Cistite: quais alimentos preferir e quais evitar


Dá para prevenir ou combater a cistite através da alimentação? Quais seriam os alimentos a preferir e quais a evitar?

Existem dietas recomendadas para combater e prevenir a infecção do trato urinário, especialmente se o problema for reincidente, ou seja, que vai e que vem.

Recomenda-se em geral, uma dieta rica em água e líquidos, em alimentos frescos, como frutas e verduras, evitando a ingestão de açúcares e outras substâncias que tendam a aumentar a inflamação.

Alimentos a preferir em caso de cistite

acqua di mirtilli

Líquidos

Recomenda-se em primeiro lugar aumentar a ingestão de líquido, talvez de maneira devagar, de golinho em golinho para não sobrecarregar os rins. Desta forma as bactérias que estão causando o problema podem ser mais facilmente expelidas através da urina. Chás diuréticos de ervas, chá verde, águas aromatizadas com frutas também são ótimas opções para quem não gosta muito de água.

Leia também: 10 RECEITAS DE ÁGUA AROMATIZADA

Frutas, especialmente mirtilos

Toda e qualquer fruta é sempre recomendável, mas especialmente os mirtilos têm-se mostrado excelentes aliados do organismo na luta contra a cistite. Estes pequenos frutos têm uma grande ação anti-inflamatória, e, são particularmente ideais contra a inflamação no trato urinário, pois evitam que as bactérias se fixem às paredes da mucosa, impedindo-as de se reproduzirem.

Vegetais de todos os tipos

Até mesmo os vegetais são particularmente recomendados em casos de cistite especialmente aqueles ricos em água como o pepino, a acelga, o aipo e as cenouras. Também é muito importante comê-los crus o quanto possível ou escolher métodos de cozimento mais leves, como o vapor.

Grãos integrais

Quase sempre, e especialmente quando se sofre de cistite, é recomendável preferir o consumo de grãos integrais. Os alimentos refinados, como o macarrão, o pão, feitos de farinha de trigo branca, por exemplo, ajudam a aumentar a inflamação no corpo.

Leia também: TRIGO CONTÉM SUBSTÂNCIAS TÃO NOCIVAS QUANTO ALGUMAS DROGAS

Alimentos probióticos

No caso de cistite pode ser de grande ajuda também ingerir alimentos probióticos que podem ajudar os intestinos a reforçar suas funções e desta forma portanto, melhorar o sistema imunológico. Não só iogurte, mas também alimentos fermentados, como o kefir e o misô, são recomendados.

Alimentos a se evitar em caso de cistite

buletproof

Café e álcool

Substâncias muito estimulantes, como café e álcool, são particularmente desaconselhadas em caso de cistite, uma vez que contribuem para inflamar o trato urinário já atingido por uma infecção bacteriana. Então evite, o tanto quanto possível, estas bebidas, pelo menos nas fases agudas da doença.

Chocolates e doces

Infelizmente, o chocolate também é um alimento que contribui para irritar e inflamar. Portanto, evite-o aos primeiros sintomas da cistite. Os açúcares simples e os carboidratos refinados também podem agravar os sintomas da cistite porque as bactérias e os fungos são também gostam dessas substâncias. Evite doces, pão branco, massas, etc.

Queijos, carnes e outros alimentos ricos em gordura

Queijo e alimentos com alto teor de gordura são de difícil digestão e não são recomendados, não apenas nos casos de cistite, mas a cada vez que o corpo estiver lutando contra algum problema.

Especiarias quentes

Pimentas devem ser evitadas quando se sofre de cistite, porque podem aumentar a sensação de ardor e o grau de inflamação do trato urinário.

Talvez te interesse ler também:

BANHOS DE ERVAS: TERAPÊUTICOS E PRÁTICOS PARA O DIA A DIA

TODOS OS BENEFÍCIOS DA AMADA MELANCIA

O QUE AS FEZES DIZEM SOBRE O NOSSO ESTADO DE SAÚDE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...