Raspar a língua é uma técnica detox Ayurveda. Veja 10 benefícios


Nós, ocidentais, não temos esse costume de raspar a língua. Sim, escovamos os dentes, e até a língua mas, daí a raspá-la é outra coisa.

É muito importante que você entenda o porquê é necessário raspar a língua diariamente. Fique sabendo.

Bem, segundos os praticantes da Ayurveda e da Ioga, em nossas línguas se concentram resíduos diversos – fungos, bactérias e toxinas, junto com as células mortas e restos de tantas coisas, até de emoções.

E isso acontece porque, quando dormimos nosso sistema digestivo continua “meio que” trabalhando e removendo os excessos do diatoxinas e resíduos do que ingerimos no jantar.

Se não rasparmos a superfície da língua, cedinho e em jejum, esses resíduos que lá se acumulam serão reabsorvidos pelo nosso organismo, entrando em um ciclo fechado de “excreta – reabsorve” que só vai nos prejudicar.

A raspagem da superfície da língua vai melhorar vários fatores na nossa vida diária e, o principal deles é o processo digestivo.

Segundo a Ayurveda, a digestão é a base da nossa saúde e esta começa na boca. Se temos a língua “cheia de células mortas e outros que tais” a nossa capacidade de identificar os sabores ficará alterada, reduzindo a eficácia do processo digestivo.

A raspagem da língua também ativa a produção de saliva e aumenta o fogo digestivo do corpo – “agni” – ajudando a digestão, durante o dia todo.

Como raspar a língua

Você pode usar algumas ferramentas feitas especialmente para a raspagem da língua (prefira as de aço inoxidável por serem mais inócuas e limpas, e por não criarem resíduos)

Mas você também pode improvisar usando uma colher de sopa virada ao contrário.

Aprenda a fazer essa limpeza, torne-a um hábito diário e usufrua dos seus benefícios que são inúmeros:

10 motivos para raspar a língua todos os dias

Combate o mau hálito

Remover resíduos, bactérias e fungos da sua língua vai clarificar seu hálito, como é de se esperar. Afinal, o mau hálito vem de substâncias mortas, em putrefação, geradas pelos esses resíduos de que falamos aqui.

Desintoxica o corpo

Faça sua raspagem de língua diariamente, antes de escovar os dentes e, observe como seu corpo vai responder. A desintoxicação do corpo se fará sentir na pele, e não só.

Língua limpa é cor-de-rosa

Você vai notar que, em poucos dias de prática de raspagem da língua, a coloração desta vai mudar, ficar muito mais bonita, perder aquela cor esbranquiçada e feia. É a saúde chegando.

Paladar novo

Em pouco tempo você vai perceber que “começou a sentir gostos que antes nem se lembrava” – sim, a língua limpa aumenta a capacidade das papilas gustativas em sentir o paladar dos alimentos.

Dentes e gengivas saudáveis

Toda a boca vai se beneficiar da raspagem da língua pois, deixará de existir na sua cavidade bucal, um nicho contaminador e destruidor da saúde.

Placas dentárias, cáries e problemas de gengiva são resultado do acúmulo de bactérias sobre a língua – raspando-a, deixando-a limpa, esses problemas tenderão a desaparecer.

Massagem dos órgãos internos

Pela raspagem da língua, segundo a Ayurveda, também massageamos nossos órgãos internos e, esse fato, aumenta a nossa saúde.

diagnostico lingua

O sistema imunológico melhora sua função

A língua, talvez você não saiba, é a primeira parte do nosso sistema imunológico e a sua limpeza frequente melhora as suas funções protetoras.

Facilita a digestão

A digestão é um processo que começa na boca, com a mastigação e mistura dos alimentos triturados com enzimas salivares.

Uma língua limpa e uma boca saudável são fundamentais para que este processo seja bem feito e para que, portanto, nós possamos absorver todos os nutrientes de que necessitamos.

Menos catarro, adeus sinusite

A raspagem da língua também reduz problemas como sinusite e acumulação de catarro nasal.

Neste caso, junto com o processo de raspagem da língua, faça também a limpeza da cavidade nasal e dos sinos da face com água e sal.

Purificando corpo e mente

Na ioga, a raspagem da língua faz parte das técnicas de purificação – “kriyas” – junto com outras como a limpeza do intestino e dos seios nasais.

Essas técnicas, quando usadas rotineiramente, trazem benefícios tanto para o corpo como para a mente, fortalecendo a caminhada espiritual de quem as pratica.

Talvez te interesse ler também:

O QUE A LÍNGUA DIZ SOBRE O NOSSO ESTADO DE SAÚDE

LÍNGUA, ESPELHO DA SAÚDE: UM NOVO TESTE DETECTA 14 DOENÇAS

Fonte foto capa: bamzum.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...