Como perder barriga rápido? Exercícios e dieta


Perder gordura de uma região específica do corpo não é nada fácil. Isso ocorre porque o corpo é um conjunto só e trabalha por completo também. No entanto, existem algumas técnicas para fazer com que determinadas partes do corpo sejam trabalhadas isoladamente e o abdômen é uma delas. Por isso, separamos algumas dicas para potencializar a queima de calorias do corpo como um todo e, consequentemente tonificar os músculos da barriga.

Por que acumulamos gordura na barriga?

Antes de mais nada, é importante relembrar o que é a gordura e para que ela serve.

A gordura é uma fonte de energia que serve de combustível para o nosso corpo realizar todas as suas atividades. Essa gordura é proveniente das calorias que consumimos através dos alimentos, ou seja, quanto mais calorias, mais energia acumulamos.

O problema todo está justamente nesse acúmulo de calorias, pois quando não gastamos, elas ficam armazenadas nas células de gordura como uma espécie de depósito para uma possível escassez. Quando a energia é estocada na célula de gordura, ela passa por um processo químico que modifica o seu estado, fazendo com que ela seja mais difícil de ser usada quando o corpo precisa.

Para que essa gordura seja utilizada, é necessário que haja uma nova conversão química para transformá-la novamente em um estado que ela possa ser consumida. Isso ocorre por meio das mitocôndrias que são o centro das células de energia. Elas são responsáveis por colocar a gordura novamente no processo metabólico para produzir calor, dióxido de carbono, água e trifosfato de adenosina (ATP). Todos esses processos fazem com que a gordura seja literalmente queimada e o que sobra vira água, que é eliminada pela urina.

Outro problema é o fato das células de gordura nunca serem perdidas, pois elas apenas murcham quando o corpo precisa retirar um pouco de energia delas. Porém, para esse estágio acontecer o corpo procura primeiro as fontes de energia já disponíveis no corpo e no sangue. Depois de eliminar o que está disponível, aí sim as células de gordura são esvaziadas aos poucos.

Quando ocorre o contrário, em que o corpo precisa estocar mais energia acumulada pelo excesso de calorias, novas células de gordura são produzidas. Uma pessoa obesa, por exemplo, possui em média 100 bilhões de células adiposas, enquanto que o normal seria entre 10 a 30 bilhões. A única maneira de “perder” essa quantidade de células excedentes, é com uma lipoaspiração, mas ultimamente esse procedimento tornou-se muito arriscado, levando-se em conta as situações das clínicas, profissionais e até mesmo a saúde dos pacientes que arriscam essa alternativa.

De acordo com especialistas, o nosso metabolismo queima entre 60 a 70% de calorias em repouso, ou seja, só pelo fato de respirar, gastamos esse percentual de energia. Outros 10 a 15% são gastos na digestão dos alimentos, por isso aconselha-se a ingestão de proteínas, pois gasta-se entre duas a três vezes mais calorias do que a ingestão de carboidratos e gorduras.

Já os exercícios físicos consomem em média de 15 a 30% do metabolismo. Uma combinação de exercícios aeróbicos como corrida, esteira e corda, juntamente com exercícios de musculação e calistenia, potencializam a queima de gordura.

Os músculos são fundamentais para a queima de calorias, pois eles consomem muita energia, mesmo em repouso. Por isso, não existe fórmula melhor do que a combinação de alimentação saudável e exercícios físicos, para gerar o déficit calórico.

E é sobre esses dois assuntos que falaremos mais por aqui.

Melhores exercícios para perder barriga

Perder barriga é sem dúvida alguma um dos maiores desejos das pessoas, mas é também a proeza mais difícil de se alcançar, pois requer muita disciplina e motivação. É impossível ter uma barriga lisinha ou sarada sem ter uma rotina regrada, com um bom controle alimentar e um programa de exercícios específico para o objetivo individual.

Da mesma forma que não existe um único exercício que vai fazer você perder só a barriga! O ideal é fazer uma combinação entre eles, para que haja a queima de gordura corporal como um todo e, consequentemente da região abdominal. Nessa combinação de exercícios, geralmente são inclusos exercícios de prancha, abdominais variados e exercícios com variação de intensidade, pois eles aceleram o metabolismo, acionando o mecanismo de busca de energia e consequentemente a queima de calorias.

Nesse vídeo, Raquel, que é educadora física, ensina 8 exercícios para ajudar a perder a barriga, bem como a maneira correta de executá-los e os níveis de dificuldade.

Dieta para perder barriga

Antes de querer seguir uma dieta que promete isso ou aquilo, é muito importante passar por uma consulta com um nutricionista, bem como saber que os exames estejam em dia. O tamanho da barriga pode não ser simplesmente gordura em excesso, mas sim algum problema no intestino como má digestão ou inchaço por alguma alergia ou intolerância (glúten, leite e derivados).

Pessoas que estão muito acima do peso, não podem perder apenas a gordura localizada na barriga, mas sim do corpo todo para finalmente conquistar o abdômen desejado. Todavia, se o seu caso é apenas um acúmulo de gordura abdominal, existem alimentos que potencializam a queima de gordura nessa região.

De acordo com a nutricionista Liane Schwarz Buchman, quem quer perder barriga precisa consumir muitas fibras tais como:

  • Alimentos integrais;
  • Quinoa;
  • Chia;
  • Linhaça;
  • Frutas;
  • Verduras.

As fibras diminuem a absorção de gordura pelo organismo e aumentam a saciedade. Além disso, elas também fazem com que o intestino funcione melhor, evitando assim o acúmulo de toxinas no organismo. Lembrando que, ao consumir mais fibras, é necessário beber muita água, para ajudar na formação do bolo fecal e na limpeza do trato intestinal. Do contrário, as fibras consumidas poderão acumular-se e ressecar o intestino causando efeitos indesejados.

Temperos com ação diurética e termogênica, ajudam a queimar gordura, pois aceleram o metabolismo. Dentre eles os mais indicados são:

  • Manjericão;
  • Salsinha;
  • Alecrim;
  • Canela;
  • Pimenta;
  • Gengibre.

Existem ainda algumas combinações e cardápios semanais elaborados por nutricionistas, especificamente para quem precisa desinchar a barriga, o que é bem diferente de gordura acumulada. No entanto, para ambos os casos o mais recomendado é procurar um profissional para que seja elaborado um plano alimentar personalizado.

Cuidado também com dietas muito restritivas ou com exercícios intensos que podem causar lesões. Para tudo na vida é preciso de Equilíbrio e, se você demorou anos para “conquistar” uma barriguinha saliente, não será de um dia para o outro que você vai perdê-la. O importante é ter disciplina e constância, além de motivação para manter-se no propósito!

Talvez te interesse ler também:

DIETA PARA PERDER BARRIGA: O CARDÁPIO DA BARRIGA LISINHA

COMO A BARRIGA PODE CAUSAR DANOS AO CORAÇÃO

QUANDO O SAUDÁVEL VIRA TÓXICO: 5 ALIMENTOS QUE É MELHOR NÃO EXAGERAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...