Nunca se automedique: anti-inflamatórios são um perigo!


Quantas vezes já ouvimos que não devemos nos automedicar e ignoramos esse conselho? Pois saiba que é verdade o perigo da automedicação, e o farmacêutico Jairo Sotero explicou para a EBC os riscos do uso indiscriminado de anti-inflamatórios, um dos medicamentos mais usados no país.

Os anti-inflamatórios são os medicamentos mais consumidos pela população, muitas vezes sem prescrição médica, já que são vendidos livremente. Sotero alerta que são medicamentos perigosos, se forem usados sem acompanhamento médico. Os danos causados pelos anti-inflamatórios à saúde de pacientes que usam outros medicamentos devem-se à interação medicamentosa, que pode trazer efeitos adversos e colaterais prejudiciais a esses pacientes. Além disso, podem ser desenvolvidos outros problemas prejudiciais a saúde do paciente e, até mesmo, levá-lo à morte. Os pacientes que correm mais riscos são os que têm ou tiveram úlcera, diabetes, trombose e problemas pulmonares.

A infecção é causada por um micro-organismo, como fungos e bactérias. Algumas delas podem causar um processo inflamatório. Acontece que o paciente toma um anti-inflamatório e mascara a infecção, já que os antibióticos não são vendidos sem receita médica, como muitos anti-inflamatórios. É muito grave essa substituição de uma medicamento por outro, pois não a infecção não é tratada, podendo agravar o problema. Por isso, a busca por um profissional para diagnosticar a causa é fundamental.

Os anti-inflamatórios podem apresentar diversas formas farmacêuticas, logo é importante saber qual deve ser usado. O usuário, naturalmente, não sabe a composição desses produtos e nem as diferenças entre as formas farmacêuticas, que podem ser drágeas, comprimidos, emulsões, entre outras, que têm usos e efeitos distintos para um tratamento.

É muito comum algumas pessoas com alergia fazerem uso de anti-inflamatórios, mas eles podem apresentar muitos riscos, dentre eles, o de fechamento da glote, levando-as à asfixia.

Há alguns anti-inflamatórios que são proibidos em pacientes que tenham certas viroses, como a dengue. Toda farmácia deve ter um farmacêutico de plantão. Então, se você tiver qualquer dúvida, procure o profissional para explicar sobre os medicamentos que você precisa usar.

Lembre-se: automedicação é um perigo real.

Especialmente indicado para você:

PARACETAMOL TIRA A DOR MAS TIRA TAMBÉM O PRAZER, A ALEGRIA

SAIBA QUAIS SÃO OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO PARA A SAÚDE

SUPLEMENTOS ALIMENTARES PODEM FAZER MAL? É PROIBIDA A AUTOMEDICAÇÃO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...