Elefante: as várias simbologias e significados nos sonhos


Os elefantes são animais extraordinários, dóceis, lindos e inteligentes. Uma espécie milenar, que cultiva a fraternidade entre os seus. Quando um elefante da manada se encontra ferido, os demais passam a acompanhá-lo, como uma forma de cuidado e proteção. Os elefantes nos dão uma lição de humanidade, mesmo sendo do reino animal.

E os indivíduos do reino humano dão uma lição de desumanidade aos elefantes, os mantendo em cativeiro e os usando como transporte, tirando sua liberdade em zoológicos, explorando-os em circos, os caçando e matando por causa do marfim de suas presas.

Estes animais são apreendidos e torturados, desde filhotes, para serem utilizados como atração turística na Ásia.

O ser humano explora e tira esse animal do seu habitat e do convívio com os seus, para servir de transporte para passeio turísticos e atração em circos, escravizando-os com a finalidade de torná-los instrumento de entretenimento humano, ou manipulando-os e submetendo-os às ordens humanas, através de maus-tratos, confinamento, tortura, encarceramento, inanição e outros tipos de violência.

Leia mais: A dura vida dos elefantes: do circo aos experimentos científicos

Eles são os maiores animais terrestres existentes, no entanto, enfrentam um grave risco de extinção, pela ganância e ignorância humana. Os elefantes são seres muito inteligentes e apesar do tamanho se relacionam com os outros seres de forma cordial e com mansidão. Não é à toa que o arquétipo do elefante se relaciona com a virtude da Constância.

Vamos saber mais sobre esse animal e suas várias representações relacionadas aos aspectos cultural, religioso e místico e também à sua importância na Natureza.

Elefante, um animal incrível

elefante simbolo 2

Na atualidade existem três espécies de elefantes no mundo, duas vivem na África e uma na Ásia. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN), as 3 espécies existentes de elefantes estão em extinção, principalmente por causa da ação do homem, que extrai o marfim das presas destes animais, para confeccionar teclados de piano, joias, amuletos, objetos de decoração, etc.

O elefante mede por volta de 4 metros de altura e pesa, em torno, de 4 a 6 toneladas. Suas presas podem chegar a 100 quilos. Toda força, robustez e peso do elefante é adquirida apenas com alimentação de vegetais, ele é uma animal herbívoro, que come cerca de 125 quilos de folhagens e plantas, por dia.

Esse animal usa sua tromba para pegar seus alimentos. Quando está com muita fome, chega até a derrubar uma árvore, para comer suas folhagens.

O elefante vive em savanas ou florestas e lida com temperaturas, geralmente, quentes por isso tem necessidade de muita hidratação e bebe, cerca, de 200 litros de água diariamente. Os elefantes geralmente são animais mansos, porém, existem momentos, como na época do acasalamento, que se tornam agressivos e, por seu tamanho, isso pode se tornar perigoso para quem chegar desavisado perto deles.

Leia mais aqui: Tudo sobre os elefantes: espécies, curiosidades, habitats e muito mais.

As várias simbologias do elefante

elefante simbolo 3O elefante pela sua longevidade, inteligência e vitalidade é símbolo de boa sorte. Em diversas culturas e religiões milenares, principalmente orientais, este animal é utilizado como símbolo de espiritualidade, sabedoria, generosidade, solidariedade, sociabilidade e amizade.

Tanto na Ásia como na África, o elefante simboliza o poder soberano e a autoridade.

Na Yoga, o elefante simboliza o chakra”muladhara”, que corresponde ao elemento terra.

Na Índia e no Tibete os elefantes são reverenciados como símbolo do Cosmos e da Criação, e sua figura aparece em representações nas quais o Universo está sustentado sobre um elefante.

Na religião budista, o elefante é símbolo da encarnação de Buda, pois, certa noite, a rainha Mayadevi sonhou com um elefante branco, que descia do paraíso e adentrava em seu útero.

Esse sonho foi o prenúncio de que ela conceberia um ser puro e poderoso e a vinda do elefante do paraíso, foi o sinal que seu filho viria do céu, da Terra Pura de Buda Maitreya.

Na mitologia hindu, cada um dos deuses que presidem os oito pontos cardeais figuram com um elefante.

