Precauções para evitar que o coronavírus se espalhe: como desinfetar o smartphone


Em tempos de coronavírus, sem causar alarde mas também não deixando de se informar para prevenir que essa doença se alastre, este conteúdo traz orientações de como limpar e desinfetar o aparelho celular e outros objetos ou materiais inertes.

Além do cuidados com a higiene de nossas mãos, que podem ser um veículo de contaminação, dar atenção à limpeza do celular também se faz necessário, já que hoje em dia as pessoas carregam esse aparelho para todo lugar.

Como se dá a transmissão do coronavírus

O principal meio de transmissão do novo coronavírus (o SARS-CoV-2) é por via respiratória, através do contato com gotas de saliva de uma pessoa infectada. E o contágio pode se dar pela proximidade com essas pessoas, através de espirros e/ou tosse, ou pelas mãos em contato com superfícies inertes ou objetos contaminados.

Segundo pesquisas da Universidade de Greifswald, na Alemanha, existe a probabilidade desse vírus sobreviver por até nove dias. Porém, Gianni Rizza, diretor do Departamento de Doenças Infecciosas do Istituto Superiore di Sanità na Itália, país muito atingido pela doença, aclara que ainda há necessidade de mais estudos para se confirmar essa possibilidade.

De acordo, com a Organização Mundial da Saúde o novo coronavírus não consegue sobreviver nas superfícies por muito tempo, por isso, nesse contexto, ainda não existem evidências contundentes de que objetos produzidos na China, e exportados para todas as partes do mundo, possam ser potenciais veículos de transmissão do novo coronavírus.

Seja como for, enquanto a ciência pesquisa mais sobre o poder de contaminação do novo coronavírus, vale ainda o bom e velho ditado: prevenir é o melhor remédio!

Sendo assim, seguem informações sobre prevenção do contágio dessa doença, através do aparelho celular e outros dispositivos ou objetos.

Como limpar e desinfetar o aparelho celular

A forma de higienização a seguir é bem simples e prática, e serve para limpar smartphones e outros dispositivos, além de outros objetos mais sensíveis a produtos abrasivos e agressivos.

Para essa higienização você precisará de:

  • Pano (utilize um pano macio, não abrasivo e limpinho – como o que se usa para limpar óculos, por exemplo).
  • Solução higienizante

Para remover o SARS-CoV-2 de superfícies inertes, como a do aparelho de celular ou até outros dispositivos e objetos sensíveis, a dica é usar simplesmente um pano com água (de preferência destilada) e sabão (bem diluído, aquele para louça ou neutro) ou um gel detergente específico para a tela do smartphone. Outra alternativa pode ser utilizar lenços umedecidos.

Procedimentos e Cuidados

Antes de efetuar a limpeza, desligue o aparelho, umedeça levemente o pano com a solução, e passe-o delicadamente na superfície do dispositivo fazendo movimentos circulares  e delicados.

Secagem do aparelho de celular

Para secar bem o dispositivo sem deixar resíduo de umidade, passe levemente um pano macio, limpo e seco no aparelho.

Frequência de limpeza do aparelho celular

Em geral, é aconselhável limpar e desinfetar o aparelho celular, no mínimo, uma vez por semana ou, se necessário, mais vezes.

Talvez te interesse ler também:

Coronavírus no Brasil: as medidas de prevenção e proteção que funcionam

O bicho do coronavírus: qual animal originou o surto?

China começa a proibir o consumo de carne de cachorro após a epidemia de coronavírus

No Brasil, a epidemia de sífilis é muito mais grave, mas preocupa muito menos que o coronavírus




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...