Testes caseiros de saúde funcionam. Vejam quais fazer em casa


O corpo humano é muito sábio e, mesmo que ele não dê sinais aparentes de que alguma coisa não vai bem, é possível realizar alguns testes bem simples que ajudam a detectar alguns problemas. Falaremos sobre alguns deles com base em pesquisas, mas é importante lembrar que nenhum dos testes que iremos sugerir a seguir substituem uma consulta médica, ok?

Os “autotestes” que iremos falar a seguir foram publicados em uma matéria do BBC News Brasil, que separou testes sugeridos na internet ou “offline” e que foram avaliados por médicos e especialistas para dizerem se funcionam ou não. Dentre eles, a lista abaixo faz sentido e tem comprovação, mas mesmo assim não devem ser tomados como base para diagnósticos caseiros.

Testes caseiros de saúde

Como menciona o próprio site da BBC News Brasil, os “autotestes” podem ser feitos com desenhos simples, movimentos com o corpo ou simplesmente apalpando e observando as características da pele. O intuito é fazer uma espécie de rastreamento e, segundo os médicos, não devem ser considerados um diagnóstico. Para que o rastreio seja transformado em um diagnóstico, é importante consultar um médico.

De qualquer forma, os “autotestes” servem como uma forma de se conhecer melhor e ficar alerta para os sinais que o corpo apresenta. Vamos a eles:

{index}

Explicando cada um deles de forma resumida:

Desenhar relógios para detectar início de Alzheimer ou demência

Consiste em desenhar um relógio em uma folha de papel, círculo, números e ponteiros. Esse teste tem o intuito de detectar algum tipo de alteração na capacidade cognitiva e normalmente é feito com a supervisão de um neurologista, o qual indica o horário que a pessoa deve colocar no papel. Se a pessoa demorar para desenhar ou apresentar dificuldades para entender, pode indicar problemas de memória e cognição. Se as alterações forem muito graves, pode ser ainda indício de Alzheimer ou demência.

Caso a pessoa não consiga desenhar o relógio de forma espontânea, também é sugerido que ela copie um desenho já feito. O intuito aqui é analisar a função visual, pois se a cópia sair muito ruim, é sinal de que há problemas.

Sentar e levantar para calcular a expectativa de vida

Esse teste consiste em tentar sentar no chão cruzando as pernas, sem apoiar as mãos nas pernas ou no chão e depois tentar levantar-se. Nesse exercício não é avaliada a velocidade, mas sim o equilíbrio, a flexibilidade, a potência muscular e até mesmo o peso.

Nós falamos sobre este teste aqui:

Recomenda-se realizar esse teste com roupas confortáveis, em uma superfície plana e preferencialmente acompanhado, pois há risco de queda e desequilíbrio. Quando esse teste é realizado por médicos e especialistas, eles utilizam um critério de pontos que varia de 8 a 10, por sexo e por idade.

Segundo os médicos, cada critério avaliado está ligado a problemas de saúde, por exemplo: o excesso de peso está associado a certos tipos de câncer, AVCS e infartos, enquanto que a falta de equilíbrio, flexibilidade e potência muscular podem levar a quedas e fraturas.

Quem obtiver baixa pontuação, tem a chance de recuperar inserindo o hábito de praticar exercícios físicos na rotina.

Cacifo pode sinalizar insuficiência cardíaca, cirrose, etc

Teste utilizado na medicina para identificar problemas de retenção de líquido ou de circulação. Para realizá-lo basta pressionar um ou dois dedos na região do tornozelo e soltar. Se a pele afundar e não voltar ao normal quase que imediatamente, é sinal de que o corpo está inchado.

As causas para esse problema podem ser: ficar muito tempo em pé, usar anticoncepcional ou hormônios, sofrer de insuficiência cardíaca ou cirrose.

Refil capilar nos dedos para detectar problemas de circulação

Esse teste é um pouco parecido com o anterior, porém a pressão é realizada nos próprios dedos das mãos. Pressionando a ponta de um dos dedos com o indicador e o polegar, observe que ele começa a ficar branco. Ao soltar, o correto é que ele volte à cor normal. Se isso não acontecer, é sinal de que há algum problema de circulação, pois o sangue está demorando para voltar para a região.

