Conheça os 6 tipos de obesidade e seus tratamentos


Em uma tentativa de encontrar melhores tratamentos para um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, pesquisadores da University of Sheffield classificaram 6 tipos de obesidade através de um estudo com mais de 4 mil participantes. Em cada tipo de obesidade foram encontrados fatores de causa comuns, mas também o que se pode fazer para tratar.

Maior problema de saúde pública

Todos os que foram examinados na pesquisa apresentavam IMC (Índice de Massa Corporal) maior do que 30, estágio considerado obesidade. A média de idade dos participantes era de 56 anos e eram em sua maioria formados por mulheres (58%).

Fonte cálculo IMC

Os 6 tipos de obesidade (conforme veremos adiante) representam, segundo os pesquisadores, todos os tipos de obesidade. Cada tipo é desencadeado por um fator específico que pode ser tratado e eliminado.

tipos de obesidade

Fonte foto

1. Obesidade Alimentar

A obesidade alimentar é causada justamente quando há excesso de ingestão de água e alimentos. Muito frequentemente, apresenta formação de gordura corporal superior, abrangendo a barriga e o peitoral. Como é causada por alta quantidade de alimentos que são ingeridos, sua solução foca-se no oposto: a redução da quantidade de alimentos que serão comidos por dia. É importante também que sejam praticados no mínimo 30 minutos de exercícios diariamente para que o corpo consiga se livrar dos quilos extras.

2. Obesidade do estômago nervoso

Normalmente, este tipo de obesidade está relacionado a problemas de estresse e ansiedade. Estes dois quadros comportamentais influenciam fortemente no modo que o organismo encara a necessidade de ingestão de alimentos, gerando o acúmulo de gordura na região do abdômen. Também é comum que este tipo de obesidade seja ocasionado pela alta ingestão de doces e alimentos da categoria “junk food”. Para solucionar a obesidade causada por estômago nervoso é recomendado que se pratique pelo menos 30 minutos de exercícios por dia (caminhada, bicicleta, etc.).Também é recomendada a prática de ioga para incrementar a calma e eliminar o estresse e a ansiedade.

Leia mais: GORDURA ACUMULADA NA BARRIGA PODE SER DEVIDA AO ESTRESSE

3. Obesidade de glúten

A obesidade de glúten ocorre nas mulheres quando há desequilíbrio hormonal, por isso é comum que se abata sobre adolescentes ou em mulheres na fase da menopausa. Para tratar este tipo de obesidade, recomenda-se primeiramente a eliminação de hábitos nocivos como o tabagismo e o alcoolismo. Além disso, é orientado que se faça exercícios físicos regularmente e que se evite permanecer sentada na mesma posição por muito tempo.

4. Obesidade metabólica aterogênica

Neste tipo de obesidade é constatado um tamanho expressivo do estômago, como se ocasionado por grande acúmulo de gorduras. Além da necessidade de orientação médica para seu tratamento, o paciente pode optar por um estilo de vida mais saudável, praticando pelo menos 30 minutos de exercícios por dia e cessando o hábito de fumar ou de beber álcool. Aconselha-se também que doces sejam evitados.

5. Obesidade venosa

A obesidade venosa é uma consequência justamente de deformidades circulatórias em veias hiper propagadas, por isso é comum que ocorra durante a gestação. Assim como os outros tipos de obesidade, a melhor maneira de tratar a obesidade venosa é através da realização de exercícios físicos. Exercícios que trabalham as pernas, tal qual a bicicleta ergométrica, podem ser muito úteis em sua eliminação.

6. Obesidade oriunda da inatividade

A obesidade oriunda da inatividade ocorre muito frequentemente em pessoas que praticavam exercícios físicos e já não praticam mais. Isso acontece porque o organismo se acostuma com altas quantidades de nutrientes para alimentar a massa muscular e encara então como excesso quando os exercícios são descontinuados, causando obesidade. Normalmente, diminuir a ingestão de alimentos por alguns dias ajudará a eliminar a gordura extra. Além disso, pode-se praticar exercícios aeróbicos como a bicicleta ergométrica ou a corrida.

Especialmente indicado para você:

OMS FAZ ALERTA SOBRE OBESIDADE INFANTIL

BRASIL TEM 20% DE OBESOS EM SUA POPULAÇÃO

OBESIDADE: O CÉREBRO ENVELHECE ANTES, SE VOCÊ ESTIVER COM SOBREPESO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...