Câncer de tireoide: causas, sintomas e por quê é mais comum em mulheres


Embora seja classificado como incomum, projeções revelam que o câncer de tireoide pode ter uma incidência maior do que o câncer de mama nos próximos anos. Mais frequente em mulheres do que em homens. Suas causas precisas ainda são incertas, mas podem estar relacionadas a fatores genéticos, hormonais ou à radiação. Veremos mais sobre o que câncer de tireoide: o que é, causas e principais sintomas.

O que é câncer de tireoide

O câncer de tireoide é diagnosticado quando se percebe a formação de células anormais na tireoide, glândula que serve para regular as atividades do organismo e manter o pleno funcionamento de todas as funções. É importante que não haja confusão quanto a hipertireoidismo ou hipotireoidismo, dois quadros distintos relacionados ao mau gerenciamento de hormônios pela glândula tireoide. Assim, o câncer só será caracterizado quando as células estranhas forem notadas em desenvolvimento.

Leia também: HIPERTIREOIDISMO VS HIPOTIREOIDISMO: SINTOMAS E DOENÇAS DIFERENTES. VEJA AQUI!

Causas do câncer de tireoide

Não há um consenso médico ou científico preciso a respeito das causas do câncer de tireoide. Sabe-se até então que diversos fatores podem influenciar ou aumentar as chances de seu desenvolvimento. Geralmente, o câncer de tireoide é mais frequente em mulheres do que em homens, especulando-se uma possível associação hormonal para desencadeamento do quadro.

É comum também que fatores genéticos influenciem fortemente nas causas deste tipo de câncer. De acordo com a oncologista Ludmila Koch do Hospital Albert Einstein em São Paulo, uma média de 5 a 10% dos casos deste tipo de câncer estão relacionados ao histórico familiar, uma vez que podem ser oriundos da Neoplasia Endócrina Múltipla, síndrome que se abate sobre determinados organismos.

É sabido também que sua incidência é mais frequente em adultos com mais de 40 anos ou cuja glândula da tireoide tenha sido exposta à radiação de alguma forma. Isso não significa que uma radiografia dentária, como muitos acreditam, pode ser causadora de câncer de tireoide.

Os sintomas do câncer de tireoide

Em sua maioria, os sintomas do câncer de tireoide abrangerão o pescoço, garganta e outras partes próximas da glândula que se encontra logo abaixo do “pomo de adão”. Dentre os sintomas mais comuns estão:

• Rouquidão persistente na voz

• Dor ou dificuldade para engolir

• Dor no pescoço e no ouvido

• Presença de inchaço ou nódulo na região. Sendo este o sintoma mais recorrente

• Dificuldade de respirar

• Tosse frequente que não esteja relacionada a gripes ou resfriados

Há casos em que o câncer de tireoide não apresentará sintoma algum. Por isso é sempre necessário estar em dia com a visita ao médico ou profissional de saúde para exames de rotina.

Diagnóstico e tratamento do câncer de tireoide

Somente um médico ou profissional de saúde poderá determinar com clareza a existência ou não do câncer de tireoide. Frequentemente serão solicitados exames por imagem, pois mesmo que o nódulo não seja palpável isso não significa a sua inexistência.

Dependendo do desenvolvimento do câncer, o profissional de saúde poderá recomendar diferentes tipos de tratamentos. Normalmente, é possível realizar o tratamento através da ingestão de formas de iodo, quimioterapia, radiação ou através de cirurgia. Ressaltando que é o médico quem definirá o melhor tratamento junto ao paciente.

Quanto mais cedo for diagnosticado, mais rápido e eficaz será o tratamento. Quando é percebido rapidamente, a expectativa de vida sobe drasticamente. Portanto, novamente ressalta-se a importância de constante orientação de um profissional de saúde.

Quando de acordo com o médico, o paciente também pode complementar a cura com tratamentos naturais. Hoje em dia, muitas pessoas procuram complementação de tratamento com a medicina energética, terapia de aminoácidos, ioga ou mesmo a medicina chinesa.

Orientações gerais sobre câncer de tireoide

Não há forma pontual de prevenir o câncer de tireoide, uma vez que pode ser desencadeado tanto por fatores genéticos como hormonais. No entanto, como se sabe que pode ser desencadeado por radiação, é orientado fortemente que exposições a substâncias radioativas sejam evitadas.

Além disso, uma alimentação saudável e natural é fonte confiável de saúde, por isso se deve preferir legumes, frutas e vegetais no lugar de alimentos industrializados nocivos para o corpo todo. Por fim, faça visitas regulares ao médico ou profissional de saúde e peça sempre por exames complementares.

Especialmente indicado para você:

COMO TRATAR A TIREOIDE COM ALIMENTOS NATURAIS

TIREÓIDE DE HASHIMOTO: AS RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS

POLÊMICAS SOBRE A MAMOGRAFIA: ELAS SÃO REALMENTE NECESSÁRIAS E EFICIENTES?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...