World Smile Day: Hoje é o Dia Mundial do Sorriso

  • atualizado: 
Dia Mundial do Sorriso

Na primeira sexta-feira de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Sorriso, também conhecido como o World Smile Day. A data é um convite para fazer um gesto amável e contagiante para ajudar, pelo menos as pessoas que estiverem ao nosso redor, a sorrir e a ser feliz. O primeiro Dia Mundial do Sorriso foi celebrado em 1999.

Quais são as suas origens?

A ideia de dedicar um dia ao sorriso nasceu do inventor do Smile, o símbolo do sorriso mais utilizado na web, em marketing e em spots publicitários. Smile é aquele rostinho amarelo, redondo e sorridente que todos conhecemos bem e que costumamos usar quando escrevemos no computador ou enviamos uma mensagem pelo telefone.

Harvey Ball, o inventor do "Smile", dedicou o dia dos sorrisos à sua cidade, Worcester (Massachusetts, Estados Unidos). A iniciativa então se espalhou pelo mundo.

O Dia Mundial do Sorriso não tem uma data fixa no calendário. Na verdade, ele cai na primeira sexta-feira de outubro, cujo dia varia de ano para ano. Ao lado do Dia Mundial do Sorriso nasceu a World Smile Foundation. A associação tem o lema de melhorar o mundo com um sorriso de cada vez. Cada pequeno gesto para tornar a vida das pessoas ao nosso redor mais alegre, é considerado importante.

De acordo com a Australian's Flinders University, a atividade cerebral desencadeada pela visão do famoso Smile, é semelhante àquela ativada nas pessoas que vêem um sorriso real em um rosto humano. De fato, muitos são os efeitos terapêuticos documentados pelo simples ato de sorrir.

Por que sorrir faz bem?

Segundo as pesquisas mais recentes, sorrir (e rir) não é apenas um verdadeiro remédio para curar o mau humor, mas também ajuda a combater o estresse, a controlar a raiva, a aliviar a ansiedade, o medo e a dor. Além disso, ajudaria a facilitar a reabilitação após um derrame e até mesmo nos ajudaria a perder peso e a melhorar a circulação sanguínea.

Segundo a coach Marina Osnaghi, quanto mais sincero for um sorriso, mais se se sente bem-estar:

"O sorriso é um símbolo de acolhimento, uma demonstração de boas-vindas, um sinal de benevolência. As pessoas sorriem não só por razões internas, mas também porque percebem a outra pessoa como bem-vinda e de confiança nelas. Além disso, quanto mais sincero for um sorriso, mais serão contrastados os sentimentos de estresse e desconforto, graças à produção de substâncias benéficas e agradáveis, fontes de bem-estar e alegria. Como é muito importante que os seres humanos se sintam acolhidos e amados pelo que são, o sorriso é o promotor de um clima relacional positivo que afeta positivamente a área emocional, o desempenho no trabalho e a vida em geral. Daí a fama que o Smile adquiriu no mundo: só de vê-lo nos sentimos felizes e acolhidos".

Então, queridos, hoje vamos espalhar sorrisos, alegria e bem-estar. Sorrir não custa nada!

smile harvey ball

Talvez te interesse ler também:

SMILE MIRROR: O ESPELHO QUE SÓ FUNCIONA À QUEM SORRI

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!