O nome “refil” é justamente o ato de encher novamente os vasos capilares com o sangue. Quanto mais rápido o sangue voltar para os vasos, mais saudável é a pessoa.

Contar pintas e manchas para detectar câncer de pele

Sabemos que pintas na pele pode ser muito perigoso, indicando sinal de doenças graves como o câncer. O fato é que até mesmo a quantidade das pintas, pode indicar algum problema. Por isso, cientistas definiram, após algumas pesquisas, que 11 pintas ou sinais com no mínimo 2 mm de diâmetro, no braço direito, poderia ser um indicativo de risco de câncer. No entanto, os próprios cientistas alertam para o fato de que ter menos ou mais do que essa quantidade, pode não significar nada e vice-versa. O local (braço direito) foi escolhido como delimitação porque, no corpo inteiro, uma pessoa pode ter dezenas de marcas espalhadas. 

Por isso, convém sim observar o aparecimento de manchas e pintas, principalmente as que apresentam formas irregulares (em torno de 6 mm) e quando surgem de repente. Caso isso aconteça, procure imediatamente um dermatologista, pois só ele poderá diagnosticar se existe ou não uma doença de pele. Até mesmo porque, existem pessoas com mais ou menos risco, pois depende do histórico familiar e do tipo de pele.

Autoexame de mama para detectar nódulos

Esse é um dos autotestes mais realizados em casa e um dos que são mais procurados na internet sobre como fazer. Mesmo assim, ainda existem muitas dúvidas sobre como executá-lo e como não confundir as glândulas normais com possíveis nódulos.

A recomendação é que ele seja feito sempre após a menstruação, numa posição em pé e em frente ao espelho, sem a parte de cima da roupa para poder observar as mamas. Depois é necessário deitar de barriga para cima e realizar o toque, conforme é explicado no vídeo:

 

Bolsa de água quente para buscar origem da dor

Esse teste pode ser feito para identificar se a dor é muscular ou não. Ao colocar uma bolsa de água quente sobre o local da dor, caso ela seja apenas muscular, como um torcicolo por exemplo, a dor será amenizada. Já se for uma hérnia ou algo mais grave, a dor não passará.

Por isso, os médicos indicam que esse teste seja feito apenas se não houver sintomas mais graves, como os de uma apendicite ou um infarto, os quais exigem medidas mais urgentes. 

Testes auditivos de computador

Graças aos avanços da tecnologia, atualmente podemos encontrar testes auditivos gratuitos na internet. Segundo especialistas, eles podem ser feitos pelo próprio computador ou pelo celular e necessitam apenas de um local silencioso e de fones de ouvido para não ter influência do barulho externo.

Esses testes apresentam formatos diferentes, mas a maioria é baseada em uma pontuação de acordo com o nível de audição. No entanto, eles servem apenas para detectar alguma perda na audição, que deverá ser confirmada com o exame de audiometria realizado por um otorrino.

Lembrando que o exame de audiometria legítimo é realizado em uma cabine com isolamento acústico que anula qualquer ruído externo que possa atrapalhar o desempenho do teste. Além disso, os equipamentos utilizados no laboratório de audiometria são devidamente calibrados.

Conclusão

Os testes caseiros de saúde podem até funcionar, eles dão uma ideia da situação, mas não devem ser levados como parâmetros absolutos para dizer se uma pessoa está saudável ou não. O ideal é utilizá-los como forma de prestar atenção para os alertas do corpo, mas não deixar de realizar um check-up anual para evitar problemas de saúde mais graves no futuro.

Talvez te interesse ler também:

OZONOTERAPIA: O OZÔNIO BENEFICIA OU PREJUDICA NOSSA SAÚDE?

AS NOVAS TERAPIAS ALTERNATIVAS OFERECIDAS PELO SUS. AGORA SÃO 29!

SUSPEITO DE TER MORRIDO POR TER BEBIDO SUCO DE INHAME CRU. ATENÇÃO AOS REMÉDIOS CASEIROS IMPROVISADOS

Fonte imagem: OGloblo




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...