Câncer: o teste universal que individualiza a presença de qualquer tipo de tumor


O câncer é uma doença que tem formas diferentes e que pode afetar vários órgãos e tecidos do corpo. Muitas vezes, identificá-lo cedo é difícil porque os sintomas aparecem apenas em estágios avançados. Um novo teste poderia, no entanto, identificar a presença do câncer com antecedência e trazer enormes benefícios à saúde.

De acordo com um grupo de pesquisa australiano (da Universidade de Queensland), que viu os resultados preliminares deste estudo publicado na revista Nature, um teste universal poderia ser a chave para a identificação precoce do câncer. Este seria um sistema muito simples para identificar qualquer tipo de câncer através de uma amostra de sangue ou tecido.

O que o teste procura são traços específicos presentes no DNA circulante livre (cfDNA) que estariam sempre presentes na maioria dos tumores. É, portanto, uma questão de ir em busca de marcadores tumorais dentro do DNA, partindo do pressuposto de que as células cancerosas também morrem e se desintegram, deixando vestígios de sua presença no organismo que deve ser descartado, por exemplo no sangue, mas também em outros tecidos.

O desafio, no entanto, era sobretudo descobrir algo em que as células cancerosas de diferentes tipos tivessem em comum, ou seja, entre os diversos tipos de câncer. O estudo permitiu encontrar agrupamentos particulares de moléculas que estariam sempre ligados ao câncer. Ao inseri-los em uma solução especial, os pesquisadores puderam ver que o DNA dessas células tendia a se agruparem e se ligarem a moléculas de ouro.

cancer figura

Graças a um papel de tornassol que muda de cor, eles foram capazes de avaliar os casos em que o DNA levou à presença de câncer. O experimento foi conduzido em 200 amostras de tecido relacionadas a células saudáveis ​​ou tumorais. Em 90% dos casos, o teste identificou corretamente a presença de câncer.

É claro que esta é uma pesquisa em fase experimental e o teste ainda deve ser estudado da melhor maneira possível para verificar sua completa confiabilidade, talvez até melhorando o percentual de resultados positivos.

Parece, no entanto, que esses pesquisadores estão realmente no caminho certo para diagnosticar o câncer de forma rápida e fácil. No entanto, é importante sublinhar que este teste nunca será capaz de dizer onde está e quão grave é o tumor, por isso todos os outros sistemas de diagnóstico mais detalhados ainda estarão operacionais.

Talvez te interesse ler também:

ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

OS 20 PRIMEIROS SINAIS DE QUE VOCÊ PODE TER CÂNCER DE MAMA

O CONSUMO DE CARNE PROVOCA CÂNCER: O ALERTA CHOCANTE VEM DA OMS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...