Engravidar está difícil? O que fazer neste caso?


É, parece que nos tempos modernos está mais difícil engravidar. Mas, mesmo assim, 85% dos casais o conseguem durante o primeiro ano de tentativas. Então, o que acontece?

Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), em 85% das vezes a gravidez ocorre sem problemas no prazo de até um ano. Se demora mais do que esse tempo, então já está no outro lado da estatística e, sim, pode haver algum problema que precise de ajuda clínica para se resolver.

Quais fatores influenciam nas possibilidades de engravidar?

1. Idade – sim, idade. Neste caso há influência da idade da mulher (após os 35 anos a quantidade de óvulos viáveis se reduz drasticamente) e da idade do homem (que com o avanço da idade tem reduzido o número de espermatozoides suficientemente aptos, fragmentação do DNA do espermatozoide e alterações genéticas do sêmen).

Entre os 35 e os 39 anos a fertilidade feminina se reduz em 25%. Mas, esse fator não afeta em caso de “reserva de óvulos viáveis” pois o útero não envelhece na mesma rapidez.

2. Distúrbios ovulatórios, endometriose, aderência pélvica e anomalias da tuba uterina, útero invertido e qualquer tipo de alteração hormonal são fatores clínicos que dificultam a fertilidade feminina.

3. Nos homens, a fertilidade é reduzida por ocorrência de infecções, DSTs, varicocele, tabagismo, alcoolismo, excesso de peso, diabetes e condições ambientais impróprias, dentre outras.

Engravidar é sempre “coisa de casal”

Deu para perceber que, dos 3 grupos de motivos acima vocês sempre podem fazer alguma coisa positiva, não?

Mas, uma ação é muito importante: se vocês estão tentando formar família, engravidar, e não conseguem após um ano de tentativas sérias, independentemente da idades que tenham, o mais correto é que ambos procurem um médico especialista em problemas de concepção.

Sim, ambos, claro!

Já se foi o tempo em que “tudo era coisa de mulher” mesmo porque engravidar é sempre “coisa de casal” – como diz no site Fecondare: “Há casos de infertilidade conjugal que precisam ser observados. Muitos dos problemas podem ser resolvidos por meio dos tratamentos existentes para infertilidade. Converse com o médico a respeito”.

Outros fatores “ambientais” e de atitudes que dificultam a concepção

Estresse? Pois é, uma vida estressada e estressante pode ser um fator decisivo para a frustrante impossibilidade de se engravidar – isso porque o estresse provoca alterações hormonais tanto nas mulheres quanto nos homens, o que pode impedir de acontecer a sonhada concepção ou de a gravidez seguir adiante.

Ansiedade e pensamento fixo também podem ser fatores psicológicos que dificultam a concepção. Você já ouviu falar em casais que não consguiam engravidar e conseguiram após adotarem um filho? São coisas que a medicina pode não explicar, mas sim a psicologia.

Tratamentos que ajudam a engravidar

Os tratamentos para casos de infertilidade são diversos e, o primeiro passo é definir o que causa a impossibilidade de engravidar.

Somente em casos muito raros é que não existe nenhuma possibilidade e, mesmo nesses casos, se você quer mesmo criar um filho que possa chamar de seu, há inúmeras crianças esperando por adoção, certo?

E, no caso de você pretender engravidar bem mais tarde, uma recomendação médica é de que se faça reserva de óvulos válidos por congelamento. Bem, essa possibilidade só existe em clínicas particulares mas, claro, se é a sua opção, consulte um médico para esclarecer bem a questão.

Leia mais sobre gravidez:

1ª SEMANA DE GRAVIDEZ: OS SINTOMAS E O QUE FAZER

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ → SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA?

SAIBA TUDO SOBRE GRAVIDEZ EM IDADE AVANÇADA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...