Cárie: por que uma ótima higiene bucal não é suficiente para evitá-la?


Você já conheceu alguém que tenha dito que gosta de ir ao dentista? Aposto que não. Primeiro, porque, geralmente, as pessoas vão ao dentista quando já estão com uma cárie que causa dor e, segundo, porque as ferramentas odontológicas e o ruído que elas geram não são nada agradáveis.

E infelizmente, nem as pessoas cuidadosas com a higiene bucal estão livres de terem cáries. E outras, mais relaxadas com a escovação, parecem ter dentes de ferro. Mas por quê será?

Cientistas descobriram a razão, aparentemente ilógica, disso. As cáries ocorrem não apenas pela presença de bactérias na superfície do dente, mas também pela resistência do esmalte, formado pela mineralização de proteínas específicas.

Um complexo genético, responsável por formar o esmalte dos dentes, foi descoberto por investigadores da Universidade de Zurique a partir de camundongos com mutações diferenciadas de proteína do esmalte relacionada à via de controle celular alterada, que é uma das formas de as células se comunicarem na ativação de certos genes.

Tal via é fundamental para o embrião se desenvolver, mas também para o câncer e malformações físicas.

No curso da pesquisa, os cientistas identificaram mutações nas proteínas de ratos com defeitos nos dentes. Isso fez com que os pesquisadores pudessem relacionar o caso com o desenvolvimento do esmalte dentário.

Segundo a pesquisa, as cáries são formadas não apenas por bactérias, mas dependem, também, da resistência dos dentes. Se uma pessoa tem um dente cujo esmalte tenha algum defeito genético, mesmo com uma boa higiene bucal, ela pode ter cárie.

Os cientistas esperam, agora, desenvolver novas formas de proteção contra as cáries, segundo informou o UOL

Higienização continua sendo fundamental

A descoberta não quer dizer que você tenha que parar de cuidar dos seus dentes. Pelo contrário, se você é propenso a ter cáries, talvez seja porque o seu esmalte seja menos resistente. Logo, você deve manter os cuidados de sempre.

Para aqueles que têm o esmalte dental resistente, não significa que a escovação seja desnecessária. Como a cárie também é causada pela presença de bactérias, a escovação é fundamental para manter os dentes sempre livres delas.

Especialmente indicado para você:

ÓLEO DE COCO: EXTRAORDINÁRIOS USOS E BENEFÍCIOS PARA A IMUNIDADE E MUITO MAIS

O CHOCOLATE PREVINE A FORMAÇÃO DE PLACAS E A CÁRIE DENTÁRIA

DENTES: MUITO OU POUCO FLÚOR NA ÁGUA FAZ MAL




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...