O segredo para combater a insônia: escrever uma lista de coisas a fazer


Índice

Você sofre de insônia ou tem dificuldade para cair no sono? Aqui está um truque simples que te ajudará a adormecer: escreva uma lista de “coisas para fazer”.

Apesar desta dica parecer contraditória, na verdade, segundo um novo estudo feito pela Baylor University e publicado na revista Journal of Experimental Psychology, compilar uma lista de atividades a ser feitas no dia seguinte, pode ajudar as pessoas a dormirem mais rápido.

O estudo

Os participantes, 57 estudantes universitários, foram divididos em 2 grupos: um grupo teve que passar 5 minutos escrevendo as tarefas do dia seguinte antes de dormir. O outro grupo, em vez disso, teve que compilar uma lista das tarefas realizadas no dia que estava terminando.

“Há duas escolas de pensamento sobre isso”, explica o autor Michael K. Scullin. “Uma delas é que escrever sobre o futuro levaria a uma maior preocupação com as tarefas inacabadas e atrasaria o sono, enquanto o diário sobre as atividades concluídas não deveria desencadear preocupações”.

“A hipótese alternativa é que escrever uma lista de tarefas ‘descarregaria’ esses pensamentos e reduziria as preocupações”, diz o pesquisador.

Os alunos foram informados de que podiam ir pra cama às 22:30 e foram mantidos no laboratório, em um ambiente controlado, sem dispositivos tecnológicos. Simplesmente luz apagada e…nana.

“A maioria das pessoas revisa as coisas para fazer em sua mente, então queríamos entender se o ato de escrevê-las poderia contrariar as dificuldades noturnas em adormecer”.

“Nós recrutamos jovens jovens saudáveis ​​e, portanto, não sabemos se nossos achados serviriam para pacientes com insônia, embora algumas atividades de escrita tenham sido previamente sugeridas como benéficas a esses pacientes”.

Os resultados

Os participantes que escreveram a lista de tarefas a fazer acabaram caindo no sono significativamente mais rapidamente do que aqueles que fizeram a lista das coisas já feitas.

Quanto mais especificamente os participantes escreveram sua lista de tarefas, mais rápido eles adormeceram, enquanto a tendência inversa foi observada nos participantes que escreveram sobre as atividades concluídas.

E assim foi, ainda que agora esses resultados devam ser confirmados por uma pesquisa com uma amostra maior.

Em caso de dúvida, a tentativa não prejudica. Se você tiver dificuldade em adormecer e sofre de insônia, para facilitar o adormecimento, tente escrever uma lista de tarefas muito específicas durante 5 min antes de dormir, em vez de registrar as atividades concluídas.

E…bons sonhos!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...