Contra ânsia e estresse estas músicas para os cientistas são melhores que o Frontal


Você já reparou como o seu humor muda dependendo da música que você ouve, e como determinados ritmos em particular, podem relaxar você?

Bem, de acordo com os cientistas, músicas relaxantes funcionam melhor que fármacos para eliminar a ansiedade e o estresse.

O poder terapêutico dessas músicas é bem conhecido por aqueles que praticam, por exemplo, a Musicoterapia.

Uma dessas músicas, Weightless, é tida como bem relaxante e foi criada pelo grupo musical Marconi Union que a elaborou com a colaboração de terapeutas do som, sendo uma contribuição para o serviço de musicoterapeutas e psicólogos. 

Nós falamos dela aqui:

Gravada em 2011, essa música diminui a frequência cardíaca, os níveis de cortisol, que é um hormônio associado ao estresse e reduz a pressão sanguínea. E tudo isso confirmado pela ciência!

Conheça esta música através deste vídeo publicado no canal JustMusicTV.

Antes de Weightless ser reconhecida como a “música mais relaxante” de todas, foi feito um experimento como parte de um estudo encomendado pela empresa de espuma e gel de banho Radox-Spa para a empresa britânica Mindlab International, chefiada pelo Dr. David Lewis-Hodgson.

Conforme noticiado no Telegraph, durante o experimento, 40 mulheres foram conectadas à sensores e convidadas a montar quebra-cabeças desafiadores, enquanto ao mesmo tempo elas ouviam diferentes músicas relaxantes.

Os pesquisadores realizaram o estudo medindo a frequência cardíaca, pressão, respiração e atividade cerebral das mulheres.

Entre as músicas propostas, havia Weightless, que foi a mais relaxante do que as outras em 11%, a ponto de induzir um estado de sonolência em muitas das mulheres examinadas. 

Além disso, a ansiedade das mulheres diminuiu 65% enquanto ouviam esta música.

Os critérios musicais usados nesta melodia e suas harmonias cuidadosamente arranjadas, tornou Weightless a música relaxante perfeita e sua duração de 8 minutos é tempo necessário para influenciar o processo de relaxamento, conforme explicou Lyz Cooper, fundadora da Academia Britânica de Terapia do Som, no conteúdo publicado pelo Telegraph.  

Para você entender e comprovar o resultado desse estudo, que tal ouvir pelo menos uma música relaxante?

Segue uma lista das

10 músicas mais relaxantes compiladas nesse estudo

“Weightless” – Marconi Union

“Electra” – Airstream

“Mellomaniac (Chill Out Mix)” – DJ Shah

“Filigrana” – Enya

“Strawberry Swing” – Coldplay

“Please Don’t Go” – Barcelona

“Pure Shores” – All Saints

“Someone Like You”- Adele

“Canzonetta Sull’aria” – Mozart

“We Can Fly” -Café Del Mar

Agora, quando quiser relaxar é só escolher uma dessas músicas e SOM NA CAIXA!

Talvez te interesse ler também:

QUAL É A MÚSICA MAIS ALEGRE DE TODOS OS TEMPOS?

10 MÚSICAS PARA LEVANTAR O ASTRAL

A MÚSICA CLÁSSICA É UM REMÉDIO PARA O CORAÇÃO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...