DIA MUNDIAL DA AUDIÇÃO. Um teste para descobrir a idade dos teus ouvidos


Distúrbios da audição: o quanto influenciam na nossa vida social? Muito mais do que você imagina, se considerar que os problemas – congênitos ou adquiridos – ligados a este sentido, afeta 360 milhões de pessoas em todo o mundo e que metade dos casos poderiam ser evitados.

São estes os dados fornecidos para o International Ear Day Care, o Dia Mundial da Saúde Auditiva, que é celebrado todos os anos no dia 3 de março. Em ocasião desta data, a Organização Mundial da Saúde aponta que cerca de 32 milhões de crianças têm transtornos da audição.

Milhões de défices, em suma, que, se ignorados, podem ter um grande impacto sobre o nível social, mas também do ponto de vista econômico.

Em crianças, é de se deduzir que a audição é fundamental para aprender a falar e que as dificuldades podem reduzir a capacidade de atenção e concentração na escola e nos estudos, e causar dificuldade na leitura e na compreensão, o que poderá ser levado para a idade adulta.

Problemas auditivos, causas

dia mundial audição 1

De acordo com dados da OMS, os motivos que podem causar perda auditiva são muitas:

* 40% da perda auditiva é devida a causas genéticas, que são favorecidas por fenômenos como o casamento entre parentes (consanguíneos)

* 31% é causado por infecções, como o sarampo, a caxumba, a rubéola e a meningite

* 17% é devido a complicações no nascimento

* 4% depende do uso de medicamentos, por mulheres grávidas ou crianças, perigosos para a audição.

Além disso, o ruído pode ser devastador e a OMS apontou o dedo especialmente para a música ouvida em alto volume através de headphones.

De acordo com pesquisas, cerca de 1,1 milhão de adolescentes e jovens adultos estão em risco de desenvolver uma perda auditiva apenas por causa de escuta insegura de música com auscultadores e pela “exposição a níveis de ruído prejudiciais em eventos e locais de entretenimento”, tais como discotecas e estádios.

Quanto mais alto for o volume, mais rapidamente aparecerão os problemas de perda de audição. O tempo de escuta considerado seguro variam de acordo com os decibéis:

8 horas a 85 decibéis (o ruído do habitáculo de um carro),

2 horas e meia para 90dB (o ruído do metrô),

47 minutos para 95dB,

15 minutos para 100dB (o ruído del um trem em trânsito),

4 minutos a 105dB (um leitor de MP3 com o volume no máximo),

28 segundos a 115 dB (um concerto de rock) e

9 segundos para 120 dB (uma sirene).

Quantos anos têm os seus ouvidos?

Descubra fazendo o teste abaixo. Use fones de ouvido e com este simpático vídeo, você irá saber mais ou menos como as células nervosas presentes do ouvido foram mais ou menos danificados com a idade.

Aqui abaixo um outro teste. Deixe o volume do vídeo agradável e comprare a audição do narrador com as frequências ouvidas.

Em todo o caso, interessante, mas se desconfiar de não estar ouvindo bem, procure um médico. Cuide-se!

Leia mais sobre saúde e bem-estar:

VOCÊ É SUPER SENSÍVEL AO BARULHO? VOCÊ PODE SER UM GÊNIO!

OS OUVIDOS ENVELHECEM: APRENDA COMO CUIDAR DELES

EPILEPSIA: SINTOMAS, CAUSAS E O QUE FAZER EM CASO DE CRISE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...