no vídeo:

A sabedoria do silêncio interno

Fale apenas quando for necessário. Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixas sair uma palavra, deixas sair ao mesmo tempo uma parte de seu ‘Chi’ (energia). Desta maneira, aprenderás a desenvolver a arte de falar, sem perder energia.

Nunca faças promessas que não possas cumprir. Não te queixes, nem utilizes em teu vocabulário, palavras que projetem imagens negativas porque se produzirão ao redor de ti, tudo o que tenhas fabricado com tuas palavras carregadas de ‘Chi’. Se não tens nada de bom, verdadeiro e útil à dizer, é melhor se calar e não dizer nada.

Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O próprio Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque o universo aceita sem condições nossos pensamentos, nossas emoções, nossas palavras, nossas ações e nos envia o reflexo de nossa própria energia, através das diferentes circunstâncias que se apresentam em nossas vidas.

Se te identificas com o êxito, terás êxito. Se te identificas com o fracasso, terás fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo de nossa conversa interna.

Aprende a ser como o Universo, escutando e refletindo a energia, sem emoções densas e sem prejuízos. Porque sendo, como um espelho, sem emoções aprendemos a falar de outra maneira. Com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com suas opiniões pessoais e evitando que tenha reações emocionais excessivas, simplesmente, permite uma comunicação sincera e fluida . Não te dês muita importância e sejas humilde, pois quanto mais te mostras superior, inteligente e prepotente, mais te tornas prisioneiro de tua própria imagem e vives em um mundo de tensão e ilusões.

Sê discreto, preserva tua vida íntima, desta forma te libertas da opinião dos outros e terás uma vida tranquila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o ‘TAO’.

Não entres em competição com os demais, torna-te como a terra que nos nutre, que nos dá o necessário. Ajude ao próximo à perceber suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos.

Tem confiança em ti mesmo. Preserva tua paz interior, evitando entrar na provocação e nas trapaças dos outros.

Não te comprometas facilmente. Se agires de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação, vais criar complicações. As pessoas não têm confiança naqueles que muito facilmente dizem “sim”, porque sabem que esse famoso “sim”não é sólido e lhe falta valor.

Toma um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta a ti e só então tome uma decisão. Assim desenvolverás a confiança em ti mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabes ou não tenhas a resposta à uma pergunta que tenham feito, aceite o fato. O fato de não saber é muito incômodo para o ego porque ele gosta de saber tudo, sempre ter razão e sempre dar sua opinião muito pessoal. Na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe. Evite julgar ou criticar.

O ‘TAO’ é imparcial em seus juízos, não critica a ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julgas alguém, a única coisa que fazes é expressar tua opinião pessoal e isso é uma perda de energia, é puro ruído.

Julgar é uma maneira de esconder tuas próprias fraquezas. O Sábio a tudo tolera, sem dizer uma palavra.

Recorda que tudo que te incomoda nos outros é uma projeção de tudo que não venceu em ti mesmo. Deixa que cada um resolva seus problemas e concentra tua energia em tua própria vida.

Quando tentas defender-te, na realidade estás dando demasiada importância às palavras dos outros, dando mais força à agressão deles. Se aceitas não defender-te estarás mostrando que as opiniões dos demais não te afetam, que são simplesmente opiniões e que não necessitas convencer aos outros para ser feliz.

Teu silêncio interno o torna impassível. Faz uso regular do silêncio para educar teu ego, que tem o mal costume de falar o tempo todo. Pratique a arte do não falar. Toma um dia da semana para abster-se de falar. Ou pelo menos algumas horas no dia, segundo permita tua organização pessoal. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado, ao invés de tentar explicar com palavras o que é o TAO.

Progressivamente, desenvolverás a arte de falar sem falar e tua verdadeira natureza interna substituirá tua personalidade artificial, deixando aparecer a luz de teu coração e o poder da sabedoria do silêncio. Graças a essa força, atrairás para ti tudo que necessitas para tua própria realização e completa liberação. Porém, tens que ter cuidado para que o ego não se infiltre…

O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se teu ego se impõe e abusa desse Poder. o mesmo Poder se converterá em um veneno e todo teu ser se envenenará rapidamente.

Fica em silêncio, cultiva teu próprio poder interno. Respeita a vida dos demais e de tudo que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-te em teu próprio Mestre e deixa os demais serem o que são ou o que têm a capacidade de ser. Dizendo em outras palavras, viva seguindo a vida sagrada do TAO.

Reflexão: O Silêncio Fala

Deu para perceber como o Silêncio Interno é fundamental para estarmos conectados e em harmonia com o TAO?

Para mais uma reflexão e apurarmos nossa compreensão, sobre o TAO, segue uma mensagem, em vídeo, sobre o SILÊNCIO (Não Ação), com a mensagem escrita, logo abaixo, para se poder meditar sobre seu conteúdo:

O silêncio fala

No silêncio ouvimos o que a Natureza expressa e nos comunicamos com nosso Espírito. O sentir traz mensagens que a razão desconhece. O Íntimo tem um jeito único de conversar conosco. Existe mensagens e sabedoria em toda a parte. A dança da existência se movimenta com várias melodias, ora nos impulsionando com um ritmo mais rápido, ora menos.

A Alma é nosso elo de ligação entre céu e a terra. O Invisível toma forma em nossa imaginação. E se revela através da Intuição e inspiração. A Vida escreve sua poesia, à todo o momento, mas só os olhos atentos e sensíveis percebem. Nosso Mestre Interno nos direciona ao encontro de nós mesmos!

Cada situação é uma pista para esta revelação. No silêncio, os mistérios são decifrados. Todo conflito, toda tensão e guerra, quando nos entregamos ao silêncio, cessam e nos sentimos restaurados. Aquele, em nós, que tudo vê, sente e sabe se pronuncia no silêncio e promove a Serenidade de SER e SENTIR a ETERNIDADE!

Talvez te interesse ler também:

COMO SUPERAR O ESTRESSE PARA NÃO ADOECER? DEIXA ROLAR! A CIÊNCIA CONFIRMA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Valdener
    Publicado em 01/08/2022 às 1:13 pm [+]

    Bom dia/Boa tarde ou Boa noite!
    Na verdade Lao Tse nunca fundou religião, rituais ou serikonia, essa ideia veio de Changtsu/zhuangzi usar uma religião conhecida como Taoismo.

    Pelo.menos foi o que já estudei, e vi em alguns site, chineses.

    Ou estou nega ado? Seu conteúdo é muito bom, bem expliatovo.


  2. Daia Florios
    Publicado em 01/08/2022 às 4:44 pm [+]

    Agradecemos <3 Vamos verificar esse fato <3


  3. Ryath
    Publicado em 02/08/2022 às 8:14 am [+]

    Com certeza o Tao pode beneficiar muito nossas vidas.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...