Bioenergética: o que é, indicações e por que funciona?


Já ouviu falar em Bioenergética? Tudo na criação é energia e a Bioenergética atua no equilíbrio da nossa energia vital. Trata-se de uma técnica terapêutica baseada nos ensinamentos do médico e psicanalista Wilhelm Reich.

Para saber mais detalhes sobre a Bioenergética, acompanhe esse conteúdo.

O que é Bioenergética?

A palavra Bioenergética significa Energia da Vida. Bio = Vida / Energética = Energia.

Essa técnica terapêutica tem como fundamento a ação das emoções sobre o físico e a energia vital e foi desenvolvida por Alexander Lowen, um psicanalista estadunidense (1910-2008) de orientação freudiana e um dos alunos de Wilhelm Reich. Alexander desenvolveu a psicoterapia mente-corporal chamada de análise bioenergética com seu então colega John Pierrakos.

Essa terapia analisa e trata o efeito nocivo da repressão emocional que desencadeia tensões na musculatura do corpo. Essas repressão exige, prende e represa uma grande quantidade de energia do nosso sistema vital.

Gradativamente, essas tensão se tornam bloqueios que impedem de acessarmos emoções essenciais e vitais como amor, vontade, criatividade, serenidade, paz, poder, alegria, coragem, prazer, entre outras.

Aplicações da Bioenergética

Na prática terapêutica, a Bioenergética é um conjunto de exercícios e movimentos sintonizados com a respiração. Estes exercícios ativam a energia, que ao ser ativada emerge, circulando por todo o corpo e se expandindo no físico e emocional.

Todo os bloqueios e obstáculos são retirados através da liberação e circulação dessa energia.

Para se ter uma ideia do poder purificador dessa energia, durante os exercícios de Bioenergética é comum surgir reações emocionais como choro, acesso de raiva, risada, arrepios, tremores, grito, sensação de medo, excitação, entre outros.

Isso acontece porque todos os sentimentos e emoções, que foram reprimidos e estavam guardados e armazenados em nossa musculatura, são liberados durante a prática dos exercícios bioenergéticos.

A repressão das emoções

De que forma a repressão das emoções e sentimentos afetam nossa saúde e criam bloqueios?

Quando sentimos raiva tensionamos o maxilar, o pescoço e trancamos a respiração, essas reações corporais refletem que estamos trancando essa emoção em nosso corpo.

Esta energia trancada nessas partes corporais, requer um esforço do sistema vital para continuar mantendo-se aprisionada e armazenada.

Os exercícios bioenergéticos são feitos justamente para liberar essas emoções presas e reprimidas em partes do corpo. Com essa liberação energética, não haverá mais a necessidade de esforço para manter a repressão emocional e a pessoa terá mais disposição, alegria, ânimo, prazer, motivação, leveza, bom humor, amor, criatividade e liberdade.

A terapia Bioenergética funciona?

Para saber se a Bioenergética funciona é necessário saber como ocorre essa terapia.

Essa terapia corporal utiliza exercícios físicos e trabalha com a respiração, para reduzir ou retirar todo tipo de bloqueio emocional, seja consciente ou inconsciente.

A terapia bioenergética analisa a postura do corpo e as reações que ocorrem nele, com a finalidade de corrigir e ativar o fluxo energético e renovar a energia vital do indivíduo, beneficiando o corpo físico, a mente e o emocional.

A respiração é parte fundamental dessa terapia, é esta a função de nosso corpo que revela quando estamos equilibrados ou não. Quando estamos tristes, cansados ou deprimidos, nossa respiração fica mais lenta. Quando estamos em situações de pânico ou estresse, fica mais acelerada.

Os exercícios contribuem para tomarmos consciência desse bloqueios, tanto em um nível emocional, como físico e com isso ficarmos livres dessa repressão.

Os resultados se dão à proporção do nosso reconhecimento desses bloqueios e com a prática dos exercícios.

Indicações da Terapia Bioenergética

A Terapia Bioenergética é indicada para pessoas que possuem bloqueios emocionais, como

  • fobias
  • depressão
  • ansiedade
  • baixa autoestima
  • pânico
  • transtornos obsessivos e compulsivos e
  • para indivíduos com problemas respiratórios, digestivos e ou neurológicos.

Exercícios corporais utilizados e suas finalidades

Os exercícios da Terapia Bioenergética são aplicados em cada parte do corpo, conforme o bloqueio emocional existente. Por exemplo:

  • Na pélvis: servem para o desbloqueio de problemas com a sexualidade.
  • No diafragma: melhoraram o equilíbrio vital e a respiração.
  • No peito: liberaram a expressão de sentimentos e emoções reprimidas.
  • Nas pernas e nos pés: buscam levar o individuo a lidar melhor com a realidade.
  • No pescoço: aliviam tensões e promovem calma e relaxamento.

Técnicas utilizadas pela Terapia Bioenergética

Na Terapia Bioenergética, além de massagens e exercícios físicos e respiratórios próprios da Bioenergética, podem-se aliar o uso de outras Práticas terapêuticas, como: uso de Cristais, aromaterapia, cromoterapia, musicoterapia, shiatsu, yoga, psicoterapia, Tai-chi-chuan, acupuntura, relaxamento e meditação.

Todas essas Práticas em conjunto com a Terapia Bioenergética melhoram nosso estado emocional e equilibram a nossa energia.

Exercícios Bioenergéticos

Aprenda, neste vídeo, 3 exercícios básicos da Terapia Bioenergética ensinados pela terapeuta Manuela Gomes, do Portal Darma.

Observe as reações de seu corpo e perceberá como está a sua energia:

Uma atitude que faz a diferença no caminho do autoconhecimento e equilíbrio é a auto-observação, quando estamos atentos à nós mesmos, percebemos reações que sinalizam desequilíbrios e repressão de energia. Por isso o saber é tão importante nesse processo, pois podemos empregá-lo em nossa cura!

Talvez te interesse ler também:

BIOENERGÉTICA – BENEFÍCIOS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS

COMO OS ARQUÉTIPOS DE JUNG PODEM CONTRIBUIR PARA O NOSSO AUTOCONHECIMENTO?

10 CONSELHOS SUPER FOFOS PARA AJUDAR UMA PESSOA TRISTE




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...