Flor-de-lis: o significado escondido e como plantar esta flor espetacular


A flor-de-lis é um lírio (ou íris) e também um símbolo muito antigo na história do cristianismo na França. A flor, planta, pode ter inúmeras variações de cores, como todos os lírios que se conhecem, mas o símbolo foi desenhado a partir da Iris pseudacorus, um lírio especial.

O SIGNIFICADO ESCONDIDO

Segundo a história contada e escrita, a flor-de-lis está na heráldica francesa desde 496 d.C. simbolizando a conversão da casa real francesa ao cristianismo.

Estão relacionados com a flor-de-lis, ou lírio, os arcanjos Rafael e Gabriel, a Virgem Maria e José, o carpinteiro. Sua figura de 3 pontas representa a “Santíssima Trindade”. Na religião cristã, o símbolo da flor-de-lis é relacionado com Jesus Cristo no “Olhai os lírios do campo…”.

Através dessa simbologia é que os reis de França se consideram reis por vontade divina.

O desenho estilizado da flor-de-lis foi usado em brasões e escudos da realeza francesa (heráldica), especialmente durante o reinado de Luís VIII, que também a usou em seu sinete real.

Mas, alguns dizem que há outras origens para este símbolo:

  • a semelhança com a flor-de-lótus, no Egito
  • o desenho das alabarda – arma guerreira de 3 pontas, uma lança muito usada por soldados medievais
  • uma cópia das antigas moedas assírias ou do pendão do Rei David

SIMBOLOGIA

Este é um símbolo do cristianismo, do poder real, da honra, da soberania e da lealdade também representando a pureza de corpo e alma.

Com a mesma intenção, da sagração divina, a flor-de-lis é símbolo da alquimia, da maçonaria e dos escoteiros, em cada um dos casos representando, por suas três pétalas, os três pilares básicos de cada congregação.

COMO PLANTAR FLOR-DE-LIS (OU QUALQUER OUTRO LÍRIO)

iris pseudacorus

  • Lírios você pode plantar tanto no chão como em vaso. Não são exigentes quanto à terra (mas, a preferem argilosa).
  • A época ideal para plantar lírios é a primavera
  • Um vaso de 40 cm de profundidade é suficiente, com terra argilosa e com boa drenagem. Jogue as sementes e se arme de paciência (elas podem demorar bastante para brotar).
  • A flor-de-lis é planta de plena luz ou, no máximo, uma meia-sombra em climas mais quentes. Porém, não a plante em áreas muito úmidas, sem circulação de vento.
  • A temperatura ideal para o seu crescimento está entre os 10º e os 20ºC – nos extremos ou em temperaturas maiores ou menores, a planta seca e se recolhe ao bulbo até que as condições sejam, outra vez, favoráveis.
  • Regue uma vez por semana, se sua região for seca. Ou deixe-a no tempo, se já estiver adaptada. Durante a floração, se o tempo estiver muito seco, ofereça mais regas semanais.
  • Mantenha a terra do vaso, ou cova, saudável – troque-a de tempos em tempos – e adube de mês em mês durante a floração.
  • A replicação da flor-de-lis pode ser feita por pedaços de rizomas (as raízes grossas) com gemas germinativas.



Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...