Smile Mirror: o espelho que só funciona à quem sorri


Um espelho hi-tech, de alta tecnologia, que promete ajudar os pacientes de câncer a sorrirem. Um método diferente para levantar o astral aqueles que passam pela difícil batalha de ter de enfrentar um tumor.

Dado que a risoterapia funciona, e que sorrir faz bem ainda que o sorriso seja falso, por que não usar a terapia do riso como tratamento?

Esta é a ideia básica de Berk Ilhan, designer que em Nova York inventa coisas para “transformar em positividade as experiências desagradáveis” da vida.

O smile-mirror ou o “espelho do sorriso” não é mais do que um dispositivo plug-in muito semelhante a um tablet com um espelho, uma câmera integrada e um software de reconhecimento facial para indicar quando um indivíduo sorri.

A tecnologia de reconhecimento facial, na prática, capta a expressão do rosto e induz a superfície do espelho a mudar quando o sorriso é detectado.

Pode ser pendurado na parede ou colocado sobre uma mesa e é um objeto concebido principalmente para pessoas que sofrem de câncer, para as quais, de acordo com Berk, é preciso sempre empregar a “terapia do bom-humor”.

Todos nós sabemos que um simples sorriso pode ser de grande ajuda no processo de cura, o sorriso e o bom-humor aumentam a nossa defesa imunológica, fazem bem à saúde e ajudam a curar mais rápido.

Depois de presenciar a luta de um de seus parentes contra o câncer no calvário das terapias tradicionais, Berk Ilhan decidiu concentrar seu trabalho principalmente em produtos que possam dar uma sacudida de alegria nas horas mais difíceis de nossas vidas.

“Nossas expressões faciais afetam a forma como nos sentimos”, diz Ilhan. Se forçarmos nossos músculos faciais a sorrir, nosso cérebro pensa que algo bom aconteceu e, como resultado, [sente-se] feliz “.

O designer passou dois anos planejando e desenvolvendo o espelho com a única ideia de que sorrir, mesmo quando forçadamente, faz com que a gente realmente se sinta melhor.

Quando estudava na Escola de Artes Visuais de Nova York e consultava oncologistas e pacientes de câncer, uma coisa ficou clara para o designer: o sorriso aumenta a funcionalidade do sistema imunológico e torna a vida melhor. Além disso, há muitas pesquisas cientificas que revelaram que sorrir é uma verdadeira “terapia do bom-humor”.

“Eu aprendi que o humor e o apoio social são fatores muito importantes, que podem mudar a experiência da doença de forma positiva”, conclui Berk Ilhan.

Ilhan está atualmente produzindo o espelho em quantidades limitadas pelos preços de US$ 2.000 / $3.000, mas logo lançará uma campanha no Kickstarter com a qual ele espera arrecadar fundos suficientes para poder baixar o preço a US$ 500 e poder doar estes espelhos para hospitais.

Que tal?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...