Positividade tóxica: “nunca desista” e outras frases que fazem mais mal do que bem


Sabe aquela coisa do pensamento positivo sempre? Pois é, muitas vezes não funciona. Hoje vamos falar de uma coisa que é tão comum, que até em inglês a gente sabe dizer: “never give up”.

Essa frase você deve ter visto estampada em tudo quanto é lugar.

Já ouviu falar em positividade tóxica? Tem tanta coisa tóxica no mundo, do alimento às pessoas que, de repente, até o positivo virou tóxico.

Sim, porque forçar uma positividade utópica em uma vida real pode fazer mais mal do que bem.

A vida é feita de altos e baixos e, às vezes, falar uns palavrões em vez de “gratidão” pode ser mais gratificante. Inclusive!

Esses dias viralizou um vídeo de um rapaz fugindo de um puma. Vocês viram? Ele fala tanto, mas tanto palavrão, que o puma desiste dele e vai embora.

E tem gente que diz que palavrão atrai energia ruim.

É! Pode ser! Mas no caso do mocinho do vídeo aí, os palavrões foram libertadores e o puma voltou para seus filhotes.

Não dá para saber se o moço manteve pensamento positivo mas, pela quantidade de fuck que ele fala, dá para pensar que ele se viu foi comido pelo animal selvagem.

No entanto, aí houve uma desistência, por sorte de todos, a desistência da mãe puma foi um alívio.

 

Mas o “nunca desista” pode ser um tiro no pé. Ás vezes, o mais inteligente a se fazer é abandonar o barco e ligar o dane-se!

Saber o quando não dá mais, o quando não convém mais lutar, e partir para desistência, é o pulo do gato.

O importante é saber que a frase “não desista nunca” deve ser reconsiderada dentro de cada caso, principalmente quando a nossa luta nem é tão nossa quanto do outro. Por exemplo, pessoas ficam insistindo em um amor errado quando deveriam desistir há tempos. Pessoas insistem e “não desistem nunca” esperando que o outro mude. Que bobagem! Já dizia o Titãs “o fácil é o certo”! Parem de esperar milagres. Ninguém muda por ninguém, a não ser por si mesmo.

Insistir numa barca furada é perder tempo. Abandonar o barco com tudo dentro é a coisa mais inteligente a se fazer em MUITOS, não em poucos, casos.

Por outro lado, essa coisa do não desistir carrega consigo uma mensagem de “lute sempre” o que é diferente. Lutar até onde convém, e levantar bandeira branca quando não puder mais, é muito inteligente! E não tem nada de covardia em desistir.

É preciso saber discernir bem as coisas e não digerir frases feitas como “nunca desista”, “palavrões atraem negatividade” e “só boas vibrações” ou do inglês o good vives only porque na vida real, namastê funciona na imagem estática do Instagram. Ninguém é lindo, educado e positivo o tempo todo.

Pense nisso e abandone barcos furados. Navegar, e desistir, é preciso!

Talvez te interesse ler também:

Solidão: as mais belas frases para amar ficar sozinho

Síndrome do Don Juan, sedutor mentiroso e compulsivo. Reconheça e fuja dele

Aprenda a elevar sua autoestima com o filósofo Michel de Montaigne




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...