A representação do Deus Indra é ele sobre um elefante, esta divindade está associada à chuva, às ventanias e aos elementos naturais.

O Deus Krishna e a sua esposa Radha se transformavam em elefantes. Os hindus cultuam o elefante como um animal sagrado, tanto é que Ganesha, um dos principais deuses, é representado pela figura deste animal.

De acordo com a mitologia hindu, Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati. Ganesha possui cabeça de elefante simbolizando o macrocosmo, e corpo de homem representando o microcosmo.

Significado do elefante nos sonhos

Sonhar com elefantes, geralmente é bom presságio, dado que o animal tem essa representatividade. As situações abaixo descritas são meras suposições. A interpretação do sonho deve sempre considerar a sensação ao sonhar, a relação que o sonhador tem com o objeto sonhado e por assim em diante.

  • Ver no sonho uma manada de elefantes é prenúncio de prosperidade ou apoio de alguém influente.
  • Sonhar que se está alimentando elefantes é anúncio de êxito social.
  • Se no sonho os elefantes estão enfurecidos ou agressivos, isso pode sinalizar a percepção de obstáculos que precisam ser superados.
  • Elefantes em situação de perigo ou maus-tratos, podem representar intuição de ter problemas à vista.
  • Sonhar com elefante, no geral, representa vida familiar harmônica e solidariedade com o próximo.
  • Elefante branco representa avanço espiritual.
  • Sonhos com elefante preto sinaliza elevação social.
  • Elefante cinza no sonho é previsão de tranquilidade na vida familiar e pessoal.
  • Dizem que ver filhote de elefante no sonho, pode indicar nascimento em família ou novo integrante no seio familiar.
  • Um elefante nadando pode indicar um alerta para agir com calma.
  • Elefante tomando banho poder previsão de amizade que trará benefícios para a vida do sonhador, possibilidade de ascensão social.
  • Sonhos com elefante bebendo água sinalizam progresso profissional.
  • Elefante em um circo está associado à situações desagradáveis.
  • Dizem que ver elefante voando é anúncio de viagens em breve.
  • Uma elefanta com seu filhotes é um ótimo presságio, sorte e sucesso nos empreendimentos.
  • Um elefante seguindo o sonhador, indica uma pessoa querendo lhe ajudar.
  • Sonhar com elefante enjaulado pode sinalizar insegurança do sonhador, que precisa se libertar das grades mentais que estão lhe aprisionando.
  • Elefante morto pode ser presságio negativo, alertando sobre possíveis fracassos ou perda de oportunidades de melhoria e a necessidade de seguir em frente e não desanimar, pois tudo é passageiro.

Observação

Essas indicações dos significados dos sonhos são de âmbito geral, porém o sonhador precisa levar em conta o seu contexto pessoal e subjetivo e adaptar cada significado à sua realidade, para melhor interpretação da mensagem do sonho.

O inconsciente conversa conosco através dos sonhos.

Tem sonhos que são apenas descartes de impressões do dia a dia e outros que, com seus arquétipos, revelam nossa natureza oculta.

Os ensinamentos do elefante

As pessoas gostam de usar o símbolo do elefante em amuletos ou tatuagens, pelo fato dele representar sorte, poder, prosperidade, constância, tranquilidade e proteção.

Este animal, além de sua ancestralidade que passou por várias eras, vive com seus pares, de forma nômade, sempre procurando seguir em frente, superando obstáculos.

Quando seu ciclo está próximo de se findar, entende que é o momento de parar e permanecer no lugar, até a morte chegar.

Por mais que o ser humano possa achar que é superior aos animais, existe na relação destes seres com a Natureza, muita sabedoria. O homem com seu materialismo e intelectualismo se distanciou dessa relação que os animais conservam com a Natureza, seguindo o fluxo da vida, de forma natural.

Aprendamos com os animais!

Gostou deste post? Talvez tre interesse ler também:




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Elisabeth
    Publicado em 11/04/2021 às 10:52 am [+]

    Gostei muito da materia….vou enriquecer meu trabalho com as informações.gratidao


  2. Daia Florios
    Publicado em 12/04/2021 às 7:09 am [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...