Mononucleose: tem cura? Sim. Todos os remedios caseiros


Você já ouviu falar na “doença do beijo“?

Parece estranha a expressão, já que beijo é associado com tanta coisa boa…

Mas essa enfermidade, popularmente conhecida como doença do beijo, é a mononucleose, uma infecção viral transmitida pela saliva (daí a relação com o beijo). Ela transmitida quando a pessoa infectada tosse ou espirra, respingando gotículas com o vírus. Ela também pode ser transmitida pelo beijo ou pelo uso compartilhado de utensílios, como talheres e copos.

O pediatra Bruno Amaral explica que para haver contágio é necessário um contato mais íntimo. “Só o compartilhamento de utensílios não é suficiente para transmitir a doença. O vírus tem uma infectividade baixa”. Somente 10% das pessoas que estão em contato com alguém infectado são contaminadas.

Outra característica do vírus, o Epstein-Barr (EBV), é que, por ele se associar ao material genético das células dos seres humanos, pode sobreviver no indivíduo até o final da sua vida.

O pediatra ainda diz que nem sempre a pessoa infectada desenvolve os sintomas clássicos da doença, como a faringoamigdalite, febre e linfonodos aumentados. “De 15 a 25 anos é onde a gente mais vê a doença, mas não é onde a gente mais tem a infecção”, compara.

Às vezes a doença demora a se manifestar, porque o período de incubação do vírus varia de 30 a 45 dias, o que dificulta o diagnóstico de quando a doença começou.

A doença é diagnostica através de uma análise sanguínea, porque a pessoa infectada tem quantidades anormais de linfócitos com apenas um núcleo.

Sintomas da mononucleose

Os sintomas mais comuns da mononucleose são:

• Fadiga

• Sensação geral de mal-estar

• Dor de garganta

• Inflamação de garganta que não melhora com o uso de antibióticos

• Febre alta, que dura cerca de 10 dias

• Inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço e axilas

• Amígdalas inchadas

• Dor de cabeça

• Erupção cutânea

• Baço suavemente inchado

• Dor muscular

• Falta de apetite

Sintomas como febre e dor de garganta geralmente costumam diminuir em algumas semanas. No entanto, outros sintomas, como fadiga, aumento dos gânglios linfáticos e baço inchado, podem persistir por mais tempo.

Remédios naturais para mononucleose

círculo verde Misture ½ colher de chá de sal ou bicarbonato de sódio em um copo de água morna e faça gargarejos várias vezes ao dia para aliviar a dor de garganta.

Leia também: BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

círculo verde Tome uma colher de sopa de própolis de abelha ao dia para reforçar o sistema imunológico.

círculo verde Despeje em um copo de água que está fervendo 1 colher de sopa de flores de sabugueiro. Cubra e deixe esfriar um pouco. Tome uma xícara de chá dessa infusão ainda quente para febre.

círculo verde Ferva por 5 minutos 1 xícara de água contendo duas colheres d sopa de milefólio. Retire do fogo e deixe esfriar. Tome um copo desse chá para reduzir a febre.

Talvez te interesse ler também:

DOENÇA CELÍACA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

HERPES ZOSTER – TEM CURA? SIM. TODOS OS TRATAMENTOS

HERPES GENITAL TEM CURA? SIM! TODOS OS TRATAMENTOS

HERPES LABIAL: O QUE É, QUAIS SÃO OS SINTOMAS E COMO SE PROTEGER

Fonte: saudedicas




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...