É possível prevenir a oesteoporose?


Você sabe o que é a osteoporose? Vamos saber o que é essa doença, quais os seus tratamentos e como evitá-la.

Muita gente acha que doenças comuns na velhice não podem ser prevenidas. Uma delas é a osteoporose. Mas existe, sim, formas de preveni-la e uma delas é através de alimentos de fonte vegetal ricos em cálcio.

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da quantidade de osso, que compromete a resistência óssea e aumenta, portanto, o risco de fraturas. O osso é formado, externamente, por uma parte mais compacta e por uma parte mais interna que é porosa. Com o passar do tempo, o osso vai ficando com mais poros e frágil.

A coordenadora da Comissão de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Rosa Maria Rodrigues Pereira, explicou à EBC que os casos mais graves de fratura ocorrem nos ossos do quadril, em geral, causada por uma queda. “Toda vez que o paciente tem uma fratura no quadril, ele acaba tendo que fazer uma cirurgia ou colocar uma prótese”, alerta.

Prevenção

Se na sua família há casos de osteoporose, você tem mais chances de ter a doença. A osteoporose deve ser prevenida na infância e na adolescência. É importante lembrar que a infância é o período de maior produção óssea. Por isso, nessa fase, é muito importante ingerir cálcio, ter contato com o sol e praticar atividade física, porque, mesmo se ocorrer perda óssea na velhice, ela não será tão significativa. Para as mulheres os riscos de perda óssea é maior a partir da menopausa.

osteoporosis estagios

Sol

A vitamina D é fundamental para os ossos. Ela é sintetizada pela pele via exposição solar. Na fase adulta, essa assimilação é menor, mas pode ser compensada em gotas ou comprimidos de vitamina D. Toda a pele humana, quando sofre exposição ao sol, sintetiza a vitamina D. Os fatores que levam à menor ou maior síntese são: pessoas de pele clara sintetizam mais, enquanto as pessoas de pele escura sintetizam menos; o protetor solar evita que a pele sintetize a vitamina D, além da queda da assimilação durante a fase adulta.

Atividade física

Exercício físico também contribuiu para fortalecer os ossos. Pesquisadores da Universidade de Loughborough fizeram um teste entre pessoas de 65 e 80 anos, durante um ano, que consistia em um programa de exercícios de pular com uma perna. Eles descobriram que houve aumento na massa óssea de até 7%. Os benefícios têm-se centrado em áreas em que os ossos foram diluídos e em risco de ruptura.

Alimentação

A alimentação é outro fator que combate a osteoporose. Pesquisas têm demonstrado que a semente de abóbora é eficaz na prevenção da doença porque contém ômega 3 e zinco. As sementes de chia, linho e sésamo também são recomendadas devido ao seu alto teor de cálcio.

Agora você já sabe como prevenir toda a família, desde os mais pequenos até os mais idosos, da osteoporose.

Especialmente indicado para você:

PULAR 2 MINUTOS POR DIA REFORÇA OS OSSOS E REDUZ OS RISCOS DE FRATURAS

VITAMINA D: PORQUÊ É IMPORTANTE PARA CRIANÇAS E BEBÊS

10 ALIMENTOS QUE É MELHOR NÃO COMPRAR




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...