Causas emocionais da Dor nas Costas: o corpo fala através dos sintomas físicos


Sabia que a dor nas costas pode ter como causa bloqueios emocionais e conflitos psicológicos?

Nesse conteúdo apresentaremos as possíveis causas emocionais que podem se manifestar como dor nas costas.

Do ponto de vista emocional, a dor nas costas pode revelar problemas inconscientes, tensões, frustrações, medos e preocupações ocultas, pois nem sempre as dores e as doenças são meramente físicas…

O corpo revela o que escondemos de nós

A famosa escritora Louise Hay, revela em seu livro Cure Seu Corpo, como as dores e os traumas emocionais podem afetar a saúde física. Para ela, e para muitos outros especialistas, as doenças se manifestam no corpo físico quando o emocional já está em desequilíbrio, adoecido pela forma negativa e distorcida de se lidar com a realidade.

Partindo desse pressuposto, podemos curar nosso corpo reequilibrando nosso estado emocional. E a forma de fazer isso parte do autoconhecimento para podermos desvendar as causas psicológicas das doenças físicas.

Existem diversas expressões psíquicas que estão por trás dos males físicos, e estas têm relação com ansiedade, orgulho, ganância, egoísmo, remorso, raiva, medo, inveja, ciúme, raiva, vergonha, entre tantas outras.

É de vital importância a pessoa se perceber e ser honesta consigo mesma, sem julgamentos e de forma lúcida.

Ao se dar conta dos sentimentos e das possíveis emoções que causam a doença, é possível conseguir a cura física para esta.

Dor nas costas

No caso das costas, estas representam a sustentação e simbolizam o pilar do corpo que nos mantêm erguidos.

Quando surgem problemas físicos como lesões e doenças em partes das costas, ao longo da coluna, isto está sinalizando dificuldade da pessoa ter apoio ou se manter “em pé diante da vida”, por estar se sentindo sobrecarregada e muito tensa ou fragilizada.

De acordo com a parte das costas afetada pela dor ou lesão, existem vários significados. Por exemplo:

Dor na parte superior das costas

Quando se tem dor na parte superior das costas (entre pescoço e região lombar), o corpo pode estar sinalizando estado de carência, anulação, abandono, cansaço e falta de apoio emocional.

A pessoa não se sente amada e por não conseguir o apoio que precisa, se sobrecarrega, o que torna sua existência pesada e estagnada, acabando por afetar a parte superior de suas costas.

É como se ela carregasse o mundo nas costas.

Dor na região lombar

A dor na região lombar (parte inferior das costas) sinaliza que a pessoa é assolada pelo medo, insegurança e desconfiança e isso acaba gerando escassez em sua vida e consequentemente preocupações financeiras e materiais, trazendo limitações e falta de mobilidade para a existência dela.

Nesse estado, a pessoa acaba se paralisando não só psicologicamente, como também fisicamente, através da dor na região lombar, que muitas vezes impede o movimento.

Dor no cóccix

O cóccix é o ossinho no final da coluna (parte que delimita nossa costas e quadris). Pessoas que ficam muito sentadas e consequentemente vivem uma vida muito parada e sedentária, podem apresentar dor nessa região das costas.

Do ponto de vista psicológico, a dor no cóccix pode ter relação com a resistência de se enfrentar algo que precisa ser mudado e está se protelando para tomar a decisão necessária. É como se a pessoa tivesse “sentado nessa situação limitante” em vez de se mover e sair dela.

Cuidados terapêuticos para tratar dores nas costas

Existem formas terapêuticas de cuidar de nossa psique e de nosso corpo, para impedir que emoções pesadas tragam sobrecarga para nossa coluna, e provoquem dores em nossas costas:

  • Faça suaves alongamentos para combater vícios de posturas.
  • Faça musculação pois é fundamental com a idade para sustentar os ossos, inclusive os da coluna.
  • Pratique atividades como Yoga e Pilates que são atividades físicas promotoras da saúde da coluna e trazem bem-estar para as costas.
  • Faça Meditação a fim de promover saúde emocional e mental, tirando do estado de estresse e das preocupações da mente, que são causas psicológicas das dores das costas.
  • Ingira alimentos ricos em cálcio e magnésio, pois,  fortalecem e promovem a regeneração de cartilagens, ligamentos e músculos da coluna e vértebras.
  • Quando estiver com tensão e nervosismo tome chás à base de plantas calmantes como melissa, por exemplo, e camomila que também é anti-inflamatória.
  • Envolva-se com atividades prazerosas como dança, leitura de um bom livro, ouvir uma música relaxante ou fazer um hobby que se sinta bem. Tudo isso, alivia a tensão e contribui para a produção dos hormônios da felicidade.
  • Tome sol pois, graças aos raios solares nossa pele sintetiza a vitamina D, que por sua vez regula a absorção do cálcio e do fósforo, fixa o cálcio nos ossos e ajuda na regeneração do tecido ósseo.
  • Leve a vida com mais leveza, liberdade e alegria, pois a principal causa das dores nas costas é se cobrar demais, se sobrecarregar muito e viver sempre triste.

Outras dores e suas causas emocionais

Para saber sobre outras problemas físicos e suas causas emocionais, leia:

20 dores físicas ligadas a um estado emocional específico

Por que o corpo dói? Causas Emocionais e Outras Causas

 

Essas informações podem ser muito úteis para se ter uma saúde por inteiro: corpo, mente e alma.

Consulte um médico

A medicina reconhece que as emoções têm relação com problemas físicos, o que causaria as assim chamadas doenças psicossomáticas. Mesmo assim, não deixe de consultar um especialista para ter o diagnóstico correto da lesão ou desequilíbrio que vem causando a dor nas costas.

O cuidado com as emoções andam de mãos dadas com o tratamento do corpo físico, em busca da cura integral da doença.

Talvez te interesse ler também:

Simpatia, empatia, antipatia e apatia: o pathos das relações – diferenças e significados

Causas emocionais de doenças nos olhos e problemas de visão: os olhos não veem quando a alma adoece

Aprenda a elevar sua autoestima com o filósofo Michel de Montaigne  




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...